A Rushed Project

Super Mario World Romhack

Você alguma vez já teve um trabalho para fazer pra ontem mesmo mas só se lembrou na noite do domingo? E que esse trabalho era super importante e você entrou em desespero absoluto? Então a premissa do projeto que irei analisar hoje é quase a mesma coisa. O nosso querido Galactic Spear queria lançar alguma coisa na C3 de 2020, só que o cara não tinha nada em mente... foi nesse momento que ele ativou o modo ultra-instinto.

Pra quem não conhece a fera ele é o vencedor da segunda Kochobo Dourado (collab em desenvolvimento, lançamento previsto pra algum dia) e desenvolvedor da Waluigi Adventure, uma das poucas hacks de Super Mario World que lembrou da existência do Dick Vigarista da Nintendo. Curiosamente, essa análise também foi feita ás pressas (em 2 horas, que nem esta hack) então preparem-se pra análise mais rápida e bizarra até agora.


Como você já deveria ter imaginado a hack não tem absolutamente nenhuma história ou sequer sentido. Sonic está em uma aventura super meme, em busca de uma princesa que não existe que Wendy Koopa sequestrou. Como o ouriço mais ouriçado do planeta é rápido pra caramba então esse projeto é só mais um contratempo... bom, pelo menos não tem mais Eggman pra encher o saco do azulão. Falando nisso... poxa, cadê o Tails?

De uma maneira geral o projeto é curto e grosso, feito salame, mas que fica mole nas pontas por conta de detalhes fora do controle do autor. Fazer hacks não é nada fácil, imagine então fazer algo ás pressas? Pode ter certeza que apesar das boas idéias implementadas e com o tempo de playtesting quase inexistente o autor precisou bem mais do que sorte pra tudo dar certo no final das contas. 


Os gráficos são bonitinhos porém o que brilha mais é o level design... você sabe, o esqueleto da diversão do jogo. Já na primeira fase o jogo já dá um chutão no saco dos casuais, mostrando que dali pra frente é quase a mesma coisa (e se não curtiu, cai fora). Eu me arrisco a dizer que essa hack foi feita pra quem está cansado de hacks fáceis, aproveitando que Kaizo finalmente saiu da escuridão e não é mais pecado na comunidade.

O projeto possui 7 fases e cada uma delas possui uma mecânica diferente, isto é, cada uma delas possui foco em alguma sprite ou bloco que altera a jogabilidade. Aqui vamos encontrar blocos com pulo infinito, gravidade zero, blocos controlados pelo jogador e a clássica "chuva de sprites em lugares apertados" porque... bom, parece que dá tesão ver muito sprite na mesma tela. Em geral as fases são bem feitas mas deixam um gosto que faltou algo á mais.

Eu realmente gostei muito, mas muito dessa parte.

A trilha sonora é aquela coisa de louco. Tem músicas boas, algumas até usadas em memes do youtube (como ESSE AQUI) e memes da própria comunidade. Eu realmente gostei das músicas, não só pela qualidade mas também por causa da nostalgia que elas proporcionam. Entretanto, tem uma ou duas músicas na hack (a do mapa é uma delas) que é estridente e deixa na cara que foi usada pra tapar alguma boca de lobo no projeto.

Algo criativo que gostei na hack é que a arena do chefão final é separada do castelo dele. A última vez (ou seria a única?) que vi algo parecido foi no jogo Do-Re-Mi Fantasy (recomendo) então foi uma surpresa e tanto ver algo similar sendo executado ás pressas em uma hack de Super Mario World. E isso que eu não contei como é a batalha final mas essa experiência eu irei manter em segredo para não perder a graça...  tee-hee.

Esse é o clímax da ROMhack.

Pontos Positivos:
+ A hack é curta, mas executa suas idéias sem enrolação.
+ Final boss tem a própria fase (isso foi criativo).
+ Sonic.

Pontos Negativos:
- Algumas músicas são altas demais ou não combinam com a fase.
- Jogadores mais casuais podem não curtir a direção do level design.

Sugestões:
* Desafio: faça uma hack mais rápido.

----------------------------------------------
Dificuldade:                      
----------------------------------------------
Gráficos:                           
Jogabilidade:                    
Trilha Sonora:                  
Criatividade:                    
----------------------------------------------
Nota final:         
----------------------------------------------
Download: SMWcentral.net

Quer dizer então que alguém fez uma Romhack em menos de 2 horas?
Seria possível, quem sabe, se virar nos 30 na próxima vez?

0 comentários: