The Lost Land 2: The 4 Switches


A presença de Switch Palaces variou bastante conforme modificações de Super Mario World eram feitos. Se tudo começou com uma ponte colorida hoje servem como cobrança para enfrentar um vilão mais forte do que o original. Ás vezes o seu uso se resume basicamente á um ponto de segurança para novatos. Ás vezes não servem pra nada porque o autor não sabia o que estava fazendo... tipo uma certa bruxa que introduziu um bloco verde na sua primeira ROMhack.

O projeto de hoje foi produzido e lançado por Tahixham usando outro nome em 2012.
Sem mais delongas, vamos ao que realmente interessa.


Pelo que eu entendi sobre a premissa do mod é que é uma continuação de uma Entry produzida posteriormente pelo mesmo autor. Basicamente a aventura inicia afirmando que o encanador verde (predileto de muita gente) acabou entrando pelo cano... literalmente! Agora ele se encontra em terras perdidas (daí o nome) gerando uma confusão mais louca do que barraco no Programa do Ratinho. E como todos podem imaginar Bowser tá metido nessa.

De um modo geral o projeto possui uma aparência baunilha com algumas músicas novas aqui e ali. Não existem inimigos novos, gráficos de outras franquias ou que se pode imaginar. Entretanto os chefes aqui presentes são novos, com destaque para o Bowser falso (que até que é criativo). As novas cores são bonitas mas nada impressionante. O mapa é simples e só possui uma fase que, assim como outra hack, precisam ser jogadas várias vezes.

Aquele momento Kaizo Mario alí no canto...

O que achei mais curioso foi que o jogo segue uma progressão quase não-linear. Para chegar na luta final será preciso ativar Switches (daí o nome da hack) escondidos pela única fase do jogo. Teoricamente o jogador deve primeiro ativar o vermelho para ativar o verde só para depois ativar o azul que só finalmente ativará o amarelo. Ironicamente é possível zerar o jogo mais cedo efetuando um Shelljump ignorando completamente o caminho mais longo.

No momento em que o jogador ativa o Switch amarelo e recomeça o mesmo stage será necessário escolher o cano certo. Se o Luigi entrar no primeiro cano amarelo ele enfrentará o Fake Bowser e como prêmio um final que levará ao plot de The Lost Land 3. Caso Luigi opte por entrar no cano misterioso amarelo "escondido" terá que superar não só o Real Bowser, mas uma rota longa com influência de Kaizo Mario. Saltos precisos e muito tiro... yeah.


Pra começar praticamente só existe uma música no jogo (tem as dos chefes mas isso não vem ao caso) e ela é horrível. É uma música alegre e grudenta porém os instrumentos são agudos. Depois de 10 minutos você não aguenta mais. Outra coisa que me incomodou foi o fator claustrofobia no Layout das fases: elas são apertadas demais. O desafio final troca tudo isso por momentos de precisão e tiros que vão testar os seus reflexos. Será que cogitaram uso de Savestates?

Eu gostei da hack mas não ao ponto de considerar um favorito. Acredito que é possível entregar algo mais rico em conteúdo hoje em dia porém o projeto segue mantendo seus méritos. Caso o jogador busque algo diferente pra jogar então a hack de hoje será ótima pra torrar algumas horas. O pessoal do Kaizo pode até se interessar com o desafio final mas vão sentir falta do Retry Patch. Agora quem busca uma experiência tradicional vai sofrer com o pico de dificuldade.

Coitado do Luigi.

Pontos Positivos:
+ Experiência breve e desafiadora.
+ Visuais coloridos (até demais).
+ Progressão quase-não-linear.

Pontos Negativos:
- Fases apertadas geram desconforto.
- Excesso de inimigos elevam drasticamente a dificuldade.

Sugestões:
* Good Ending poderia receber um tratamento melhor.

----------------------------------------------
Dificuldade:                      
----------------------------------------------
Gráficos:                           
Jogabilidade:                    
Trilha Sonora:                  
Criatividade:                    
----------------------------------------------
Nota final:         
----------------------------------------------
Download: SMWcentral.net

Gostaram? Aguardem, pois a resenha da Sequel será em breve!
A estrela vermelha simboliza o fator cheap.

0 comentários: