Top 10 - SMW Hacks da Gamma V
Eu gosto de dizer aos meus seguidores que pessoas inspiram pessoas. É um ciclo mágico da criação, você tem que fazer parte pra concordar comigo. Para você ter uma noção, se eu não tivesse jogado The Senate por Fornaxus em 2014 não teria recebido a inspiração necessária dos cosmos para fazer o que faço hoje no Lunar Magic. Se a Gamma V não tivesse feito nenhuma hack eu não teria desenvolvido a coragem pra jogar outros projetos sem savestate.
Uma das maiores críticas do pessoal é que a autora possui um estilo purista, onde o foco é se aproximar da qualidade da Nintendo. Por essas e outras os veteranos acabam zombando que todos projetos dela são iguais. Como criatividade e apresentação é um forte diferencial a lista de hoje vai procurar identificar quais projetos da autora se destacaram ao longo dos anos.
ATENÇÃO:
Listas como essas podem ser atualizadas á qualquer momento.
Basta um jogo recente superar outro presente no pódio.
Qualquer comentário extra deixo á disposição do jogador/leitor.
Vamos ao que interessa:
#10
Super Luigi Land
Vamos começar a lista de hoje com o projeto mais lamentável da Gamma V. Basicamente é uma aventura estrelando Luigi, o que é algo bem legal. Infelizmente o projeto foi longo demais para a autora que acabou sofrendo burnout. Infelizmente foi possível ver o resultado, principalmente quando a dificuldade baixa não apresenta nenhuma novidade. A cereja do bolo foi descobrir que o chefe final é mais fraco que o primeiro chefe. Pelo menos ela tentou.
#09
Mario Wants His Lemonade
As coisas começam lentamente a melhorar por aqui. Esta hack foi literalmente um projeto criado pra autora não ficar sem fazer nada enquanto trabalhava em outro projeto. Por aqui Mario deve recuperar uma limonada através de estágios bem variados. É possível ter uma rápida noção da sua filosofia sobre Level Design, sempre procurando se aproximar do padrão Nintendo. A parte negativa é que a hack simplesmente acaba, e... é isso. Cadê a cena de créditos, meu povo?
#08
Mario & Luigi: Starlight Island Adventure
Essa foi a primeira hack da autora que joguei. É possível ver que eu não estou mentindo porque deixei um comentário ingênuo dez anos atrás. O projeto em si é uma mistura do baunilha com Super Mario Bros 3. Os estágios são enormes e a dificuldade não apresenta perigo, especialmente para os novatos. Não espere nada mirabolante por aqui, apenas uma experiência casual. Mesmo na oitava posição esta hack se encontra em um lugar especial do meu coração.
#07
Super Mario Bros.: Vanilla Islands
Falando em baunilha a próxima hack da lista é uma mistura gostosa de gráficos originais com algumas edições encontradas no Mario Maker. É tudo muito colorido por aqui, o jogo não tem uma história interessante e o foco são os próprios estágios. Se você é do tipo que deseja experimentar algo divertido mas não quer perder tempo esta aventura será perfeita.
#06
Bowser's Cataclysmic Trap
Quem não gosta de uma hack baunilha? Eu gosto. E uma hack baunilha com HDMA? Melhor ainda. Este projeto com enredo simples possui alguns mapas criativos acompanhados de belos visuais, garantido assim uma experiência colorida e divertida. Não é a toa que o povo começou a chamar esse estilo de Vanilla+. O problema desse jogo é que a experiência não traz nada de tão diferente pra fórmula básica do jogo original. Veteranos vão odiar, novatos vão adorar.
O acrônimo da hack é BCT.
Eu não aguento, desculpe... muito engraçado. XD
#05
TEN
Esta hack com uma premissa simples é mais especial para a autora do que para nós. O projeto é na verdade um compilado com os melhores estágios feitos por ela mesma em seus dez anos de SMWhacking. Alguns deles serviram como entradas de eventos, outros foram retirados de outros projetos. Quando o jogador completa a hack o mapa vai revelar a imagem de Optimus Prime para sacramentar uma das paixões da Gamma V. Só faltou aquele monólogo e Linkin Park estourado.
#04
Sendo honesto a coisa começa a ficar interessante daqui em diante. Tatanga's Return é basicamente BCT, excepto com uma temática Super Mario Land. E quer saber? Eu gostei. Qualquer hack que usa um dos jogos mais esquecidos da franquia Mario como referência possui a minha curiosidade. Mas foi a jogabilidade simples que despertou a minha atenção. Não só a experiência é colorida como é amigável, também. Só faltou a física, mas isso aí é outros oitenta.
#03
Super Mario Bros: The Early Years
Esta hack estreia a possível primeira aventura do nosso bigodudo quando tinha doze anos. Como ele era novo nessa época o bigode não estava pomposo, o que justifica o novo gráfico do protagonista. A experiência é super gostosa, com uma premissa de encontrar estrelas para destravar segredos. Com uma apresentação que homenageia SMB e uma trilha sonora interessante The Early Years é uma aventura criativa, tanto para novatos como veteranos.
#02
Bowser's Kaizo Conspiracy
Kaizo Conspiracy recebe este nome por causa da infame popularidade de Kaizo na SMWCentral em meados de 2018-2019. Com cada vez mais pessoas focando em dificuldade ao invés do tradicional café-com-leite surgiu então uma imensa onda de desmotivação entre desenvolvedores casuais. Por aqui Bowser deseja transformar o universo Mario em Kaizo, torturando assim o bigodudo.
Ao contrário do que o nome sugere a hack é tradicional, porém continua desafiadora. Pelo que percebi a autora teve que se esforçar um pouco para deixar alguns estágios mais difíceis do que seus projetos anteriores. A chave de ouro do projeto vai para o fato que é possível coletar Transformers. Quando o jogador visita a coleção é possível se informar sobre os personagens.
#01
Mario Is Missing: Done Right!
Essa hack foi de longe o projeto mais divertido e criativo de Gamma V. A premissa é praticamente um deboche aos infames jogos educativos da Nintendo. Esqueça esse papo-furado de geografia: desta vez Luigi precisa resgatar o próprio irmão das garras do Bowser. Além dos visuais homenagearem aquela coleção All-Stars do Super Nintendo a trilha sonora é fantástica. O mapa é explorável e alguns estágios foram inspirados em locais reais desse mundo cão.
Não só ela é gostosa de jogar como ficou famosa também. Anos atrás um grande conhecido na internet jogou esta hack, alavancando ainda mais a popularidade do projeto. Infelizmente muita gente ainda lida o hobby como uma piada, associando aos homebrews estúpidos compartilhados na internet desde 2001. Mas yeah... vamos parar por aqui antes que eu mude de assunto.
Considerações finais:
Você pode até discordar comigo em relação a ordem dessa lista, mas se tem algo que precisamos concordar é que chegar á esse nível legendário não é fácil. Se fazer um jogo não é fácil, imagine então investir seu tempo em um passatempo? É preciso mais do que paciência para isso, o desenvolvedor precisa realmente gostar do que está fazendo... e aqui está uma prova disso.
Eu conheço várias pessoas que sangram para terminar um projeto decente. Gamma V foi lá e fez o improvável: lançou mais de dez SMW hacks divertidas. Você acha que ela vai parar? Não vai. O seu mais recente projeto, Super Luigi Land 2, já está dando o que falar entre seus jogadores assíduos. Essa energia, esse comprometimento... é a chama que deveria ferver no coração de todos nós.
O Top10 fica por aqui.
Até a próxima, pessoal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça do seu recado. A sua voz é importante para nós!
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.