Quando eu era criança filmes de terror eram um desafio. Não bastava assistir depois da hora de dormir tinha que ser escondido na televisão do quarto pra não fazer barulho. Naquela época era algo legal de se fazer porque dava a impressão que você era "adulto". Certa noite liguei no SBT e estava passando um filme de terror estrelando um Leprechaun. Um grupo de jovens pegaram o ouro do qual pertencia a um duende... se você não devolver o nanico te mata. Se você devolver? O carinha fica feliz, poupa sua vida e ainda fica doidão com os mano da quebrada. Realmente assustador, não é mesmo?
A hack de hoje foi produzida e lançada em 2020 por nada mais nada menos do que Green Jerry, o brasileiro que se amarra em fazer modificações temáticas. E pra variar o guri não pensou duas vezes em homenagear o duende mais lazarento de toda Irlanda. Tudo bem que o foco aqui é sobre comemorar o dia de St. Patrick mas que a imagem verde do sapateiro mágico ficou enraizada, isto ninguém pode negar. Sem mais delongas, vamos ao que interessa.
É desse cara que estamos falando, não é?
Como um projeto temático eu diria que se aproxima bem mais do jogo original do que uma nova experiência. A apresentação visual é discreta, passando a sensação que o autor fez apenas o mínimo. Na própria introdução do jogo é possível ver um belo cenário mágico em conjunto do chão usado no Super Mario World. A cereja do bolo é o nosso protagonista á caráter, vestido de duende.
E o que podemos dizer do mapa? As primeiras impressões indicam uma apresentação idêntica ao jogo original. Entretanto, Mario agora está verde (quando ele sobe escadas a roupa retorna pro vermelho/azul). As bordas foram editadas discretamente, com destaque ao trevo espalhado pelas bordas. É o mesmo trevo do baralho de cartas do seu avô, só que com três folhas. Seria azar?
A sua apresentação visual é incrivelmente básica. Não que isso seja de fato um ponto negativo, mas se você acompanha outros trabalhos do autor aqui é como se ele tivesse feito as coisas pela metade. Sendo otimista talvez ele tenha ficado em dúvida entre editar a ROM completamente ou apostar em uma apresentação mais baunilha. Foram poucos os gráficos externos que puderam combinar com esse clima mágico, apesar que trabalhar com resource pública não é fácil.
A trilha sonora do projeto é, realmente, o que chama atenção. O autor conseguiu usar músicas de outros jogos que combinasse com a temática mágica Irlandesa. Jamais imaginei que o famoso "tema do mapa de Sicari Remastered" combinaria tanto com uma fase nas montanhas. A parte ruim disso tudo é que o volume de algumas músicas não foi balanceado direito.
Ao contrário de outras hacks o negócio aqui são os obstáculos. O jogo inicia normalmente, mas é apenas no terceiro estágio que a fera mostra as garras. Cada estágio possui a própria mecânica (o que é bom porque varia um pouco a coisa), apelando pra um estilo mais tentativa e erro. Caso o jogador não queira passar raiva será preciso memorizar os obstáculos que surgem inesperadamente.
Um detalhe que passou despercebido foi na apresentação do tema. Mario visita a terra mágica dos duendes, mas... cadê os duendes? É possível ver trevos (de três folhas) espalhados pelos estágios, mas duendes como NPC? Nada. Acredito que se o autor dedicasse um estágio apenas para dialogar com eles incrementaria a experiência*. Onde já se viu uma festa de aniversário sem o aniversariante?
*De fato, é possível dialogar com duendes no final da hack, mas pra mim isso não é suficiente. É como se a presença deles fosse forçada, entende?
Mesmo com uma experiência curta o autor optou por remover a função de salvar o progresso. Isso significa que o jogador precisa ir do começo ao fim sem parar. Mas por que? Para tentar expandir o tempo da jogatina? Não tenho certeza. Falando nisso, o castelo final exige o destravamento do único Switch Palace no jogo, cuja rota secreta se localiza no estágio mais chato: Smashing Caves.
Estamos falando do estágio dentro de uma caverna. O seu objetivo é chegar até o final ou encontrar a rota secreta que leva ao palácio amarelo. Para isso o jogador precisa atravessar um chão amarelo controlado pelo Layer 2. O problema é que a precisão de seus movimentos não é constante: ás vezes o chão despenca mais rápido do que o normal.
O segredo para não desistir tão cedo é simples: arrastar a câmera.
Mas quem imaginaria, não é mesmo? O estágio não possui indicadores...
Gostei bastante até chegar no terceiro estágio, perdendo todas as minhas vidas para um obstáculo que abusava das próprias regras. Com um pouco de paciência foi possível chegar até o castelo, mas havia esquecido sobre a rota secreta. Se eu estivesse jogando isso normalmente no SNES com toda certeza eu ia desligar a TV e fazer outra coisa. A experiência não é das piores, mas desgasta bastante jogadores mais tradicionais. O pior é não poder salvar... baita sacanagem!
No fim do dia é apenas um mod temático para Super Mario World, este especialmente para jogadores que buscam um desafio maior. Algumas decisões questionáveis feriram a experiência de um projeto que além de criativo tinha boas idéias. O pessoal que curte JUMP talvez adore alguma coisa, afinal existe alguma semelhança na maneira em que o autor desenhou os obstáculos.
Top 10 lutas épicas-totalmente-não-forjadas.
Parece mágica, mas é entretenimento.
Pontos Positivos:
+ Leprechauns são descolados!
+ Experiencia breve e criativamente desafiadora.
+ Tem mais verde aqui do que na Amazônia.
Pontos Negativos:
- Não é possível salvar após superar cada estágio.
- Experiencia frustante para novos jogadores.
Sugestões:
* Como que você lança um jogo difícil sem opção de salvar?
* Mario poderia ter uma barba ruiva. Seria legal.
----------------------------------------------
Dificuldade: ★★★★☆
----------------------------------------------
Gráficos: ★★☆☆☆
Jogabilidade: ★★★☆☆
Trilha Sonora: ★★★★☆
Criatividade: ★★★☆☆
----------------------------------------------
Nota final: ★★★★★★☆☆☆☆
----------------------------------------------
Download: SMWcentral.net
Achei uma moeda de ouro aqui no meu quintal.
Tem um carinha verde me seguindo. O que faço?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça do seu recado. A sua voz é importante para nós!
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.