No começo o pessoal tinha que se acostumar com a idéia de fazer ROMhacks de Super Mario World usando as músicas originais do game. Certo dia alguém ficou com tanto nojo que criou um método pra inserir novas músicas que ficou mais prático com o passar dos anos. Quem ouve agora nem acreditaria que seria possível alcançar uma qualidade enorme quando tudo que existia em 2005 era AM4. Se liga só no que você vai precisar:
- A ferramenta AddmusicK.
- A ferramenta SPC700 Player.
- Alguma música de sua preferência.
- Uma ROM de Super Mario World (expandida em 2MB) na extensão [.smc].
Um pouco sobre o básico:
Toda música que você baixar sempre será um arquivo compactado com um arquivo de texto (é a música em si), um arquivo [.spc] e se possível alguns arquivos [.brr] (extensão dos instrumentos). Todo arquivo de texto vai pra pasta music enquanto todo instrumento novo (chamado de samples) vai pra pasta sample da ferramenta.
Toda vez que você cria e insere uma música a ferramenta gera um arquivo especial que possibilita ouvir em outra ferramenta chamada SPC700 Player (daí o nome, cabeção). Esse arquivo é só pra ouvir o que você vai inserir então não precisa colocar na pasta SPC do AddmusicK.
Inserindo uma música manualmente (BAT):
Abra o arquivo [Addmusic_list.txt] e você encontrará uma lista organizada em Global songs e Local songs. Se a sua música vai substituir uma música original da ROM e ela se encontra na sub-pasta original da ferramenta, escolha a primeira opção. Se você quer adicionar uma música nova para a lista escolha a segunda opção.
Quando você insere uma música nova a ferramenta vai precisar alocar em um slot vazio.
Tanto o AddmusicK como o Lunar Magic identificam as músicas pelo ID bank usado.
Para adicionar uma música nesse método crie uma nova linha logo abaixo da última música inserida e escreva o ID + [nome_da_musica.txt]. Faça isso para todas, sem excessão. Quando terminar salve o arquivo, feche e execute o arquivo [AddmusicK.exe]. Digite o nome da ROM que se encontra na pasta raíz da ferramenta e pronto! Fácil, não é?
Inserindo uma música automaticamente (GUI):
Antes de tudo, execute o arquivo AMKGUI.exe na pasta da ferramenta.
Para adicionar uma música nova você vai ter que clicar em alguma faixa da Local Songs e então no botão Add new song. Uma nova janela irá aparecer solicitando um dos arquivos da pasta music. Conforme você adiciona mais músicas uma lista será formada e a ordem das músicas pode ser alterada clicando nos botões de setas verticais.
Caso queira substituir alguma faixa já inserida, clique em Change selected song.
Agora se quiser remover a faixa selecionada clique em Remove selected song.
Quando tudo estiver pronto basta clicar em Run para injetar as músicas novas em sua ROMhack. Se tudo der certo uma nova janela irá abrir dizendo que foi um sucesso e a lista das faixas inseridas.
Escolhendo a música no Lunar Magic:
Chegou a hora da verdade.
Abra a sua ROMhack no Lunar Magic e selecione o ícone da Noteblock de uma fase aleatória ou até mesmo da fase que você queira trocar a música. Clique em Bypass the music header setting e encontre a música na lista. Caso queira incrementar o tempo da fase (se 400 não é o suficiente) basta clicar em Bypass the time limit header setting. Tome cuidado ao colocar valores altos demais caso seu projeto esteja usando sistema de pontuação (vai explodir).
O dilema da Insert Size:
Dizem que tamanho não é documento mas aqui faz toda a diferença. Toda vez que você insere uma música em sua ROMhack vai consumir espaço que poderia ser usado pra fazer mais fases ou inserir blocos/gráficos. O pessoal chama isso de Insert Size. Quanto maior for o Insert Size de uma música mais espaço irá "comer" do seu projeto.
Se 0x0000 bytes - 0x0500 bytes = não pesa quase nada, dá pra inserir várias. Exemplo
Se 0x0700 bytes - 0x0F00 bytes = pesa um pouco, melhor usar com moderação. Exemplo
Se esse valor ultrapassar a faixa dos 0x1000 bytes, então a música é ultra pesada. Exemplo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça do seu recado. A sua voz é importante para nós!
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.