25/07/2025

Super Mario Worldwide


Quando eu era adolescente a turma dos garotos gostavam de se reunir no recreio da escola pra ouvir música no celular. O que tava na moda na época era ouvir Party Hits, isto é, músicas que falavam de curtir a noite inteira bebendo e vomitando. Um artista famoso nessa época era Pitbull ou menos conhecido por Mr.Worldwide. Bons tempos, eu diria...

A hack de hoje foi produzida por Antroid em 2008. Quem é esse cara? Não sei. Não é importante. O importante é que agora vem uma resenha curta sobre uma hack que parecia ser longa (mas não é). Sem mais delongas, vamos ao que interessa porque hoje é sexta-feira e eu quero encher a cara com refrigerante e bolacha recheada. Vamos lá!


Se você sabe inglês, o plot é literalmente esse que se encontra na imagem acima. Se não sabe, permita-me explicar: Bowser sequestrou Peach e Yoshi. Desta vez o nosso herói vai precisar entrar na Torre Misteriosa para reverter a barreira mágica que protege a Torre Koopa. Quando o jogador entra na torre logo de cara percebe que o progresso depende de Switch Palaces.

O primeiro mapa é o mais básico possível. É possível ver que o estilo dos estágios é aberto, sendo possível acessar tanto a parte de cima como a de baixo. As caixas de mensagem explicam todas regras possíveis, preparando o jogador para o pior. No momento em que ele sair dali, Mario precisa escolher a ordem predileta entre quatro mapas disponíveis!


SEASIDE PARADISE
Eu adoro praia. Sabe o que é mais legal do que praia? Quando jogos simulam praias. É legal. Por aqui os estágios possuem uma apresentação tropical, variando entre bastante água ou bastante areia.

Por tudo que é mais sagrado o que diabos é o estágio vertical Hot Climb? Não só a maneira que você precisa avançar é estranho como tem peixes suicidas que caem do céu em grupos na sua direção. Neste mesmo estágio você depende dos Flying Koopas para efetuar saltos perigosos, meu irmão... onde isso vai parar? Pior estágio da hack, sem dúvida.

CLIFF LAND
Á primeira vista lembra um daqueles mapas de montanha das hacks da Gamma V. É um ambiente íngreme cheio de rampas e plataformas. O clima é uma mistura entre o marrom seco e o azul gelado das colinas. O que mais gostei foi da transição do segredo do mapa onde Mario entra pelo cano de dia e quando sai é noite. O horário não é certo, mas você entendeu.

O problema desse mapa foi o castelo que não apenas é escorregadio como a estética cega o jogador. Se Mario tiver uma Feather é possível quebrar o estágio facilmente. Os cubos HINT são tão desnecessários que foram usados apenas uma vez na hack.

GREEN MEADOWS
Não tem muito o que comentar sobre esse mapa, já que ele é uma cópia sem graça do primeiro mapa. É uma mistura de grama com caverna, topeiras reinam por aqui e rola até paraquedismo entre Galoombas. O que não gostei é que boa parte dos estágios deste mapa parecem ser cópias preguiçosas de estágios do jogo original. Isso mesmo, o famoso barely edit.

Sinceramente não sei o que passou na cabeça do autor por aqui.
Foi preguiça? Não sei, muito estranho.

DARK LAND
Como o próprio nome sugere a situação fica preta por aqui. Os estágios são sinistros, cheios de cavernas, pântanos e outros locais hostis para um encanador. Este mapa exige bem mais dos jogadores devido aos inúmeros saltos consecutivos e momentos em que é preciso ter uma bola de cristal pra adivinhar o que precisa ser feito. É legal, mas difícil.

A parte ruim é que por mais disponível que esteja o jogador não pode jogar este mapa. Quero dizer, logo no primeiro estágio do mapa o jogador recebe uma mensagem avisando que a torre é na verdade o esconderijo do Bowser, protegida com magia negra. Isso significa que será preciso superar a Torre Misteriosa no começo do jogo antes de colocar os pés por aqui.

Mas eu queria jogar esse mapa primeiro. :(
Pode isso, produção?


Em primeiro lugar o autor se contradiz em diversos momentos. Segundo ele, o jogador pode escolher a ordem de quatro mapas dentre os cinco disponíveis. O que o jogador não imagina é que apenas três mapas são jogáveis. O primeiro mapa é um tutorial, não conta. Dos quatro mapas disponíveis um deles deve ser jogado por último por causa da Torre Misteriosa.

A Torre Misteriosa nada mais é do que o Switch Palace vermelho/rosa. A tal mágica que precisamos quebrar precisa dos quatro blocos coloridos, mesmo sabendo que o autor não soube fazer bom proveito durante estágios comuns. Eles apenas existem como um mero obstáculo fantasioso. E toda essa confusão acontece por causa dessa bendita torre no primeiro mapa.

Seria mais fácil se a torre fosse na verdade um portal para o mundo final e o quarto mapa fosse de outro tema, mas mesmo assim ativaria o último bloco. Tudo isso é um mero erro de design e planejamento. Nada justifica todo esse backtracking confuso. Nada. Fora que não encontramos nenhum incentivo pelo caminho e o chefe final é o mesmo do jogo original.

Outro detalhe que me causou agonia foi o fato que Yoshi Coins se escondiam fora da visão da câmera. Isso significa que o jogador precisa ter uma bola de cristal pra adivinhar em que parte do céu se esconde a última moeda Yoshi. Falando nisso: não existe nenhuma mecânica extra com estas moedas, logo colecionar-las é perda de tempo.


As imagens anteriores falam por si só.
Não tenho muito o que dizer á respeito.

A experiência completa desaponta veteranos e instiga a curiosidade dos novatos. Com um apelo baunilha e a possibilidade de escolher o seu caminho as chances de ser um sucesso falham no momento em que o autor tropeça nas próprias pernas. É como se a ousadia do autor fosse grande o suficiente pra ele mesmo não saber o que estava fazendo.

Quando o jogo tenta ser difícil acaba por repetir certos obstáculos que com o tempo se tornam chatos demais. A necessidade de estar sempre correndo pra efetuar vários saltos consecutivos é um deles. Certos momentos ocorrem lentidão extrema, algo comum para época. Estágios são abertos ao ponto da câmera atrapalhar ás vezes. É uma experiência decepcionante.

Eu não tenho certeza se recomendo essa hack para alguém. O autor teve boas idéias mas a execução pela metade não fez justiça. Não é divertido, entende? Parece mais um experimento da época para superar outros projetos. Eu gostei do conceito mas felizmente outras pessoas executaram as mesmas idéias com uma qualidade superior a essa.

Cadê as mulheres rebolando?
Perguntando por um velho amigo...

Pontos Positivos:
+ Mario pode escolher a ordem dos mundos.
+ Level design incentiva a exploração.
+ Criativamente ousada pra época.

Pontos Negativos:
- Você pode escolher apenas três dos quatros mundos disponíveis.
- Algumas edições visuais deixaram o jogo mais feio.
- Necessidade constante por impulso atrapalha.

Sugestões:
* Bowser merecia um mundo secreto ou coisa parecida.

----------------------------------------------
Dificuldade:                      
----------------------------------------------
Gráficos:                           
Jogabilidade:                    
Trilha Sonora:                  
Criatividade:                    
----------------------------------------------
Nota final:         
----------------------------------------------
Download: SMWcentral.net

Não basta boas intenções, é preciso saber o que está fazendo.
Será que a continuação vale a pena?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça do seu recado. A sua voz é importante para nós!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.