Mario - The Mystical Gem

Super Mario World ROMhack The Mystical Gem by Borges

Mario - The Mystical Gem é uma ROMhack original de Super Mario World produzida pelo brasileiro Mr. MS (carinhosamente chamado de Borges). Não só o sujeito manda ver nos mods de Terraria e GTA como também dá tudo de si no SMWhacking. Autor de Play To Win e Luigi's New Quest, Borges mais uma vez demonstra suas habilidades em uma nova aventura tradicional de 35 saídas, nem tão fácil e nem tão difícil.

A história do jogo é bem simples e ao contrário do original aqui não existe Princesa Peach pra ser resgatada, mas o que aconteceu foi que Bowser conseguiu a metade de uma esmeralda poderosa o suficiente pra causar o chaos. Agora o nosso herói de vermelho (e azul) vai ter que escapar da prisão do seu rival e iniciar uma aventura pra impedir que o pior aconteça. O jogo explica tudo isso através de uma cinemática na introdução do game.

Super Mario World ROMhack The Mystical Gem by Borges Download

A primeira coisa que nós percebemos ao jogar esse mod é que os visuais além de serem consistentes no jogo inteiro possuem uma ótima apresentação. Gráficos estilo cartoon, com uma paleta vibrante e cheia de vida. As fases seguem um uso consistente de gráficos pra cada ambiente possível (cavernas, gramados, montanhas, etc) e jamais possuem uma variante, apenas cores diferentes pra indicar um novo local. Direção similar usada em jogos dessa era (quando o espaço para Tiles era limitado) exigindo criatividade na hora de escolher as cores.

Um elemento visual que se destaca fortemente (além do próprio Mario) são os mapas. Apesar do mapa inicial não ser tão atraente, logo logo no segundo mundo o jogo demonstra um charme vibrante, misturando uma área florestal com uma praia. Se o gráfico inconsistente do jogo original deixava alguns jogadores roendo as unhas aqui eles ficam tranquilos, com um encanador charmoso que parece ter saído de alguma webcomic da internet.

Super Mario World ROMhack The Mystical Gem by Borges Download

Se você tem receio de entrar de cabeça no mundo louco das SMWhacks devido a dificuldade extrema de algumas, saiba que por aqui é bem tranquilo. The Mystical Gem possui uma direção bem mais tradicional de level design onde boa parte das fases seguem o mesmo propósito: vá até o final sem morrer e pegue as Dragon Coins se quiser. O tempero é que o autor introduziu algumas mecânicas de outros jogos em algumas fases para deixar a jogatina um pouco mais variada, como por exemplo o barril de Donkey Kong Country.

E se você está se perguntando... sim! Esse mod possui chefes novos pra enfrentar. Por aqui você vai enfrentar Lakitu, Kamek e aquela chama do Mario Bros 2. As batalhas são simples mas a velocidade deles pode causar ansiedade em alguns jogadores. O sistema de checkpoint é bem posicionado e o jogo dá powerup (até demais) para o jogador, aliviando a barra de quem só quer relaxar enquanto se distrai jogando alguma coisa. Para os exigentes de plantão: o jogo não apresentou nenhum problema durante meus testes usando Super Everdrive. Portanto, podem jogar sem medo na TV!

Super Mario World ROMhack The Mystical Gem by Borges Download

A trilha sonora por sua vez é bastante curiosa: ela causa um deja-vú no jogador. Isso acontece pois algumas músicas foram compostas pelo autor e outras são de outros jogos, entretanto com instrumentos diferentes. Por exemplo, o theme dos castelos é o mesmo de Super Mario Bros 3, só que os instrumentos não são do mesmo jogo. É como se fosse um remix, mas não é tão remix assim, mas continua sendo. Ao contrário de outras hacks, o volume das músicas aqui possuem todas o mesmo, causando um alívio aos jogadores.

De qualquer forma eu aprecio a criatividade do autor, que levemente se inspirou em Sonic (um vilão que precisa de uma esmeralda pra dominar o mundo?). Eu não vou contar como o jogo termina, mas vale muito a pena dar uma conferida e tudo mais. A pergunta que fica é: quando que o autor irá fazer The Mystical Gem 2
Por favor, não deixe seus fãs roendo as unhas. :)

Super Mario World ROMhack The Mystical Gem by Borges Download

Pontos Positivos:
+ Visuais coloridos e vibrantes
+ Trilha sonora cativante.
+ Algumas fases possuem mecânicas únicas bem divertidas.
+ Fases são curtas para compensar a dificuldade dos mundos finais.

Pontos Negativos:
- A nova câmera pode atrapalhar a jogatina
- A ausência de variação no level design pode desanimar o jogador.

Sugestões:
* Seria bacana dar poderes com menor frequência ao jogador.
* O barril da fase no céu poderia indicar melhor a direção.

----------------------------------------------
Dificuldade:                      
----------------------------------------------
Gráficos:                           
Jogabilidade:                    ☆☆
Trilha Sonora:                  ☆☆
Criatividade:                    ☆☆
----------------------------------------------
Nota final:         ☆☆
----------------------------------------------
Download: SMWCentral

Mario - The Mystical Gem não é a primeira ROMhack do autor, mas também não será a última. Foi uma experiência agradável mas tenho certeza que novatos do SMWhacking irão aproveitar a experiência com muito mais intensidade.
Parabéns, Borges, você merece.

0 comentários: