Como injetar ASM na sua hack de Super Mario World

Houve uma época que fazer uma hack vanilla cheia de gráficos e músicas novas era algo interessante... até chegar um tal de Carol e lançar Brutal Mario na mesa. Não só o pessoal arregalou os olhos como perceberam que dava pra ir além do que o jogo permitia e assim alguns doidos da comunidade investiram tempo livre para dar vida á novas idéias.

E assim nasceu a primeira onda de blocos, sprites, patches e logo depois surgiu códigos específicos para Uberasm (veremos isso outro dia). Hoje vamos deixar tudo de lado pra aprender algo que já se tornou conhecimento comum na comunidade: injetar ASM (mais conhecido como aplicar patch).
Jogador do flamengo Pet

O que é patch?
Patch é um termo usado pra se referir a um arquivo de código externo que reescreve ou adiciona coisas novas ao código original da ROM de Super Mario World. Geralmente a comunidade se refere tanto ao mod da sua hack em formato [.bps] como idéias malucas feitas por outros membros na extensão [.asm].

Como inserir ASM em seu projeto?
Tudo que você precisa fazer é baixar e extrair o executável da ferramenta ASAR dentro de uma pasta. Nesta mesma pasta você irá colocar os arquivos em [.asm] que deseja testar e a sua ROM de Super Mario World editada (precisa estar expandida em 2MB). Se tudo der certo ficará similar á isso aqui:

Tutorial básico de ASAR, como inserir patches em sua romhack de Super Mario World

Basicamente tudo que você precisa fazer agora é executar a ferramenta ASAR, digitar primeiro [nome_do_patch.asm] e em seguida o [nome_da_rom.smc]. Seguindo o exemplo anterior ficaria igual á imagem á seguir:

Asar 1.71

Como injetar vários ASM de uma vez?
Este método é do arquivo em lote [.bat] e é bem mais prático do que o anterior.
Vamos supor que você possui 10 arquivos pra injetar na sua ROM mas não tem tempo ou energia suficiente pra inserir um de cada vez. Nesse método ele insere tudo automaticamente, bem rápido.

Faça uma cópia de um patch aleatório (só queremos a extensão) e delete todo o conteúdo.
Antes de salvar o arquivo você vai fazer uma nova lista seguindo essa regra:
Asar.exe [nome_do_patch.asm] + [nome_da_rom.smc]

Asar 1.71 Alcaro bat method

Clique em Salvar Como e salve com a extensão [.bat] (precisa trocar a opção pra conseguir ver todos tipos de documentos). Pronto! Agora para injetar todo esse ASM basta dar dois cliques fantásticos no [MULTI.bat].

Fique ligado!
- Na dúvida teste sempre novos arquivos em uma cobaia.
- É obrigatório que os arquivos [.asm] estejam na mesma pasta do ASAR.
- Teste arquivos individualmente antes de ir para o modo automático.
- Se o patch não foi injetado via [.bat] tente injetar individualmente.

0 comentários: