06/05/2024

Nabbit Steals Christmas


Se existe algo mais antecipado do que final de semana é o próprio Natal. Mas o que uma resenha de Natal no segundo trimestre de 2024 está fazendo aqui no website? Ninguém sabe. O que eu sei é que de longe a melhor coisa dessa data tão especial é ficar ao lado da família, comer aquele pernil grelhado com muita cerveja (ou Coca-Cola) e assistir filme de Natal via streaming (porque se tem algo que o Brazil não se importa mais é com desenho animado na Tv aberta).

A hack de hoje foi produzida e lançada em 2023 por Idunno (nome engraçado) e só então aceita apenas em 2024 pela antiga moderação da SMWCentral. Se você está por fora da jogada o autor também criou outra série de hacks bem famosa (da qual preciso ainda jogar). Por falar nisso... se você estiver lendo isso, meu consagrado, por favor termine aquela sua hack chamada Glow. Quem sabe nessa C3? :3 


Antes de iniciar a aventura de hoje precisamos entender a trama e os nossos personagens. Antes de tudo o nosso carismático protagonista (o sujeito que o jogador controla) nada mais é do que o obscuro Nabbit. Se você é um daqueles (tipo eu) que a última vez que jogou alguma coisa do Mario foi no Nintendo 64 então vai pensar que esse arrombado é um OC do DevianArt. Mas não se engane: esse coelho roxo surgiu como inimigo em New Super Mario Bros. U somente para se tornar um personagem jogável em New Super Luigi U. Ninguém se lembra mais do Nintendo Wii U, não é? Que vergonha...

Já a trama é extremamente simples, caros leitores. Todos nós aqui presentes (risos) recordamos muito bem do clássico de Natal The Grinch. E eu não estou me referindo á versão 3D, eu estou falando da versão que uma geração inteira ama... aquela do Jim Carrey. Mas diferente do verdão aqui o nosso protagonista se cansou de receber carvão no natal, queria ser um bom garoto. Então seguiu as ordens de uma estrela mágica na busca de inúmeros presentes. O que poderia dar errado? Essa e outras confusões voce descobre após o plot twist.


A primeira coisa que o cara percebe é que o menu principal possui glitches horríveis que não existiam em hacks mais antigas até então. Combinando com a simplicidade e a música Silvagunner-esque utilizada deixa uma má impressão inicial... até o jogador chegar no mapa. Ao contrário do jogo original por aqui Nabbit possui seis fases disponíveis para jogar na ordem que bem desejar. Acha a primeira fase difícil? Joga a terceira (e assim por diante). Tá certo que é preciso jogar a segunda fase pra poder abrir os inúmeros caminhos mas você entendeu o que eu quis dizer.

Já dentro da própria fase em si não é complicado: tudo que o jogador precisa fazer é coletar todos os presentes (vermelhos com verde) pra poder ser teletransportado pra uma sala com um presente dourado (só aí você passa de fase). A novidade aqui é que Nabbit não recebe dano inimigo, como se ele tivesse "Mario grande" pra sempre. Entretanto após cada choque o protagonista leva uma rebimbada voando para trás... o famoso Knockback. Foi uma mudança bem legal porque é possível se aproveitar disso tudo pra ganhar tempo, fazendo algumas manobras radicais. 

Aquele Shelljump maroto ajuda muito, sabia?
Brincadeira de criança.

Os gráficos possuem um charme que fãs de Mario Maker irão se sentir em casa. A adição de efeitos visuais HDMA melhorou muito o ambiente (apesar de que na imagem acima não pareça tanto mas in-game é verdade) e transparência para o Layer 3. O único problema sobre os ambientes é que poderia haver uma maior variação de tons frios... como se todas as fases do jogo fossem segmentos de uma única fase. O gráfico do protagonista é muito bonito, sem contar que a nova física do jogo dá impressão que o bichão é realmente pesado. Quem mandou carregar um saco nas costas?

A trilha sonora, rapaz... destaque do projeto. Certeza!
Quem imaginou que AMK teria tanto poder?

Logo no começo o jogador deduz que o jogo será baunilha por causa da música do menu principal. Entretanto, logo na primeira fase o jogo introduz um repertório de alta qualidade, obviamente Sampled (aqueles ports com instrumentos novos). Para minha surpresa não só o jogo possui músicas natalinas mas um clássico de um jogo obscuro de NES. A trilha sonora é tão boa que como bônus final o jogador pode acessar uma sala pra ouvir todas músicas inseridas no projeto. COOL!


Como já é esperado a estrela mágica que pediu os presentes na verdade era super má, traindo a confiança do nosso herói travesso. A última fase localizada em um mapa especial (no caso, o último) e possui o mesmo objetivo das fases anteriores. Entretanto aqui o bicho pega de verdade e será preciso ter um pouco mais de paciência, principalmente quando se estamos lidando com pinguins e buracos enormes. Maldito seja aqueles pinguins... todos eles frios e calculistas.

A batalha final apesar de fácil possui vários estágios. Primeiro o chefão te testa, depois ele fica fulo e só então aparece Papai Noel pra te dar o powerup mais overpower do jogo: a capinha. Daí em diante é moleza, já que o pobre coitado já não tem mais HP o suficiente. Não sei se foi intencional ou não mas o fato que o Nabbit fica mais forte com a Feather pra derrotar o chefão me lembrou do clímax de outro clássico do SMWhacking.

E então tudo dá certo no final e os créditos surgem.
YEE-PEE!


Quando você imagina jogos temáticos, daquelas que você só vai jogar uma vez por ano, geralmente não existe uma expectativa enorme sobre qualidade. Contando que o joguinho faça a sua parte divertindo o cidadão, está tudo beleza. A hack de hoje acaba quebrando este tabu no momento em que tanto a trilha sonora como sua jogabilidade tranquila se destacam entre tantos outros projetos natalinos que parecem não querer arriscar tanto.

Como sempre estou á espera de algo superior não sei se posso recomendar esta hack. Entretanto se você comparar a experiência de hoje com outras hacks natalinas (principalmente as mais antigas) é possível perceber um certo elemento especial que as separa das demais. Não importa se você é casual ou habilidoso a hack de hoje tem de tudo um pouco para agradar ambos os públicos. Até mesmos os speedrunners irão se divertir por aqui, pode acreditar.

Feliz Natal!

Pontos Positivos:
+ Jogo tranquilo sem maldade (crianças vão adorar).
+ Gráficos estilo Mario Maker maravilhosos.
+ Trilha sonora de alta qualidade.

Pontos Negativos:
- Enredo previsível apesar de não ser o foco por aqui.
- Alguns jogadores vão considerar a última fase chata.

Sugestões:
* Indique melhor os lugares seguros para poder cair.
* Seria bom consertar aquele flash na Title Screen.

----------------------------------------------
Dificuldade:                      
----------------------------------------------
Gráficos:                           
Jogabilidade:                    
Trilha Sonora:                  
Criatividade:                    
----------------------------------------------
Nota final:         
----------------------------------------------
Download: SMWcentral.net

Por acaso você escreveu Xmas no arquivo .Zip?
Peguem suas espadas, rapazes. Amanhã inciaremos uma nova cruzada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça do seu recado. A sua voz é importante para nós!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.