Houve um tempo em que se o cara quisesse jogar no Super Nintendo ele teria que ter comprado um. Só que nessa época nem todo mundo tinha dinheiro então o console já era caro e as fitas você ganhava de natal ou dos parentes (quando eles tinham vontade). Mas e se você queria jogar Sonic? Imagine pedir pra sua mãe comprar outro videogame só pra jogar outra franquia exclusiva. A maneira mais fácil era ter amigos com videogames diferentes do que o seu.
Mas aí chegou 2009, tempos de jogar Playstation 2 na casa dos primos enquanto esperava a ligação dos pais no seu Nokia 5220 XpressMusic. Eu não tinha grana na época, então visitar os amigos pra jogar uma novidade era coisa de outro mundo (eu não tinha internet em casa). Certo dia em uma tarde de verão lá estava eu esperando a minha vez quando um outro amigo meu trouxe um DVD chamado Super Coleção - 7.784 jogos. Minha cabeça explodiu.
O dilema de não ter internet em casa:
Não vou entrar em detalhes agora mas vou explicar como era o clima naquela época. Eu vivia em uma cidade do interior e ter internet em casa era luxo. Internet rápida era cara e só quem trabalhava com provedor é que estava por cima. Pra você conseguir um jogo novo de PS2 era preciso baixar e gravar você mesmo em casa (improvável) ou brincar com a sorte comprando no mercado cinza (famoso Camelô). Até hoje jamais encontrei um jogo original de PS2.
Para jogar esse tipo de mídia primeiro você tinha que comprar o videogame original (chamado de "bloqueado" na época) e tinha que ser no Uruguay porque na época o dóllar era barato e compensava mais atravessar a fronteira pra fazer a limpa nos Free Shops. Depois tinha que levar pra alguém de confiança pra ele abrir e enfiar o Matrix Infinity, um chip que burlava a segurança do console permitindo jogar mídias gravadas em casa em 4x com Nero. Bons tempos. :)
Reza a lenda que uns vinham até com mulher pelada!
A experiência com emuladores no PS2:
Qualquer coisa que funcionasse na época sem explodir estava ótimo. E isso não era culpa do Playstation 2, mas da qualidade do port do emulador. Tentar jogar alguma coisa de Sega Genesis era uma tortura sonora e jogos baseados em 8bits se saíam bem melhor. Mas na época ninguém queria saber de "Nintendinho", negócio era apelo visual. Portanto o nosso foco estava no SnesStation, o emulador de Super Nintendo.
A presença desse emulador foi tão importante e marcou tanta gente que não tem como perguntar pra alguém que tinha um Playstation2 se ele conhecia. Até mesmo quem não gostava de emulador tinha um DVD daqueles guardado, nem que seja pro irmão mais novo jogar. Eu acredito que toda essa nostalgia se dá graças ao fato que logo que você inicia surge um menu com créditos e uma música começa a tocar no fundo. Essa música se chamava Can't Stop Coming.
O emulador estava acompanhado de uma ROMset completa (ou quase completa, depende da versão que tu comprou) organizada por pastas em ordem alfabética. Todos os jogos que usavam chip especial se recusavam a funcionar (e quando funcionavam não duravam muito). Era possível criar e carregar um savestate, apesar que se você fosse bom nem precisava disso. Enquanto a qualidade gráfica estava (quase) intacta ás vezes o som dava umas engasgadas que obrigava a pessoa á desativar o som. Não era divertido quando isso acontecia, mas... era o que tinha na época.
Não foi uma experiência tão boa quanto jogar no próprio videogame mas como naquela época as pessoas estavam inovando tecnologicamente qualquer coisinha era novidade. Pra quem não entendia nada do assunto (tipo eu na época) tudo parecia coisa de outro mundo. Não me lembro de ter jogado tanto, só me lembro desse meu amigo enchendo o saco falando que Chrono Trigger era o melhor RPG do mundo só porque tinha arte do Akira Toriyama.
Esse é o sapo do Chrono Trigger hoje.
Se sente velho?
O legado:
No momento em que cheguei em casa tive uma surpresa: era possível jogar no computador sem precisar da mídia. Para o meu alívio, jogar no computador via Zsnes era 200% melhor do que jogar no Playstation2. E foi nesse momento que eu descobri o que diabos era um emulador. Jamais passou pela minha cabeça que seria possível jogar os meus games prediletos de Super Nintendo em um console que não fosse o próprio.
Hoje em dia a qualidade da emulação desse port é considerada péssima (a menos que a sua nostalgia seja mais forte que a realidade), até porque estamos falando de um emulador feito em 2004. Com o avanço do cenário homebrew pra Playstation2 é possível jogar atualizações do SnesStation via pendrive usando OPL (porém as atualizações não fazem milagre), apesar que existe até mesmo outros emuladores como SNESticle.
matéria produzida pelo canal HardLevel
Esse emulador é um saco:
Apesar do nome ser um trocadilho infame SNESticle não deixa á desejar. Funciona toda a biblioteca do Super Nintendo (e do NES) com exceção dos jogos que usam chips especiais (mas isso você já deve ter imaginado). Para você ter uma noção é possível jogar F-Zero e Top Gear 2 sem nenhuma falha no som ou lentidão. Algumas cenas que abusam de Mode7 (como aquela cena do Chrono Trigger) dão umas engasgadas mas não é como se o console fosse explodir.
Mas dá pra jogar Romhacks?
Estamos falando de um emulador que interpreta e adapta o código dentro de outro console. As chances da Romhack não funcionar no SNESticle são maiores porque o emulador não está preparado pra assimilar alterações do código que vão além do que se espera. É por esses e outros motivos que esses emuladores não possuem suporte para SA-1 ou SuperFX.
No caso das hacks de Super Mario World, os resultados foram decepcionantes. Se o projeto foi modificado ao ponto de parecer um jogo novo então ela tem menos chances de funcionar do que uma que apenas inseriu música e gráficos novos. Projetos antigos como Return to Dinossaur Land e Kaizo Mario funcionam como deveriam porque elas possuem apenas o básico modificado (fases, mapas, textos, etc). Se for assim melhor jogar no celular... sério!
Recuse imitações:
Hoje em dia é bem fácil de encontrar alguém tentando vender "atualizações" na internet com uma apresentação visual tão feia que parece ter sido feita pela mesma pessoa. Agora que internet é mais acessível que saneamento básico ficou mais fácil de resgatar essas memórias com a colaboração de pessoas legais que preservam jogos arquivando um backup da mídia no serviço de nuvem para a alegria dos interessados.
Você pode baixar a ISO original (arquivada por terceiros) clicando bem aqui!
Até mais, meus amigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça do seu recado. A sua voz é importante para nós!
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.