A Summer Level

Verãozinho á mil chegando aí e você naquela expectativa sabendo que cada ano que passa o sol mata mais um pouco. Pra quem tem casa na praia tá tudo numa boa mas tenha piedade de quem está preso entre quatro paredes na selva de pedra da cidade. Tirando esse mero detalhe eu posso te dizer que é a melhor época do ano. E sabe o que adoro? Quando Romhacks tem fase de praia (não é atoa que toda hack minha possui uma fase de verão).

Hoje vamos dar olhada em uma hack chamada A Summer Level, produzida em 2011 por DukeEnemy e enviada pra SMWCentral em 2013. Será que tá dando onda? Taca a mãe pra ver se quica.


A hack de hoje é extremamente simples: é uma hack de um stage só, porém não é tão longo como o autor menciona na descrição. Aqui a experiência é separada em três segmentos: plataforma, quebra-cabeças e chefão. O jogador inicia no que era pra ser uma praia, desviando de vários inimigos em um layout cheio de rampas. Apesar de ter um power-up ou dois é um belo segmento pra testar o seu tempo de reação. Não é algo tão difícil á ponto de quebrar o controle mas você vai morrer uma ou duas vezes.

O segundo segmento são dois grandes sub-levels (é como o pessoal se refere a "sala" de uma fase) enormes com um quebra-cabeça que também envolve plataforma, mas não como você imagina. Por aqui o seu caminho está bloqueado por blocos e é preciso achar um P-Switch azul ou cinza pra abrir o caminho correspondente. A ausência de uma porta de Reset torna esse segmente massante porque será preciso rejogar o começo do level pra conseguir tentar novamente.

Sim. Aparentemente essa hack não possui checkpoint.
Mas isso não é importante agora porém leve isso em consideração.

O terceiro segmento é o momento em que você enfrenta um chefe. O chefe da vez aqui é o Birdo, cuspindo ovos que podem ser usados contra ele. O design da arena eu considero simples, porém criativo. Eu gostei. Porém nisso vem o detalhe mais engraçado (pra não dizer trágico): você não precisa matar o chefe pra terminar a fase. Sabe por que? Porque o Birdo está posicionado na frente de um bloco que ativa a Screen Exit. Tudo que o jogador precisa fazer é pegar impulso e saltar exatamente atrás do sprite.

Fora isso tudo que posso dizer é que graficamente ela é simples, até pra época. O primeiro segmento possui um fake hdma (truque velho) que age como colírio aos olhos mas é só passar disso que você testemunha uma floresta e... cadê a praia? O que mais me incomodou foi o chão ser claro demais, não possuir um contraste forte o suficiente pra realçar o visual. A trilha sonora é boazinha, eu gostei. Acredito que era um dos sucessos dessa época.

Eu vou ser honesto: eu gostei da hack mas esperava mais conteúdo. Primeiro eu deduzi que, por ser uma hack de um level só, ela teria várias salas e vários checkpoints. Segundo que os quebra-cabeças divertem apesar de serem simples mas a ausência de um mecanismo de reset obriga o jogador á usar Rewind (á não ser que você queira esperar 300 segundos pra morrer) e caso não use vai frustar bastante o jogador.

Eu vejo um potencial que não foi bem desenvolvido e se foi acabou cometendo alguns deslizes que poderiam ser facilmente evitados. Se ela fosse maior e entregasse tudo isso e muito mais, com variedade e polimento, quem sabe eu recomendaria para um amigo. Infelizmente para os dias atuais ela não passa de simplesmente uma CLDC Entry e mesmo assim tem dificuldades pra impressionar. Bom, pelo menos a ROM tem 2MB.
Mario: OMAE WA MOU SHINDEIRU
Birdo: NANI?!

Pontos Positivos:
+ Tem uma vibe gostosa de verão.
+ A trilha sonora é alegre e inocente.

Pontos Negativos:
- Não é possível resetar os quebra-cabeças quando você erra.
- A batalha contra o chefe possui o erro mais inusitado que já testemunhei.
- Não é grande o suficiente pra ser considerada uma hack completa.

Sugestões:
* Jamais se esqueça de um mecanismo de Reset, por favor.
* A plataforma do Birdo deveria ser Act 130 (sólida) ao invés de Act 100.

----------------------------------------------
Dificuldade:                      
----------------------------------------------
Gráficos:                           
Jogabilidade:                    
Trilha Sonora:                  
Criatividade:                    
----------------------------------------------
Nota final:         
----------------------------------------------
Download: SMWcentral.net

O autor prometeu uma fase de verão... e aqui está.
Infelizmente não dá pra dar uma nota de hack pra um level fantasiado, entende?

0 comentários: