Super Mario World: Return To Dinosaur Land


Você sabe, eu sei, todo mundo sabe. Return To Dinosaur Land é de longe uma das hacks mais populares de Super Mario World marcando sua presença na internet criando memórias desde 2006, ano que foi lançada pelo seu autor RAGB. A história do jogo é literalmente o que está no título: Mario e seus amigos retornam pro Jurassic Park da Nintendo e pra variar Bowser captura Peach (de novo).

Eu já vou logo avisando para o público aqui presente que por mais que esta seja uma Romhack famosa não se tem muita coisa o que dizer á respeito. Apesar de ser baunilha o seu foco foi ser o mais próximo possível do jogo original, coisa que hoje em dia é inaceitável na comunidade (o pessoal espera experiências novas). Bom, vamos nessa.


Se um dia você já brincou com Lunar Magic vai perceber que o autor fez um bom uso de gimmicks não usadas oficialmente pela Nintendo. Boa parte das fases tem um foco maior em saltar de X pra Y, pegar alguns cogumelos e matar inimigos mais fracos do que você (a dificuldade é tão fácil quanto o original). Entretanto o charme do Level Design se encontra na criatividade do autor em propor uma nova experiência usando idéias que hoje são bizarras.

Um belo exemplo é logo no começo da aventura: existe duas casas fantasmas com o mesmo Layout só que uma delas não tem chão. O jogador precisa memorizar uma pra poder superar a outra (é mais fácil do que se imagina). Algumas saídas secretas demandam que o jogador esteja montado em um Yoshi, seja pra sacrificá-lo ou caminhar em Munchers. Entretanto o jogo abusa de saída secretas pra poder incrementar a experiência.

Assim como no jogo original, o poder da pena é insuperável.
Mas ás vezes a experiência acaba cortando o seu barato com enigmas ou lugares apertados.


Os gráficos, bom... é o que você está vendo. É idêntico ao original, sem nenhuma alteração. único detalhe que gostaria de comentar é que o autor usou cenários e paletas que o jogo original acabou deixando de lado (e isso é legal de se ver). Menção á terra de biscoito, as fases de gelo (sem gelo) e o oceano com chão verde. Mas aquele Layer 3...

A trilha sonora do jogo está intacta, idêntica ao original. Entretanto ressalvo que o seu uso por aqui pode soar irritante por causa da forma que foi implementada. Se ela é no ar é Piano e se for no chão é Here We Go. Qual o problema, você me pergunta? Bom, boa parte das fases é no chão logo o jogador vai ouvir a mesma melodia por muito tempo até encontrar uma caverna ou um castelo. Do ponto de vista de quem faz SMW hacks isso é uma tortura.

Os chefes são os mesmos do original, nada de tão impressionante.
Algumas arenas estão mais difíceis mas não vou dizer quais.


O objetivo do autor foi expandir a experiência original e pra isso ele modificou apenas o necessário. Enquanto isso agrega á premissa de um possível Remix essa decisão acabou tornando a hack um Almost Barely Edit. Se você já zerou a versão original uma vez vai sentir um Deja-Vu em certas fases porque trechos do Layout se mantiveram intactos. Mas se isso é aceitável hoje em dia? Só se for por motivos históricos... se é que me entende.

Essa foi a primeira vez que eu joguei e zerei essa Romhack e devo dizer que apesar de não ter me impressionado entendo perfeitamente sua fama. Apesar da semelhança com o jogo original e sua premissa segura esse projeto consegue entreter o jogador com novas idéias que batem de frente com a dificuldade padrão. Se você comparar com outras hacks baunilhas entre 2001-2005 é fácil confirmar que de fato existe qualidade por aqui.

Se você é um jogador que busca desafios e uma história original então Return To Dinosaur Land será "mais uma hack" na sua biblioteca e quase que certamente vai se enjoar após o Mundo 4. Agora se você é um jogador inexperiente que deseja entrar de cabeça mas ao mesmo tempo não quer passar raiva jogando uma JUMP da vida então essa hack será perfeita pra você, principalmente se é do tipo que olha pro botão antes de apertar.

Essa fase me pegou de surpresa.
O segredo foi realmente um segredo.

Pontos Positivos:
+ Uma das hacks baunilha mais famosas da comunidade.
+ Executa bem a idéia de ser uma extensão do jogo original.
+ Yoshi é realmente importante por aqui.

Pontos Negativos:
- Level Design poder parecer meio bizarro ás vezes.
- Tão fácil que inutiliza a presença dos Switch Blocks.

Sugestões:
*Nada á declarar.

----------------------------------------------
Dificuldade:                      
----------------------------------------------
Gráficos:                           
Jogabilidade:                    
Trilha Sonora:                  
Criatividade:                    
----------------------------------------------
Nota final:         
----------------------------------------------
Download: SMWcentral.net

Uma das hacks mais ingenuamente divertidas já feitas.
Não perca tempo e jogue agora mesmo!

0 comentários: