Powerguy World

Title screen romhack 2023

Quem não se lembra quando a primeira Vtuber surgiu gerando estranheza no ocidente pois achavam mesmo que ela era uma AI interativa? Ou quando o pessoal se apaixonou pelas moças do Hololive por causa de momentos traduzidos como esse? Bons tempos, meus amigos... até chegar o momento em que a diversão virou negócio e tudo foi por água abaixo. Não, não vamos citar os infames PNGtubers por aqui, falou?

Hoje vamos conferir mais uma hack feita por um brasileiro chamado LucasMegaStriker, mais conhecido na comunidade simplesmente como Mega (sim, tipo o videogame da SEGA). Se tem uma coisa que o cara adora é estética dos anos 80 e fazer hacks em homenagens á jogos e personalidades... um exemplo é Fall Guys World, um projeto inspirado no jogo que muita gente jogou até se irritar com os trapaceiros malditos.

Mas chega de papo, sim?
Vamos ao que interessa: a nova hack que o guri fez. Yahoooo!!!

Cutscene romhack 2023 smw

O jogo possui várias coisas inseridas que modernizam a jogabilidade. Pra começar é possível "pular" as cutscenes, coisa que se vê naturalmente em jogos com história. Segundo que visualmente o jogo possui diversos indicadores, principalmente o de progressão (mesmo sem as Yoshi Coins serem importantes) como também o nome dos mapas. Por sua vez as cutscenes tem fontes grandes e vivas, com um vocabulário bem virtual... ou seja, mais cringe.

A história no entanto é bem simples, similar ao plot dos jogos do Super Mario onde sua missão é salvar alguém importante. Você controla Powerguy, um Vtuber fã de Rockman que acessa o Megaverso pra resgatar o seu cachorro predileto de... alguma coisa. O joguinho foi feito usando a lore do próprio canal, tornando-se um prato cheio pra quem é fã do cara. O único problema é que pro pessoal não-fã (tipo eu) muita coisa vai passar batido.

maps romhack 2023 smw

O desenvolvedor acertou em cheio ao escolher um apelo mais Synthwave para representar o mundo virtual. Se você jogou outras hacks do autor vai lembrar que é algo que ele entende bem (e faz bonito), com seus gráficos e efeitos originais. Claro, algumas fases podem não combinar muito (tipo Cave Story) mas essa é a magia do ROMhacking. Boa parte dos cenários e gráficos aqui presentes foram ripados da franquia Sonic e Megaman, com exceção de alguns detalhes feitos pelo próprio desenvolvedor.

E por falar de mapas aqui eles se alternam entre dois tipos: o mapa mundial e os sub-mapas. O primeiro é onde você começa e eventualmente retorna após vencer um chefe (é tipo pagar pedágio). O jogo possui em torno de 5 mapas com poucas fases e nenhuma saída secreta (o jogo vai direto ao ponto, focando mais em ação). Não só agora ficamos sabendo do nome do mapa como também temos um indicador de progressão.

memes Powerguy World 2023
Olha só que rabetão!

Para aguentar o tranco de criar fases com milhares de inimigos o desenvolvedor usou o chip SA-1, ou seja, além de garantir um poder extra vai complicar a vida de quem joga no celular ou no Super Everdrive básico (spoiler: não vai funfar). Boa parte das fases não possui uma linearidade e sim em testar as habilidades do jogador em esquivar de tiros e inimigos suicidas que explodem ao tocar em você. Nos primeiros 4 mundos a dificuldade é normal mas após isso o jogo vai pegar pesado, usando o que tem direito contra o jogador.

Os chefes por sua vez não são tão difíceis de serem derrotados... mas também não será aquela coisa fácil. A sacada da vez é que a arena de cada um deles garante uma vantagem que o jogador precisará se virar pra superar. Eu gostei bastante do terceiro e quarto chefe (o design ajuda um pouco) porém o chefe final deixou á desejar. Acredito que se o desenvolvedor tivesse usado a ordem inversa teria causado uma impressão melhor... mas isso não torna a experiência mais desagradável, é meramente uma observação.
Megaman X SNES Powerguy World SMW

A trilha sonora é um mix que combina perfeitamente com o projeto. Por aqui você não só vai encontrar músicas de Megaman e Power Rangers como também bastante música inspirada em Keygen (quem sabe, sabe) e música de rave... só não tem Viking Bombado. Á principio eu pensei que o jogo não precisava ser expandido pra 4MB mas lembrei no mesmo momento que boa parte dessas músicas usam samples, tornando seu Insert Size massivo. Cada stage possui uma BGM única logo acredito que isso justifica muita coisa.

A única parada que eu não gostei das músicas é que algumas delas são altas demais em comparação ao resto... um exemplo é a fase Deltalon Invasion que possui uma música estridente do Sonic e Beegok Battlefield (mas essa no caso já entra na área de música monótona, algo subjetivo). Minhas músicas prediletas são (fora a da Title Screen) são das fases Groove Guy Fiesta, Chill Out District e Moonlight Airlines. Só tem pancadão nisso aqui. 

Romhack Powerguy World

As mecânicas (é engraçado porque a hack é tecnológica) em geral são interessantes e executadas de forma discreta. Geralmente o pessoal usa três variações de dificuldade da mesma mecânica mas aqui foi usado duas vezes, se repetindo na terceira. Eu gostei bastante do uso dos blocos (como na imagem acima) mas tenho que dizer que as fases finais são um belo "come vida" porque o design desorienta um pouco o jogador, obrigando ele a arriscar á pegar uma Chad Coin pelo trajeto errado. Como isso não se repete com frequência não é um problema, mas sim um desafio.

Do meu ponto de vista Powerguy World é um ótimo jogo pra quem curte algo mais desafiador, tanto pra quem curte a própria franquia Rockman quanto pra quem acompanha o próprio Vtuber. De um ponto de vista mais técnico o jogo passa uma impressão que não era necessário o uso do SA-1, dificultando a vida de quem joga pelo celular ou Super Everdrive (básico). Porém de um ponto de vista mais prático nada disso importa, já que a hack consegue entreter o jogador. É um projeto humilde e curto, mas que cumpriu o que prometeu.

Ending Powerguy world smw hack 2023

Pontos Positivos:
+ Que soundtrack é essa, rapaz? DJ Mega na Jovem Pan FM.
+ Apresentação visual colorida que segue a sua temática constantemente.
+ Level design desafiador, cheio de variedades.

Pontos Negativos:
- Projeto gera estranheza pra quem não conhece o universo de Powerguy.

Sugestões:
* Poderia existir uma razão pra coletar as Chad Coins.

----------------------------------------------
Dificuldade:                      
----------------------------------------------
Gráficos:                           
Jogabilidade:                    
Trilha Sonora:                  
Criatividade:                    
----------------------------------------------
Nota final:         
----------------------------------------------
Download: SMWcentral.net

Para muitos será apenas mais uma hack de Super Mario World mas para outros será um belo presente.
Hoje mesmo os fãs de Powerguy irão se deliciar. Divirtam-se!

0 comentários: