Os anos oitenta foi marcado com bastante otimismo. Nações ficando cada vez mais ricas, visão futurística (e positiva) do amanhã e inúmeros sucessos do entretenimento surgiram nesse período. Filmes legendários como Terminator, Conan e Robocop instigavam os adultos enquanto a Nintendo conquistava a criançada após a desgraça da Atari. A parte mais engraçada disso tudo é que eu nasci nos anos noventa logo boa parte destas memórias são inexistentes pra mim.
A hack de hoje foi desenvolvida e lançada em 2024 por uma equipe de três membros: Gridattack, DJ Grisner e Cocatriz.
Mas será tão bom quanto os Youtubers nostálgicos afirmam? É o que veremos agora.
Existem diversas modificações de Super Mario Kart na internet mas a maioria delas são antigas ou simples demais. Boa parte delas apenas trocam alguns gráficos facilmente de serem editados, outras adicionam novas pistas para correr com seus amigos. Volta e meia surge algum projeto ambicioso mas que no pior das hipóteses acaba retornando pra gaveta... ou simplesmente faz feio, mesmo. É verdade, meus amigos: ROMhacking não é moleza. Mas vamos dizer que a cada cinco anos um projeto acaba se destacando entre a multidão nostálgica.
Super Mario Kart Horizons é um destes projetos. Seu conteúdo esconde 8 músicas novas, 24 pistas cheias de curvas e a possibilidade de destravar dois modos novos: Mirror e Hard. O primeiro espelha todas as pistas. O segundo muda os parâmetros para aqueles jogadores que não se contentam com o impossível. Tudo isso e muito mais escondidos atrás de visuais incríveis inspirados nas memórias distorcidas dos anos 80. Por falar nisso a hack de hoje possui uma das Title Screen mais bonitas que eu já vi... pena que a compressão do meu website destruiu o gradiente.
Já a sua trilha sonora possui o que chamam de Deja-Vu. Eu não sou um compositor ou até mesmo um produtor musical com vasta experiência mas eu juro por tudo que é mais sagrado que a trilha sonora parece ter sido feita com IA. Quando você ouve logo de cara percebe que não é uma música que a Nintendo aprovaria mas sim que o jogador já tenha ouvido em outro lugar. Por um lado isso é ótimo porque não é todo mundo que possui o entendimento e as ferramentas necessárias pra compor algo novo para um jogo antigo. Por outro lado continua bizarro.
Por exemplo a música da primeira pista parece um mix fora do tom disso aqui. Agora a música da Ghost House parece um mix disso aqui. Eu sei que pode parecer loucura vindo de um cara que não sabe tocar piano, mas acredite: eu escutei muito Silvagunner pra perceber que alguma coisa errada não está certa. Agora se você for entendedor ou até mesmo o próprio compositor destas músicas eu ficaria mais do que feliz em saber o processo criativo de cada peça musical.
Bom... o ZUN comenta as próprias músicas do projeto Touhou.
O design das pistas são incríveis. Os circuitos agora possuem mais grama, o deserto se tornou um oásis e o castelo do Bowser agora lembra a Marble Zone de Sonic. Os cenários que acompanham o Mode7 também foram trabalhados para agregar no quesito variedade causando a impressão que uma simples pista acabou se convertendo em várias. Destaque para as pistas localizadas em uma praia, geralmente ao amanhecer ou entardecer.
Já agora o Layout causa um pouco de estranheza porque os desenvolvedores deduziram que os jogadores possuem certa experiência com o original. Em geral as pistas são mais fechadas, com curvas perigosas e a carência de atalhos incrementam a dificuldade. Ao contrário do que se possa imaginar o jogo não chega ao ponto de ser um Kaizo Kart mas certas decisões questionáveis acabaram causando uma má impressão camuflada pelos belos gráficos.
Permita-me que eu explique a situação. Quando um jogador liga um jogo de corrida no SNES ele espera que a próxima corrida seja mais desafiadora que a anterior. Como desenvolvedor você pode fazer quantas pistas quiser mas é preciso manter um flow bacana pra incentivar o jogador a continuar jogando. O mod de hoje quebra todas as expectativas no momento em que os desenvolvedores apresentam obstáculos desnecessários na tentativa de elevar a dificuldade. Como agravante são os mesmos erros que a Nintendo cometeu na época. Querem alguns exemplos?
