Kid Adventure 2: Biza Strikes Back!


Antigamente quando você jogava alguma coisa sempre existia a possibilidade de uma continuação, mesmo que a cabeça de um jovem não pudesse entender nada sobre vendas. Afinal, se a premissa for boa e a diversão garantida... por que não fazer mais jogos sobre a mesma coisa, não é mesmo? Entretanto o próximo jogo tinha a obrigação de ser melhor (ou ao menos diferente) do que o anterior. Corrigir os defeitos, adicionar novas idéias e melhorar o que ficou em banho-maria. Mas pra quem só entende de números... tudo que importa é o lucro das vendas. Negócios são negócios...

O jogo de hoje é uma continuação. 
Recomendo que leiam também a resenha de Kid Adventure clicando aqui.


O conceito do mapa principal é igual ao do jogo anterior. A única diferença é que dessa vez os gráficos foram trocados pra ilustrar os novos stages. A borda do mapa continua sendo a mesma (até a fonte) e as músicas utilizadas parecem não se destacarem tanto como no jogo anterior. O personagem principal agora quando fica com pouca vida ao invés de se transformar em MyFy (Kirby azul) acaba virando um... Kirby amarelo. That's nuts!

Os gráficos das fases estão diferentes mas de alguma forma mais simples. Surge então a dificuldade de diferenciar cenário do chão e a repetição de temas. Ao contrário da aventura anterior aqui os temas não são tão variados e tampouco agrada visualmente o jogador. Infelizmente o autor abusou de paredes falsas mas não se deu o trabalho de identificar-las de uma maneira mais apropriada (pra evitar que o jogador perdesse tempo).

Eu não vou dizer que a experiência já começa com decepção.
Sendo otimista, o autor está sendo consistente.


A jogabilidade sofreu uma mudança drástica: ela está mais difícil, mais arriscada. Parece que o autor não quis repetir a mesma experiência fácil do jogo anterior transformando a segunda aventura em algo mais experimental. O sistema de HP está presente, novos inimigos foram inseridos e até a batalha final está mais fácil... mas o que ferra é o restante do conteúdo. Pulos precisos, labirintos e sessões claustrofóbicas tentam justificar a dificuldade falsa.

O castelo final é separado em duas fases. A primeira é um esquema apertado com design de SMB3 e algumas estátuas do Satan do Puyo-Puyo (eu acho que é ele) quando o chefe é literalmente um Ground Koopa que fica absolutamente veloz quando está morrendo. A segunda parte tem uma vibe mais Rockman, muito mais justo e tranquilo de jogar. O chefão final é divertido de se enfrentar, basicamente é necessário destruir esferas coloridas com blocos da mesma cor.

Oh, você é daltônico?
Bom... então você vai sofrer um pouco mais do que os outros por aqui.


Kid Adventure 2 errou mais do que acertou, o que se torna evidente ao perceber a tentativa de tornar uma experiência casual em algo mais desafiador. É tudo muito apertado, muito sacana... não é divertido (pra quem gosta da coisa). Se o autor misturasse a aventura da primeira parte e utilizasse o castelo da segunda... eu acredito que seria uma experiência bem mais agradável. Imagine criar um labirinto com paredes falsas em 2024? Naquela época era legal, mas bicho... que mancada. E o que diabos é aquele Smurf preto? Existe alguma lore que desconheça? EXISTE?

De qualquer forma eu não recomendo esta hack. Pra quem gostou da primeira aventura esta aqui vai acabar decepcionando alguns e despertando interesse em outros. Ela se tornou mais difícil (pelos motivos errados) e mais sacana. Não tenho mais nada do que possa ser comentado fora que o final está diferente mas com as mesmas referências á Rockman. O pessoal que curte Kaizo talvez goste de alguma coisa daqui, agora os mais casuais... só no savestate. Lamento.

A notícia boa é que existem mais três hacks desta série.
Quem sabe a maré não vira ao favor dos jogadores?

Supostamente o jogador deveria coletar 5 moedas pra conseguir um final melhor.
Eu coletei as moedas mas ambos finais eram idênticos.

Pontos Positivos:
+ Visuais coloridos estilo Nintendinho.
+ Personagens originais.
+ Sistema bacana de HP.

Pontos Negativos:
- Level Design sacana e claustrofóbico.

Sugestões:
* Poderia haver um final diferente pra quem coletou as 5 Great Coins.

----------------------------------------------
Dificuldade:                      
----------------------------------------------
Gráficos:                           
Jogabilidade:                    
Trilha Sonora:                  
Criatividade:                    
----------------------------------------------
Nota final:         
----------------------------------------------
Download: SMWcentral.net

Não! Não tem mulher pelada nessa hack!
Por que todo mundo fica me perguntando isso?

0 comentários: