Boa partes das aventuras estreladas por Mario e seu irmão Mario Verde seguem a mesma receita: Bowser traça um plano perfeito, sequestra a princesa mais importante do universo somente para que os irmãos encanadores mais famosos do mundo possam chutar a sua bunda. Em jogos modernos parece que a Nintendo quer dar á Peach um pouco mais de liberdade e expressão em suas próprias aventuras (o que é bom) mas... sem ela, o que seria de Mario?
A hack de hoje foi produzida e lançada em 2012 por um carinha chamado KennyJ. Não se tem muitas informações sobre esse autor á não ser o fato que ele é das antigas e seu projeto mais recente foi uma Kaizo. Assim como a experiência do mod a resenha de hoje será breve então aperte os cintos porque... bom, você sabe.
A razão pela qual a história acontece é tão simples quanto beber água. Não existe perigo eminente, não existe Bowser... está um dia tranquilo no Reino do Cogumelo. Entretanto Mario ficou de saco cheio da histeria da princesa Peach (eu consigo imaginar-la agindo feito uma criança mimada) e assim como o pai do seu amigo que saiu pra beber enquanto a esposa gritava com os filhos o nosso herói resolveu iniciar a própria aventura... só pra relaxar. Ninguém é de ferro.
E é jogando que a aventura começa. De maneira geral o jogo é separado em duas partes através de sua dificuldade água/vinho. Logo no início tudo é bem fácil ao ponto que o jogador não precisa se preocupar em salvar o progresso. O gráfico é o mesmo baunilha de sempre, com algumas discretas alterações. É possível ver alguns gráficos novos, porém não são os mais bonitos (a torre de gelo é feia). A trilha sonora é clássica: nostalgia garantida para os mais saudosistas.
Entretanto o autor cometeu algumas gafes visuais que podem ser perdoadas se levar em consideração o ano de produção. Primeiro que após uma certa fase Mario não se movimenta automaticamente no mapa (acredite é um erro bobinho de quem começa a fazer SMWhacks) e segundo é a sua Bonus Game. Sério: o autor inseriu um show de luzes que se fosse mais rápido do que já é matava alguém de epilepsia.
Mas é só chegar na metade do jogo que a maré vira, meu amigo. De uma maneira quase que inesperada a dificuldade se eleva. Inimigos posicionados estrategicamente pra te matar, poucas chances pra planejar o próximo movimento e momentos de memorização. Parece que o autor fez o Layout das fases com o R pressionado em mente. Aí o jogador enxerga um buraco enorme e precisa gastar algumas vidas para memorizar a próxima sequencia de saltos.
A batalha contra os dois únicos chefes da hack é uma salada mista de emoções. O siri do deserto é um oponente digno, daquele que o jogador não fica bravo quando perde uma vida ou duas. Agora seguindo as circunstancias o chefão do castelo de gelo é sacana demais. Primeiro que a arena tem espinhos no chão. Segundo que a fase inteira é escorregadia (eu entendo). Mas o que explica o fato que as bombas lançadas por ele não dão sinal de quando vão explodir?
A parte mais frustante da experiência, na minha visão, foi o mapa de gelo. Eu juro por tudo que é mais sagrado que eu vou dar uma voadora na pessoa que fizer uma fase escorregadia na neve (neve não é gelo pra escorregar) cheia de buracos e vários blocos 16x16 pra você tentar saltar enquanto os inimigos cospem fogo na sua cara. A última vez que eu vi coisa parecida foi em uma hack japonesa e meu irmão... não é pra todo mundo. É tipo Lost Levels, mas hardcore.
Minha experiência com este projeto foi como um relacionamento abusivo. Primeiro você se apaixona, fica encantado com o que tem e imagina que o futuro será ótimo. Porém não demora muito você percebe que a vida não é um mar de rosas e talvez no fundo ela/ele realmente não goste de você. No fim você descobre que sim, ela/ele realmente não gosta de você e ainda por cima te bate. Mas como o seu emocional está tão ferido pensar que continuar sofrendo será melhor do que não ter ninguém... mas no fundo você sabe que não é verdade. Mas que droga de referência é essa, Morganah? Bebeu?
E assim como um relacionamento abusivo a pessoa precisa de ajuda pra cair fora. Felizmente eu tive forças para entender sozinho que esta hack não é pra casar e sim, apenas uma aventura de verão. O jogador que se aventurar por aqui esperando algo sério vai se deparar com uma bela imperfeição mas que no fundo realmente não se importa com as críticas. No fim do dia é apenas um mod de Super Mario World e talvez todo esse papo furado nem faça sentido. Morganah???
Eu não encontrei outra forma de me expressar sobre a experiência.
Acontece, eu acho. ¯\_(ツ)_/¯
Não sei se dou risada ou se choro.
Pontos Positivos:
+ Jogo bem curtinho.
+ Gráficos coloridos e charmosos.
Pontos Negativos:
- A segunda metade fica difícil de um jeito inesperado.
- Final do jogo é um chute no saco pra quem não se divertiu.
Sugestões:
* Poderia indicar melhor os momentos em que precisamos apertar R.
* Sabe a Bonus Games? Não faz mais aquilo. :/
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Dificuldade: ★★★★☆
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Gráficos: ★★★☆☆
Jogabilidade: ★★★☆☆
Trilha Sonora: ★★☆☆☆
Criatividade: ★☆☆☆☆
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Nota final: ★★★★★★☆☆☆☆
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Download: SMWcentral.net
A sua reação a respeito do final vai variar de acordo com a sua experiência.
Eu ainda tenho pesadelos com o mapa de gelo. :(
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