Nekotako: Princess From The Moon


Eu sempre amei gatos. Considerava um animal místico e bobinho, que (sem ofensa) incomoda menos que cachorro. Eu tive apenas um cachorro na minha vida e ele foi especial para mim... descanse em paz, meu guerreiro Adonis. Só depois de adulto fui capaz de cuidar de gatinhos e jamais voltei a vida de cachorro. Só quem tem um gato pra entender a sensação boa de ser escravo de uma entidade cósmica felina. E se você está se perguntando: não, não sou submisso. Cai fora.

Hoje não vou fazer uma resenha de outro mod de Super Mario World (dá igual chuchu na feira por aqui, pode acreditar). Entretanto quero e vou fazer a resenha de um jogo especial para mim, produzido e lançado recentemente para o Super Nintendo. Agradecimento especial ao brasileiro da SNESforever que conseguiu preservar uma cópia de um jogo japonês que agora não tenho certeza se ainda está a venda. Com vocês, a princesa da lua!

Mario? Que Mario?

O game de hoje foi produzido e lançado oficialmente em 2019 no japão pela PA Games. Formado por uma equipe de três pessoas o grupo trouxe um mundo uma nova experiência para o que o pessoal que preserva jogos antigos chama de Aftermarket*. A história do jogo é muito simples: nossa protagonista é um polvo lunar chamada Tako em busca de sua comida predileta: peixes. Porém após visitar a Terra os gatos acabaram roubando todos seus peixes. Agora é sua responsabilidade ajudar a princesa lunar á recuperar sua comida. Á propósito: Tako significa polvo em japonês.

Ao contrário que muita gente diz na internet a nossa heroína não é uma "cabeça decepada", mesmo sabendo que... ela parece uma (e caminha com o cabelo?). A razão pela qual ela adore tanto peixes seja porque ela possui um pouco dos felinos em si, rivalizando sua comida com outros gatos. Vendo por um lado isso explica porque o nome do jogo é literalmente "polvo gato". Mas se isso for realmente verdade só um dos desenvolvedores poderá confirmar.

*Todo jogo produzido e lançado sem o consentimento da empresa responsável pelo console. O povo chama de Homebrew mas infelizmente esse termo carrega uma reputação tão ruim quanto hacks.


Pois bem. Os controles são agradáveis e simples de usar, algo perfeito pra quem deseja um desafio que respeite o jogador. B pula, Y impulso, direcionais movimentam a personagem e X ativa o poder especial da caixa reserva. Nada tão complicado (pra você ver como nem o L/R tem função por aqui). O segredo da jogabilidade se encontra na interação da personagem com a física do jogo, que parece dançar suavemente feito uma folha de cerejeira caindo em Abril.

Ao todo são cinco áreas com quatro estágios cada. Após o terceiro estágio do primeiro mundo o jogo introduz o sistema de loja administrado por uma amiga (eu acho que é amiga) da mesma espécie. A loirinha vende poderes especiais bem caros pra ajudar a nossa heroína em seu objetivo, variando de um ímã de peixes até um relógio que congela o tempo. Até porque todo jogo japonês que se preze precisa ter uma referência á TOUHOU... que possui uma referência á JOJO.

Mario com inveja.

Como dito anteriormente são ao todo 20 fases que passam bem rápido quando o jogador está se divertindo. A pimpolha cabeçuda inicia o desafio saindo de sua nave, com o objetivo de localizar os gatos presentes (pois eles estão com o peixe na boca). Para tirar um peixe de um gato é preciso dar uma cabeçada usando o botão do impulso. Após a coleta um ícone de um peixe azul vai surgir na HUD. Caso um gato bravo te acerte Tako vai recoar deixando cair pra bem longe todos os peixes que ela coletou. Por isso o jogo dá um bônus por coletar peixes em sequencia.

Após coletar todos os peixes um barulho vai soar indicando que Tako já pode retornar em segurança pra sua nave charmosa. Pelo caminho novas moedas irão surgir e cabe o jogador escolher se pega ou não. No começo é mais fácil mas perto do fim do jogo é preciso efetuar algumas manobras radicais. Ao final de cada fase um contador maneiro (como no exemplo acima) irá surgir indicando a sua pontuação. É importante destacar que Tako vai perder um terço de suas moedas á cada Game Over... algo similar com o que temos em jogos modernos do bigodudo.

Se tem algo que me deixou impressionado foi a qualidade da programação. Quem trabalhou na física e nos controles calibrou de certa maneira profissional que eu diria que o sujeito já está acostumado á fazer isso. É sério! São poucos os jogos lançados na época do Super Nintendo que garantiam uma experiência menos trancada e bem mais suave. Se existe uma razão para o jogo ser comercial pode ter certeza que a jogabilidade é uma de suas melhores qualidades.


Para a minha surpresa a dificuldade é balanceada e não tem pressa pra ficar difícil. De fato ela realmente fica insuportável durante a batalha final no modo profissional (já irei comentar sobre) mas pra quem zerou Megaman X2 isso não é nada (não foi meu caso). Surge um "mundo" novo então surge uma nova mecânica local á ser explorada. Por exemplo: a segunda área possui espinhos que te matam instantaneamente enquanto a quarta possui plataformas que desaparecem conforme o tempo. Pelo jeito o jogo da Crapcom influenciou os desenvolvedores bem mais do que imaginamos.

E então é na última área do jogo que Tako enfrenta o chefão: uma nave espacial com gatinhos carismaticamente agressivos. Assim como todo chefe importante aqui o bicho também possui três phases, isto é, três "deixa eu tentar outra coisa contra você". De primeira Tako precisa acertar o gato no topo da nave pra causar dano, mas é durante as próximas tentativas que a coisa fica feia. Primeiro eles usam um raio laser gigante... depois apelam disparando plasmas (com cara de gato), desta vez agindo como se fosse uma Bullet Bill da franquia Mario Bros.


Pro Mode
Apenas para profissionais... ou gente que ama gatos.

Caso o jogador seja muito bom ao ponto de ostentar bastante moedas uma mensagem especial irá surgir no fim do jogo. A mensagem é basicamente uma sequencia secreta para acionar o menu secreto para aqueles que já concluiriam o jogo uma vez. Se você for alguém sem paciência e já quer experimentar logo então pressione ⬆X⬇BLYRA. No momento em que o jogador consegue inserir o código o menu principal ficará diferente, abrindo estas funções:
- Normal mode: Inicia o jogo normalmente.
- Pro Mode: Inicia o jogo com uma dificuldade elevada.
- Sound Test: Dá pra ouvir a trilha sonora inteira por aqui.

De primeira não é possível perceber as mudanças no modo profissional. Claro, tem um PRO escrito no HUD pra mostrar que a coisa é séria mas o jogador quer algo mais... apelativo. Nesse momento ele percebe que os gatos com raiva agora matam a protagonista como se fosse nada. Ainda é possível dar cabeçada nos gatinhos mas não ouse baixar a guarda. O chefão é o mesmo mas os projéteis mudam de cor, indicando que vão perseguir Tako. Se você quer o final bom prepare-se pra sofrer pois é aqui que sua poupança vai pro lixo. Momento chatinho do game.

Antes que você me pergunte: o final não muda.
O que é uma pena porque o chefão não é mole não.

Caso não tenha ficado claro são 3 screenshots unidas na horizontal.

Agora se o jogador estiver cansado de tudo isso ele pode conferir a opção do menu em que ele poderá ouvir a OST do jogo. Diga-se de passagem que além dos gráficos é um ponto forte do jogo. Uma mistura suave de Jazz e Pop ou qualquer coisa que transmita a energia carismática do joguinho. O sistema também possui uma interface animada que se comparando com jogos licenciados é de escorrer uma lágrima. Mas é isso: o fator replay acaba por aqui mesmo.

Diga-se de passagem que este jogo é, teoricamente, raro (pelo menos a sua mídia física). Assim como TOUHOU o jogo de hoje foi produzido sem apoio de terceiros e comercializado exclusivamente no Japão. Isso significa que se você quisesse comprar este jogo teria que visitar certa edição da Comiket em 2019 ou esperar uma alma caridosa compartilhar o dump da ROM na internet para que gente como eu e você pudesse jogar. Eu até tentei importar quando tive a chance mas agora tudo que me resta são os canalhas revendendo na Ebay por um rim. Mercado Livre tem concorrência pelo jeito.

Desenvolvedor: PAgames
Ilustrador (caixa): Yomoi

Bye!

Pontos Positivos:
+ Muito fofo.
+ Experiência breve e divertida.
+ Gatinhos.

Pontos Negativos:
- Experiência simples demais.

Sugestões:
* Poderia ter um mundo especial. :(.

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Dificuldade:                      
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Gráficos:                           
Jogabilidade:                    
Trilha Sonora:                  
Criatividade:                    
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Nota final:         
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Existe uma combinação melhor do que gatos e animação japonesa?
Diversão para toda a família.

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