14/02/2025

The Ninji Saga


Se tem algo muito legal que virou ícone do que é ser descolado são ninjas. Eles eram espiões que raramente matavam seus inimigos mas graças ao cinema acreditamos até hoje que eles saltavam com suas ninjakens disparando shurikens. Claro, não esqueçam das poses ridículas e as bombas de fumaça. No universo Mario existe um inimigo chamado Ninji, provavelmente inspirado na imagem clássica de um ninja, mas sei lá... vai que ele era pra ser um elefante?

A hack foi feita por The Kins em 2005. O cara deve ter usado outro nome na época, mas isso não importa no momento. Tudo que sei é que ele foi um moderador da SMWna época do guaraná com rolha. Preparem-se porque o ninja vai entrar em cena! *gritos do Bruce Lee*


A história do jogo é legalzinho, vocês já devem ter visto em algum lugar. Era um dia normal na vida do nosso herói quando todos seus amigos sumiram como mágica. Ninji inicia uma jornada épica em busca de seus amigos ao mesmo tempo que ele descobre que os responsáveis são mais poderosos do que ele imagina. Como podem ver o jogo era pra ser uma saga, mas este é apenas o primeiro episódio. Eu disse ERA porque a hack é de 2005, e... bom. Em que anos estamos mesmo? :(

Por ser uma hack antiga as modificações foram limitadas pelo que era possível ser feito na época. O fato que o autor conseguiu inserir gráficos de outros jogos e até editar o HUD para re-posicionar o cronômetro é impressionante. Nesta época eu nem imaginava que era possível fazer esse tipo de coisa com Super Mario World, estava mais preocupado com as correntes do Orkut. Tudo aqui é muito simples pros dias atuais mas impressionantes para a sua época.

"Invasores serão violados".
Me diga se não existe algo mais 2000 do que isso?

A jogabilidade por aqui é bem tradicional. O jogo possui oito estágios curtos, cada um deles fazendo a sua parte pra empurrar a história. O enredo principal é que o nosso herói faz uma visita á um laboratório suspeito no meio do gelo. Uma vez dentro do laboratório o jogador deve fazer alguns testes para que o vilão possa analisar as capacidades do Ninji. Um dos estágios é uma referencia ao clássico Alex Kidd (Master System), mesmo percebendo que o autor se "inspirou demais".

O jogador não vai fazer muita coisa por aqui. Esqueça esse lance de mecânica ou variedade: o negócio aqui é saltar em inimigos pra chegar no final com vida. Não existem cogumelos no jogo, o que significa que qualquer contato com o inimigo é morte na certa. O jogo salva apenas uma vez, na metade. É possível ver entusiasmo e boas idéias por aqui porém o excesso de inimigos nos estágios finais desanimam bastante. A lentidão é sinistra, não estou brincando!


A pior parte de fazer resenha de um jogo não é descobrir que a experiência foi uma porcaria, mas lembrar que você vai ter que dar nota baixa pra alguém. Eu sou um indivíduo que procura sempre enxergar o positivo além do negativo, mas ás vezes parece que o autor não se ajuda. Eu entendo que o autor pode ter criado isso por diversão quando ainda era criança mas isso não invalida o meu argumento. Mozart tinha cinco anos quando fez a primeira música em 1761.

Diga-se de passagem que o projeto de hoje tem boas idéias mas a ausência de uma boa direção afetou a qualidade do produto. Lembre-se: esta hack é apenas o primeiro episódio de uma SAGA. Caso o autor realmente quisesse criar os próximos episódios teria que supervisionar o próprio projeto, além de ter um conhecimento garantido pela experiência. Se você pesquisar por outras hacks do autor vai descobrir que seus projetos compartilham do mesmo problema: elas apenas existem.

Apesar da ROM ter apenas 2MB, considero um desperdício de espaço no PC. Entretanto, estamos falando de um projeto com potencial esquecido ao longos dos anos... até mesmo pelo autor. Não recomendo esta hack para jogadores que valorizam seu tempo ou a experiência de jogo. Se você for uma pessoa curiosa ou simplesmente tem algumas horas pra queimar vale a pena dar uma olhada na hack de hoje. Precisamos de mais jogos com o Ninji, minha gente! :(

Longplay produzida por Self-Made Island.

Pontos Positivos:
+ O protagonista é um Ninji (ele é legal).
+ Experiência curta, perfeita para os curiosos.
+ O próximo estágio começa exatamente onde o anterior termina.
+ Staff Roll é ingenuamente engraçado.

Pontos Negativos:
- Autor não soube o que fazer com tantas idéias.
- Lentidão grotesca em certos estágios.
- Dá pra ouvir o Mario saltar durante a Title Screen.
- Inimigo Bumpty não é intuitivo.
- Alguns estágios copiam o Layout de outros jogos.
- Defeitos gráficos visíveis ao decorrer do jogo.

Sugestões:
* Antes de iniciar um projeto tenha em mente o que deseja fazer.
* Não use todas suas idéias em um projeto.
* Dedique um tempo apenas no controle de qualidade.
* Jamais compartilhe um projeto que você considera estar incompleto.

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Dificuldade:                      
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Gráficos:                           
Jogabilidade:                    
Trilha Sonora:                    
Criatividade:                     
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Nota final:         
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Download: SMWcentral.net

Poderia ser mais épico do que O Senhor dos Anéis mas ficou só na vontade.
Talvez foi melhor assim. Quem sabe?

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