Logo na segunda curva da penúltima pista da Moon Cup possui um trecho de gelo estreito no qual o jogador precisa apertar L/R pra saltar. Tudo bem se você estiver no console jogando em um flashcart caro (os mais baratos não conseguem executar o chip do Mario Kart) mas boa sorte se estiver jogando no Android ou no computador. Outro exemplo é que algumas pistas possuem um Fake End, isto é, um trecho da pista leva os competidores desavisados pro abismo. Pra variar a CPU reconhece todas as armadilhas deixando como surpresa para os jogadores humanos.
Isso leva a crer que os jogadores que testaram esse projeto usaram um controle.
Nada contra (acho até bom) mas tem gente que ainda joga no teclado, né.
Infelizmente eu me arrependi de passar raiva para destravar a Horizon Cup Race. Logo na primeira pista você precisa perder algumas voltas para conseguir se orientar. É tudo muito quadrado e pra variar uma poça de lava separa a chegada em dois. Logo mais tarde na quarta pista (a última em uma praia) se você derrapar demais cai diretamente no mar fundo. Nesta mesma pista existe uma rampa no meio de uma curva. Se não fosse pelas plantas que colocaram no lado esquerdo eu até diria que é injusto mas logo na última corrida será fácil perceber a vantagem da CPU.
Diferente do jogador humano a CPU vai correr apenas no trajeto e na velocidade que o desenvolvedor quiser. Quanto mais agressivo for mais veloz e mais preciso seus rivais serão. Quando eu vi o meu kart caindo fora da pista em uma curva fechada enquanto o resto parecia estar com as rodas grudadas em trilhos eu percebi a estupidez. Não basta o jogador ser bom, ele tem que fazer o impossível porque a CPU não erra como deveria. Seria isso realmente um trabalho para veteranos do Mario Kart ou seria essa a mais pura injustiça? Deixo a reflexão aos leitores presentes.
Eu vou ser honesto com vocês: eu gostei do mod de hoje. Acredito que ele possui belos visuais e apenas isso já destaca entre as demais modificações. Infelizmente o jogo original se tornou aquele maracujá de gaveta quando o próprio console anos mais tarde ofereceu jogos melhores como Top Gear ou F-Zero. Cara... até esse clone furry aqui é mais divertido do que Super Mario Kart. O único problema do projeto de hoje é a sua desorientação, coisa que no original tem bastante. As curvas são radicais mas ás vezes fica tudo muito estreito e quadrado... não é legal, sabe?
Eu recomendo o projeto de hoje para aqueles jogadores que adoram o clássico mas acima de tudo apreciam belos visuais. A trilha sonora vai soar estranha pra alguns jogadores e algumas pistas irão dar dor de cabeça, principalmente se você jamais zerou o jogo original. Assim como os visuais o conteúdo bônus é interessante, espelhando todas as pistas para aqueles ousados em uma sessão de NG+. De um modo geral é um projeto divertido que acabou se destacando entre os demais. Ah, sim! Parece que os pilotos receberam um upgrade em seus motores.
G R E A T
R A C E
Pontos Positivos:
+ Title Screen maravilhosa.
+ Apresentação visual transmite uma nova vibe.
+ Agora é possível se classificar na sétima posição.
+ Modo espelho deixa tudo igual, mas diferente.
Pontos Negativos:
- As pistas são apertadas e cheias de curvas.
- Saudosistas vão achar a OST estranha demais.
- Hard Mode torna a experiência frustante.
Sugestões:
* Evite repetir os mesmos erros do jogo original.
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Dificuldade: ★★★★☆
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Gráficos: ★★★★☆
Jogabilidade: ★★★☆☆
Trilha Sonora: ★★☆☆☆
Criatividade: ★★★★☆
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Nota final: ★★★★★★★☆☆☆
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Download: ROMhacking.net
De longe a modificação mais visualmente apelativa do joguinho.
Vale a pena jogar um pouco!
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