240p Test Suite - A homebrew que calibra a sua TV

Como calibrar a sua televisão com 240p Test Suite
Você já deve ter visitado alguma vez um desses grupos nada secretos de gente como eu e você que tiram fotos das próprias televisões de tubo (as famosas CRT). Volta e meia você se depara com algo no entanto curioso: alguém compartilha uma televisão com essa grade bizarra aqui. O que o pessoal não imagina é que essa grade pertence a uma homebrew chamada 240 Test Suite. Não sabe do que estou falando? Siga-me os bons!

O que é uma homebrew?
Diferente das hacks (precisam da existência de uma ROM para serem criadas) as homebrews são feitas do zero. Algumas querem demonstrar o poder do console, outras apenas compartilham novas experiências como jogos completos não licenciados. Curiosamente esse termo foi usado faz décadas pra representar ROMs experimentais com qualidade duvidosa já que na época quem fazia estava aprendendo (e era imaturo).

Um pouco sobre o SNES Test Program:
Teoricamente se você disponibiliza um serviço ou um programa você tem que oferecer um tipo de suporte pro consumidor (mesmo para aqueles que ignoram o manual). Então existia uma ROM americana usada por funcionários da Nintendo pra testar se o console estava bem ou se era apenas o controle. Na época apenas funcionários poderiam ter acesso á essa fita mas com o avanço da internet você encontra facilmente por aí.
SNES Test Program Super Nintendo teste
"Meu pai trabalha na Nintendo"

Sobre o 240p Test Suite:
Então certo dia um cidadão muito legal chamado Artemio Urbina sentou a bunda na cadeira e programou um dos mais importantes (até então desconhecidos) programas para retro-gaming. Essa homebrew é capaz de calibrar não só a sua televisão CRT através de testes específicos (que variam de tons de cinza até geometria do tubão) mas componentes específicos de consoles (tipo as Maracas do Dreamcast). Os consoles com suporte são:
- Super Nintendo
- Sega Genesis/ Mega Drive
- Sega CD/ Mega CD
- Neo Geo MVS
- Neo Geo CD
- Dreamcast
- Sega 32x
- Nintendo Wii
- PC Engine
- Nintendo Gamecube

Caraca! O cara não está de brincadeira não.
Você pode baixar todas as versões visitando a página oficial bem AQUI.

vídeo produzido pelo canal My Life In Gaming

Como eu testo no Super Nintendo?
Em primeiro lugar você precisa ter um Everdrive (de acordo com o console suportado) pra enfiar a ROM e fazer o serviço na sua TV tubão predileta. Cada uma das funções possuem um objetivo específico (como podem ver no vídeo anterior) só que a magia acontece no controle remoto da sua TV. Os testes mais simples podem ser calibrados pelo menu (saturação, nitidez, brilho) porém existem os mais hardcores que precisam que você acesse o menu de serviço da TV.

O que é um Everdrive?
Everdrive é um cartucho manufaturado pelo ucraniano Krikzz e que anos depois foi (supostamente) clonado e vendido em massa pela china conhecido como 900 em 1. Basicamente é um cartucho comum de videogame porém é possível jogar qualquer jogo através de um suporte de cartão SD acoplado na placa desse cartucho. Você baixa a ROM, soca no cartão de memória do Everdrive e joga normalmente como se o cartucho original estivesse ali. Legal, não é?

Nesse caso aqui estamos lidando com o SUPER Everdrive (Super Nintendo, saca?).
Qualquer sexta-feira eu compartilho uma matéria sobre.
FXPAK pro Super Nintendo flashcart super everdrive
Na esquerda, o cartucho original que pode ser comprado AQUI.
Na direita, o "negócio da china" que dá pro gasto.

Mas onde fica esse menu de serviço?
Até então todas televisões de tubo possuem um menu de serviço que, 10-20 anos atrás só o pessoal que arrumava essas TV sabiam. Cada modelo precisava de um método secreto pra acessar as configurações de fábrica que, por exemplo, exigiam que a pessoa pressionasse certos botões do controle por alguns segundos... era uma lambança satânica. 
Neste menu de serviço você ajusta pontos vitais, como por exemplo:
- A posição horizontal e vertical da imagem.
- A intensidade que o tubo queima a imagem.
- A taxa de nitidez nativa da imagem.
- Etc...

Só que aí mora o perigo. Se até profissionais cometem erros, imagine o estrago que um curioso não faria brincando com os pontos vitais de uma televisão? Por isso fica a dica: só faça esse procedimento se você estiver assumindo o risco de explodir o seu tubão. De qualquer forma encontrei um vídeo bem informativo em uma língua parecida com a nossa (espanhol) pra te ajudar na prática como tudo isso funciona. Saca só:

vídeo produzido pelo canal X9

Caso você tenha coragem pra fazer tudo isso tenha em mente que essa calibração não é rotina como tomar banho. Você pode testar seu SNES todos os dias se quiser mas calibrar uma televisão é coisa de sei lá... uma vez por ano. É um procedimento importante? Sim, mas você precisa tomar cuidado pra não ficar paranoico ao ponto de ter um AVC caso a televisão fique com a imagem feia só pra descobrir que o problema estava no cabo de vídeo.

0 comentários: