Mario Up!


Se tem uma coisa que já virou até piada na comunidade de SMWhacking é o fato que muita hack não tem fases verticais (tornando-se assim o infame 100% horizontal no vertical scroll). Pois bem, inspirando-se no maior jogo sacana do momento um brasileiro que já apareceu por aqui chamado Hammerer decidiu fazer uma hack especial para quem sonhou com algo 100% vertical. Mas lá vem o pulo do gato: o jogo foi feito pra passar raiva.

Se você tá boiando na lagoa Only Up! é um jogo com uma premissa similar á outro game chamado Getting Over With Benett Foddy. O jogador precisa chegar até o topo desviando de obstáculos e algumas surpresas que vão exigir mais do que memorização para que possam ser superados. A jogabilidade simples porém difícil de se acostumar é a chave pra uma série de reações que misturam raiva com diversão. Com vocês, a resenha de hoje.


O jogo é bem feito. O autor parece ter pesquisado e usado tudo que era contra-intuitivo pra inserir no joguinho, contorcendo as regras á seu favor. Você vai encontrar desde músicas irritantes e físicas escorregadias até a maldita decoração com o mesmo gráfico do que é sólido. Quando você menos espera um bloco invisível te sacaneia, aí ou você ri ou você chora. Saltos precisos dividem espaço com saltos cegos gerando momentos que ninguém sabe o que fazer.

Tudo que é cheap ou amador foi usado propositalmente contra o jogador.
Essa é a essência da experiência. Levanta ou cai fora.

Apesar de ter uma apresentação simples o segredo se esconde no próprio level design: o jogador não só precisa ser rápido, como também precisa estar um passo á frente do jogo. Existem momentos após o nível 5 que não só será preciso adivinhar o que se deve ser feito em seguida como haverá momentos em que o jogador terá que ser mais rápido do que o próprio Autoscroll, interagindo com sprites antes mesmos deles surgirem na sua tela. O problema é que até perceber tudo isso o jogador já morreu diversas vezes, cogitando em desistir ou deixar pra próxima.


Mas não pense que o jogo fica apenas nisso. Além de atravessar fases bem curtas com temas comuns da franquia (como a grama) cada nível/sessão vai adicionando mecânicas que logo mais serão usadas de tudo que é forma, assim tornando a experiência diversa. Você vai encontrar Barris do DKC, salto duplo com a Feather (não dá pra voar), molas horizontais super bem posicionadas e o clássico puzzle com blocos ON/OFF.  Claro, tudo isso sem checkpoint.

Outro detalhe, este de um ponto de vista mais técnico, é que as fases só foram possíveis graças a uma nova feature do Lunar Magic que expande os levels tanto na horizontal como na vertical. Isso significa que com habilidade e esforço é possível fazer um level design similar aos de outros jogos de SNES, cheios de subidas e descidas. Se o jogador alcançar o castelo final precisa provar sua garra caso queira resgatar Peach. Vai arregar?


Se o jogo original já não é pra todo mundo então Mario Up! dança a mesma música. É um projeto super niche, com um valor de re-jogabilidade que deixa um gosto amargo na boca dos jogadores. Certamente poucas pessoas terão coragem de dizer em público que adoram passar raiva com um jogo que te odeia... mas isso não confirma que o projeto é de má qualidade. O autor teve apenas um objetivo em mente e adivinhem: ele conseguiu.

Se você é um jogador que foge de kaizo e busca aventuras com um level design que respeita quem está jogando então essa hack não é pra você. Se você joga kaizo e procura algo para se distrair então é possível que goste dessa hack (mas vai sentir falta do Retry Patch). Agora, se você é um daqueles jogadores que adoram um desafio ou apenas querem ver o seu amigo passar raiva então essa hack será perfeita. 

Eu devo admitir: o autor do projeto sabia o que estava fazendo.
Só não quero voltar a jogar isso novamente tão cedo.

Essa é uma boa hora pra lembrar que o jogo não possui checkpoint.
Após essa porta, meu amigo, é cada um por si.

Pontos Positivos:
+ Cumpriu o que prometeu: aqui você chora de raiva.
+ A música do nível 1 vai traumatizar o jogador.

Pontos Negativos:
- O efeito visual do Nível 2 incomoda bastante os olhos.

Sugestões:
* Jogo poderia explodir em caso do uso de trapaças (seria hilário).

----------------------------------------------
Dificuldade:                      
----------------------------------------------
Gráficos:                           
Jogabilidade:                    
Trilha Sonora:                  
Criatividade:                    
----------------------------------------------
Nota final:         
----------------------------------------------
Download: SMWcentral.net

Se o objetivo do autor era fazer alguém sentir raiva então ele acertou em cheio.
Agora se a hack é divertida, bom... aí já é outra história.

0 comentários: