20/12/2024

Mario Resgata o Papai Noel


Natal é a melhor coisa que existe. Reunir a família para celebrar valores que serão esquecidos em duas semanas é muito especial. Não só os joguinhos reconhecem essa data como ás vezes criam expansões ou segredos natalinos. Até mesmo um jogo insano como Postal possui uma versão especial, repleto de paranoia e jingle bells. Mas já parou pra pensar como existem poucos jogos natalinos feitos do zero?

A hack de hoje foi produzida por Green Jerry em 2019 e após anos de demonstrações compartilhadas finalmente podemos conhecer a versão completa em 2022. Quem não gosta de comemorar o Natal, não é mesmo? A melhor coisa depois do aniversário da gente, olha que coisa. Mas vamos deixar o papo furado de lado porque temos uma resenha para desembrulhar.


A história do jogo não é tão original assim. Imagine que o nosso bigodudo estava pronto para celebrar o Natal com os Toads quando descobriu que Bowser havia capturado o Papai Noel. Não deu nem tempo para trocar de roupa: Mario foi atrás do seu maior rival vestido de bom velhinho. E aí entra um detalhe que gostei bastante, que foi jogar com um Mario com roupa diferente. Acredito que se ele não tivesse vestido assim a imersão estaria comprometida.

O mapa foi a coisa mais linda de se ver. Claro, não espere aqui algo absurdo como já visto em Brutal Mario mas a coisa tá caprichada. É possível ver o tema natalino através dos gráficos usados tanto na decoração como na borda do mapa. No momento em que entramos no primeiro estágio é possível reparar que até a HUD foi editada. A fonte me leva positivamente para 2013 porém a caixa reserva ficou show de bola. Dá vontade até de comer! 


Os gráficos não são revolucionários mas fazem a sua parte. Alguns deles são legais, outros pertencem a outros jogos do bigodudo. Os efeitos especiais criaram uma leve imersão na jogatina, como por exemplo a neve. Não só as decorações são natalinas como boa parte dos inimigos estão preparados para o frio intenso. O que não achei legal foi que ás vezes não dá pra adivinhar se a decoração é sólida ou não. Dava pra escurecer um pouco ou brincar com a prioridade dos gráficos, né?

Por outro lado temos uma trilha sonora básica com seus momentos raros de glória. Boa parte das composições são o que o povo chama de remix, com uma qualidade boa o suficiente para quem utiliza apenas os instrumentos do jogo original. As músicas que merecem destaque por aqui foram composições natalinas (é claro), mas sem esquecer a qualidade dos estágios:
- Planície de Neve 3
- Caverna Frígida 2 (não combinou, mas a música é boa).
- Floresta Gelada 1
- Floresta Gelada 4

Você sabia que tem até o hino da URSS versão natalina no mundo final?
Esse Bowser é uma caixinha de surpresas, meu irmão...


A jogabilidade por aqui não é nada mal. Temos inúmeros estágios horizontais onde o foco é conhecer um inimigo ou obstáculo e chegar vivo até o final. Essa pegada mais JUMP com um foco maior no que chamam de setups ficou popular nessa época, não fico surpreso se o autor tenha se inspirado. No entanto toda essa inovação teve um preço: depois de um tempo fica uma sensação que poderia ter algo diferente no jogo, como por exemplo alguma sessão vertical.

Enquanto alguns inimigos do jogo original receberam uma pele nova para dar a impressão que foram programados do zero percebemos velhos conhecidos como Bumpties, Foo e alguns Cooligans. Os obstáculos são desafiadores, eu diria que 90% da experiência respeita o tempo dos jogadores enquanto os outros 10% são aqueles momentos pra tentar matar o Mario. Um detalhe que não posso esquecer de mencionar é que a hack inteira escorrega, até mesmo em estágios com neve.

Por sua vez os Switch Palaces não são tão importantes assim, mas basta acessar algum deles para perceber a diferença em relação aos estágios comuns. O palácio azul, por exemplo, possui um mini-game estilo Super Mario Land onde é possível pegar bastante vida. Como o jogo vai cansar o jogador lá pelo final do mundo 3 ter um porto seguro alivia um pouco a tormenta que se aproxima. 


Enquanto os castelos são todos iguais por causa do tema aqui os chefes são novos. Ao todo são cinco chefes incluindo o cornudo do Bowser para enfrentar no final de cada mapa. Temos Iggy e Larry, ambos com uma estratégia similar de combate, mas com a diferença que Larry se aproveita da gravidade escorregadia para desviar dos ataques do jogador. Temos também outras participações especiais como Fryguy e Undine, ambos com uma arena apertada mas fácil de serem derrotados.

O mais engraçado é a luta contra o chefão final, Bowser. O desgraçado está no topo da arena esperando que alguns projéteis automáticos horizontais acertem o Mario mas o jogador que não é burro nem nada vai metralhar o desgraçado do koopa com uma chuva de blocos roxos. Sim! Existe um bug gerado por um dos blocos novos que é possível coletar e disparar blocos roxos verticalmente sem qualquer intervalo. Pelo menos o autor tacou música de Touhou na luta final. 


Eu gostei da hack, ela tem enorme potencial. Para falar a verdade se eu fosse o autor da hack eu tentaria quebrar um pouco o conforto de fazer várias fases horizontais com alguma coisa vertical. Todo estágio inicia e termina da mesma maneira: apresente um obstáculo e teste o jogador até perder a criatividade. Foi como se o autor da hack tivesse achado melhor não arriscar tanto para não comprometer a qualidade do projeto. Os obstáculos são interessantes, mas... é apenas isso? 

Você consegue me entender? É tudo muito seguro, é tudo muito confortável. Teve um momento que eu comecei a questionar se o autor fez os estágios do zero porque a semelhança entre alguns deles foi grande. O que não combina tanto com a apresentação do jogo. Temos aqui uma adaptação natalina do resgate da Peach, com várias decorações em meio á neve e gelo. Se o autor tivesse arriscado em tentar tornar a experiência única com certeza a nota seria bem maior.

Eu recomendo a hack de hoje para todos aqueles jogadores que um dia se cansaram de zerar o jogo original e querem algo mais... ousado. Mas não tão ousado, claro, afinal equilíbrio é importante para os puristas. O pessoal do Kaizo vai perceber algumas semelhanças durante a jogatina, obstáculos bem elaborados com blocos tracejados e tudo mais. O autor poderia ter usado melhor a criatividade mas se este é o básico dele então está ótimo. Feliz natal, seus arrombados! XD

FELIZ NATAL
Eu não consigo ler nada nessa imagem.

Pontos Positivos:
+ Mario tá vestido de Papai Noel.
+ O mapa é lindão, bem decorado.
+ Progresso salva automaticamente.
+ Efeitos especiais charmosos.

Pontos Negativos:
- O jogo inteiro é escorregadio... até na neve.
- Chefes diferentes, castelos iguais.
- Algumas decorações parecem objetos sólidos.

Sugestões:
* Um pouco de variação no level design seria ótimo.
* Lembre-se de identificar o spawner inimigo na próxima vez.

----------------------------------------------
Dificuldade:                      
----------------------------------------------
Gráficos:                           
Jogabilidade:                    
Trilha Sonora:                    
Criatividade:                     
----------------------------------------------
Nota final:         
----------------------------------------------
Download: SMWcentral.net

Seria esta a hack perfeita para jogar antes da ceia de natal?
De brasileiro para brasileiro. Aproveitem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça do seu recado. A sua voz é importante para nós!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.