17/02/2025

Banana's Quest


Minha mãe me disse que quando eu era pequeno eu respondi "Não sou macaco pra comer banana" pra alguém. Eu não tinha nem seis anos, você sabe... crianças fazem essas coisas inexplicáveis. Hoje é uma das frutas que mais como, pra você ver a ironia. Falando em banana eu gostava de jogar um exclusivo japonês chamado Banana Prince. Literalmente o príncipe da ilha banana tem a missão de recuperar uma banana gigante. A criatividade dos japoneses jamais decepciona.

O mod de hoje foi produzido e compartilhado na SMWCentral pelo usuário BDgames2023. Aparentemente este é o seu primeiro projeto completo, o que já pode ser considerado uma conquista. O que foi? Não é fácil terminar aquilo que se inicia, ainda mais se você ficar procrastinando. Mas chega desse papo, vamos descascar essa banana de uma vez.


A aventura inicia com a proposta que o nosso carismático homem-banana precisa recuperar algumas sementes mágicas para o café da manhã. Não só temos um motivo para sair do conforto de nossa casa como temos a chance de conhecer um pouco sobre o protagonista. Ele não parece ser aquele tipo de herói que encontramos nos quadrinhos e sim um sujeito carismático que encontrou algo para quebrar a própria rotina. Mas seria essa missão tão importante assim?

A interface do jogo é limpa e dinâmica. Logo durante a introdução é possível ver a nova HUD inspirada em Donkey Kong Country surgir na lateral esquerda. O mais curioso é que a nova statusbar é um sprite que surge apenas quando o jogador coleta alguma coisa. Os poderes agora são representados por uma maça, uma pimenta e a peninha... é uma peninha.

Os melhores momentos visuais do jogo.

Em geral o visual do jogo além de lindo é limpo. A preferência visual do autor mescla artes inspiradas no cartunesco com algo mais robusto, detalhado. Infelizmente será preciso jogar vários estágios para poder testemunhar o capricho já visto na imagem acima. O mais legal disso tudo é que agora estamos jogando com um personagem novo. O desenho da banana é simples, porém funcional.

Desenhar todos os frames do protagonista não é fácil.
Quem é artista gráfico sabe o que é perrengue.

Por outro lado a trilha sonora é uma beleza. Temos uma bela mistura entre músicas de qualidade mediana e outras que parecem ter saído de um CD. Assim como a direção visual o autor procurou repetir e misturar a seleção musical como ele bem entendesse. Não existem novos efeitos sonoros ou qualquer problema no som, logo o jogador não deve se preocupar tanto.


Para a minha surpresa o autor fez questão de introduzir um sistema de cutscenes. Como eu adoro uma boa história fiz questão de ler todas as cenas possíveis. Funciona perfeitamente: o jogador aperta CIMA para avançar a tela e START pra ignorar completamente. Ao contrário de hacks antigas o autor usou praticamente a tela inteira para ilustrar o momento. A posição inconsistente das legendas gera certa estranheza nos jogadores acostumados com tudo certinho no seu lugar.

A história em si é inocente. O nosso herói sai em busca de algo importante, porém ele não faz ideia do lugar correto. Para se orientar ele encontra velhos amigos em busca de informação, mas acaba sendo surpreendido com uma batalha. Quando o seu amigo retorna ao normal é possível ver um pouco da personalidade do protagonista através das interações. Acredito que o autor perdeu uma oportunidade em tornar o vilão um primata ao invés de uma banana azul.

Entretanto o que matou pra mim foi o final. O jogo basicamente termina, retornando para a Title Screen. Eu digo isso para todo mundo que faz esse tipo de projeto cinemático: se você fez uma introdução pro seu jogo deve também criar uma Staff Roll. Recomendo perder esse costume de deixar os créditos em um arquivo de texto dentro do [.ZIP], porque não respeita a apresentação do formato. Imagine se O Poderoso Chefão acabasse com uma tela preta, sem créditos?

No momento em que você não respeita o formato seu projeto vai parecer inacabado.
E o público atraído pela coisa vai sentir a pressão. Se liga!

Esse castelo é o melhor estágio do jogo.
Não se preocupem: o HDMA é mais bonito do que na imagem acima.

A jogabilidade do jogo é tradicional. Durante a sua aventura o nosso herói vai desbravar três mapas com vários estágios. Boa parte dos estágios o jogador faz a mesma coisa, que é chegar com vida no final. A parte positiva é que apesar da linearidade o conteúdo dos estágios exige que o jogador fique sempre em movimento. Em certos momentos o jogo vai ensinar uma mecânica exclusiva tornando a experiência da coisa ainda mais especial.

Como bônus o autor fez questão de criar um estágio exclusivo para uma loja, facilmente acessado através de uma saída secreta no segundo mapa. É possível comprar quatro poderes, cada um com o seu preço. A loja é meio inútil porque a moeda usada é a mesma moeda que colecionando 100 converte em uma vida extra. Entretanto comprar o relâmpago é essencial no último castelo, isto é, caso você não queira abusar do bom e velho "tomou dano, sai correndo".


Eu gostei do jogo, porém não me vejo gravando essa hack em um cartucho de SNES. Não me levem a mal, o jogo possui grande potencial porém a experiência é super tímida. O próprio autor em certo momento pede desculpas pela ausência de um sprite que ninguém se importaria de verdade se estivesse lá ou não. Quando você cria algo tem que arriscar todas as fichas, entendeu?

Essa é a minha dica: seja ousado.
Aposto que o seu público anceia pelo melhor que pode oferecer.

Eu recomendo esta hack para aqueles jogadores que desejam fugir do Kaizo, querem algo mais tradicional. Por aqui o jogador vai ficar saltando bastante, apesar da linearidade minimalista. O protagonista e seus amigos são originais, porém merecem mais criatividade. Eu diria que parece uma hack de 2014 com a qualidade da melhor hack de 2018.


Pontos Positivos:
+ Banana.
+ O protagonista é engraçadinho.
+ Os visuais de alguns estágios são realmente belos.

Pontos Negativos:
- A dificuldade dos chefes varia drasticamente.
- Ás vezes a música não combina com os gráficos.
- O final é anti-climático. Dá medo.

Sugestões:
* Nada a declarar.

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Dificuldade:                      
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Gráficos:                           
Jogabilidade:                    
Trilha Sonora:                   
Criatividade:                    
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Nota final:         
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Download: SMWcentral.net

Se o projeto possui personagens originais já merece uma estrela bônus.
Será que vai ter uma continuação? Seria legal, sabe.

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