Muitos gostam do Mario, principalmente os pais da criançada que confiam em um herói que se veste de vermelho (imagine se vestir de vermelho e não fazer sacanagem). Mas ao longo dos anos o protagonismo sem graça desencadeou o charme de quem não brilha(va) tanto oficialmente. Luigi que antes era apenas um tapa-buraco se tornou querido por muitos. A dupla dinâmica Wario e Waluigi encantaram outros, mas... enquanto ás princesinhas? Já imaginou alguma delas protagonizando a própria aventura? Quem te viu, quem te vê!
O mod de hoje foi feito por BlueSheep123. Ironicamente esta é a segunda hack feita pelo sujeito porém mesmo sabendo que a resenha do seu primeiro projeto está planejada pra ser publicada neste mês acabei por definir esta uma prioridade. E sabem por que? Porque acreditem se quiser a hack de hoje saiu do forno quentinha, sendo lançada ontem mesmo pela tarde. Mas sem papinho furado vamos ao que interessa e ver realmente se "nem tudo são flores".
Faz tempos que não falo essa frase...
Poxa, que saudades.
XD Big Bro tem artrite em 2024! XD
A história do jogo é quase irrelevante mas essencial pra engatar a aventura. Certo dia o arrombado do Tatanga retornou para Sarasa Land, capturando Luigi. Como o Mario não estava lá SUPER no dia Daisy resolveu arregaçar as mangas e ir ela mesma atrás do seu príncipe encantado. Sim! É uma premissa idêntica aquele jogo da Peach de Nintendo DS só que desta vez quem está quebrando a zona é uma personagem adorada por muita gente. Como podem ver existem algumas cutscenes mas que apenas surgem em momentos cruciais. Se você odeia ler então se deu bem, parceiro.
Um dos pontos que mais gostei por aqui foram os mapas. As bordas não foram editadas drasticamente já que a mágica acontece dentro do quadrado. Os gráficos são uma mistura do clássico e o moderno. Não apenas isso mas os gráficos possuem animações novas acompanhados de um set vibrante de cores, só pra combinar com a qualidade das fases. Os nomes são criativos: alguns deles são trocadilhos idiotas enquanto outros são meras referências. Antes que você me pergunte por aqui não tem essa de salvar automaticamente mas é possível salvar caso supere cada uma dos 17 stages disponíveis.
Os gráficos são por sua vez maravilhosos. Se você é um daqueles que gostava de jogar as hacks do Underway simplesmente pela estética então vai se surpreender por aqui. Tudo é muito vibrante e colorido, ás vezes brilhante demais. É uma mistura doida de gráficos de Yoshi Island com gráficos originais, feitos por outros membros da comunidade. Veteranos vão perceber alguns cenários clássicos, como por exemplo as margaridas de Cho Aniki (Toad World, se lembram?). Até mesmo o gráfico da protagonista foi feito sob medida. Que pena que meu website destruiu os gradientes... de novo.
A trilha sonora é de uma qualidade impressionante. Boa parte das músicas foram selecionadas á dedo pelo autor, acredito que seja para criar uma vibe de mixtape (cada fase possui a própria música que ás vezes nem combina). Pode não parecer importante mas uma das minhas prediletas é a adição do clássico remix do Castlevania*, música que alguns odeiam mas eu adoro demais. Infelizmente o autor não trocou os SFX mas não culpem ele porque realmente trocar os efeitos sonoros é chato demais.
*Eu não consegui achar na SMWCentral, mas quando achar eu deixo o link.
Antigamente os projetos tradicionais envolviam aventuras longas e cronometradas, com poucas novidades que surgiam com o passar dos anos. Era comum jogar um projeto com fases extremamente longas com abuso de inimigos ao som de Touhou ou enfrentar um chefe com hitbox cheia de bugs. Mas nada disso acontece por aqui, meus amigos. O polimento é real, diria que chega ser um crime um projeto desses ser de graça (mas regra é regra). O foco do projeto na verdade é dar enfase na variedade de obstáculos. Diria que esse é o New Cool da comunidade, só pensam nisso agora.
Diferente de outras hacks por aqui não existe esse lance de entrar em castelos. No momento em que o jogador entra na fase do chefão já cai diretamente na arena, no quebra-pau mesmo. Foram poucos os jogos de Super Nintendo que fizeram isso já que na época o legal era copiar o que deu certo no Super Mario World. Mas em geral os chefes são bobinhos, improvável que alguém perca inúmeras vidas enfrentando algum deles. Excepto é claro Fry Guy e Tatanga, os últimos chefes da hack. Sendo assim são dois chefes fáceis, um mediano e um difícil.
Bom, vamos lá. É preciso deixar bem claro que o objetivo do projeto não é contar uma história como se fazia antigamente, e sim, testar a habilidade motora dos seus jogadores. Isso acontece porque desta vez o autor procurou mirar em algo mais hardcore, mas ao mesmo tempo receptível. Graças a popularidade de hacks como JUMP surgiu uma nova onda de projetos tradicionais inspirados em uma dificuldade mais absurda. A história se repete por aqui, entretanto a sua apresentação é bem mais adaptativa do que as outras. Mas existe um pequeno problema: o sistema de vidas vai punir quem não é tão bom assim.
Para reforçar a minha observação vale lembrar que o jogo não possui tempo. Você pode ficar o quanto quiser dentro das fases contando que não perca uma vida. Porém as fases mais desafiadoras exigem que o jogador não só memorize o que é preciso fazer em sequência como espera que ele não vá gastar tudo em uma sentada. Das 17 fases apenas 5 são desgastantes mas a pior delas é FOREST FIRE FRENZY com uma sessão de inúmeras salas, praticamente uma Gauntlet. Vai ser preciso mais do que sorte pra aguentar tudo isso, pode apostar.
É um projeto bem curto, mas difícil. Difícil não seria a melhor palavra, mas desafiador. Boa parte dos desafios são justos e cabe o jogador não se afobar para passar. Aqueles que tiverem cabeça feita vão zerar em questão de uma hora. Não é fácil, mas continua sendo algo divertido. Alguns vão dizer que é repetitivo. Outros vão afirmar que os obstáculos não são originais, mas pra mim é tudo uma questão de preferências. Ainda acho que poderia haver um New Game+ envolvendo o sistema de vidas, deixando assim a protagonista imortal pra quem for jogar pela primeira vez.
Eu recomendo este projeto para quem deseja ver a energética Daisy estrelando cada vez mais aventuras. Claro, se você for um daqueles que prefere ignorar um enredo e partir pra ação vai adorar a dificuldade exposta por aqui. Os obstáculos são criativos e o final é gratificante. Se você consome Kaizo diariamente vale a pena relaxar um pouco jogando a hack de hoje. Os mais tradicionais vão sofrer bastante, mas a dor faz parte da brincadeira. Falando nisso... cadê o meu chicote?
Como eles conseguiram um avião do nada?
Pontos Positivos:
+ Aventura estrelada pela Daisy.
+ Gráficos e OST maravilhosas.
+ Ponte interessante entre o tradicional e algo mais hardcore.
Pontos Negativos:
- Picos de dificuldade podem desanimar alguns jogadores.
Sugestões:
* Sistema de vidas poderia ser um desafio opcional.
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Dificuldade: ★★★★☆
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Gráficos: ★★★★☆
Jogabilidade: ★★★★☆
Trilha Sonora: ★★★☆☆
Criatividade: ★★★☆☆
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Nota final: ★★★★★★★☆☆☆
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Download: SMWcentral.net
Toc, Toc! Quem é? Daisy. Daisy quem? Daisy Me Rollin.
Entenderam? Ha ha... ok, tchau. :(
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