Peach Is Missing

Super Mario World ROM hack

Saudade. A palavra mais perigosa, mais usada nessa nova era em que pessoas preferem relembrar algo que já passou do que viver o presente. Mas isso é uma luxúria pois a vida é feita de memórias e só vive quem se lembra delas. E o que poderíamos fazer em relação á isso? Jogar uma hack de quase 10 anos atrás, principalmente se esta for uma hack para jogadores tradicionais, que fogem de Kaizos.

Hoje farei uma análise de Peach Is Missing, hack produzida faz muito tempos atrás por Aurel509. Projeto esse que ficou marcado em minha memória negativamente porque justo quando estava zerando o mundo 1 da hack meus dois gatos haviam morrido inesperadamente. Eu fiquei tão triste na época que nunca mais toquei na hack... bem, até hoje. Será que as más lembranças afetarão a análise? É o que veremos por hoje.


Assim como o próprio nome da hack, o projeto é bem simples: Mario precisa salvar Peach mais uma vez, sem a ajuda de seu irmão Luigi (porque sempre deixam o coitado de fora?). A hack possui 8 mundos, um deles é especial. É possível achar certas saídas secretas em algumas dela que levam o jogador para esse mundo que serve como atalho para o último mapa... que é o desgraçado do Koopa. Essa é uma das poucas hacks que usa esse gráfico aqui pro mapa.

O mais básico da jogatina é que o sistema de vidas está presente. E não apenas isso, o jogo também salva o seu farming de vidas (o que é bom). O autor inseriu também uma HUD peculiar da época, inspirada em DKC. Por boa parte da jogatina ela desaparece, ressurgindo ao coletar alguma coisa (ou morrendo). Aliás: aqui você tem tempo infinito pra buscar segredos e outras coisas. Parece que o autor buscou certa influencia em jogos de exploração, o que é legal.

 

Os gráficos são bons (não são maravilhosos, mas bons) porém achei que faltou mais polimento. Alguns mapas e fases possuem HDMA e se você não tacar alguns patches o treco vai sumir ou gerar um show lendário de foto-sensibilidade. Boa parte dos gráficos são bem datados, mas de um ponto positivo dá pra imaginar o ano em que foi lançada por causa deles. Nessa época Gamma V lançou gráficos inspirados em SMB3 que foram usados por muita gente na comunidade.

A trilha sonora por sua vez é boazinha. Ela não é ruim, pelo contrário, possui vários sucessos como Styla e a INFAME-DESGRAÇADA Here We Go!, só que o dilema está na qualidade do port. Quase todos eles parecem usar tecnologia AM4, o que é algo rústico para os padrões atuais. Se você é um daqueles que não se importa com música (contando que não exploda o emulador) então pode ficar sossegado que aqui é só alegria.

Pra você sentir a pressão, o jogo tem música de Undertale.
Undertale tem quase 10 anos, meu amigo. Tempo voa.


Algo que gostei foi que quase metade das fases tinha uma mecânica, algo peculiar pra fazer. Uma hora você está dando pulo carpado em inimigos que flutuam... outra hora, desbravando um castelo congelado com uma flor de fogo. O único problema de tudo isso é a execução: o autor cometeu alguns erros bobinhos de amador que ironicamente passou despercebido por algum moderador da SMWC. Eu digo isto porque na época moderação era rígida e qualquer besteira reprovavam seu trabalho.

As arenas dos chefes são ingênuas, mas criativas. Mesmo que você encontre o seu inimigo em um cubo retão parte do chão vai ter alguma coisa pra te matar. Um exemplo é a batalha contra o Boom Boom com seu chão de espinhos. O único problema é que nem sempre o jogo vai entender os movimentos dos chefes, fazendo com que eles desapareçam e você precise resetar/morrer. Vou logo avisando que a batalha final contra o Bowser é broxante.
 
Por alguma razão alguma coisa sempre acontece nas batalhas contra chefes.
Seria isso algum tipo de maldição?

Em geral a hack é mediana, ela não é tão hardcore. Se ela for difícil então a causa é a execução ingênua de suas idéias. O jogo começa e vai até a metade variando entre fases normais e difíceis (chega ser até chato) mas quando você chega no mundo 5, meu amigo... aos poucos o jogo começa a inventar situações de arrancar cabelos. Tem uma fase no último mundo que se você não relaxar e pensar um pouco não avança... literalmente!

O castelo final é aquela coisa de louco. Pra começar a hack te lembra que é velha quando a música que usaram pro castelo final é essa (você provavelmente já deve ter cansado de Brutal Mario á esse ponto) mas nada contra porque essa música é épica. O maior meme do castelo são seus quebra-cabeças, exigindo habilidades loucas do jogador (como subir uma trepadeira agarrando uma mola verde). Para veteranos da comunidade isso é moleza, agora se você começou ontem... é melhor você se preparar pra muita loucura.

Por falar nisso, o jogo tem bastante backtracking.
Se procurar a saída carregando um item não é sua praia, só lamento...


Sabe o que essa hack me lembra? Da minha primeira hack, lançada também á quase 10 anos atrás. Você vê: no começo o desenvolvedor só quer se divertir, ele fica eufórico com qualquer novidade e quer apostar todas as fichas pra compartilhar algo divertido e memorável. Se ele tiver habilidade (e um pouco de sorte) é capaz do seu primeiro trabalho conquiste a confiança de novos jogadores... mesmo que o que se fez não foi a melhor coisa do mundo.

Exatamente isso que vejo aqui. Eu vejo sangue, vejo paixão, inocência.
Eu vejo um produto de alguém que se divertiu (espero), um produto do próprio tempo.

Eu não tenho certeza se recomendo essa hack ou não. O que posso afirmar é que o autor teve idéias boas que se perderam no buraco negro da "Minha primeira vez". Tem fase que dá vontade de jogar novamente, outras o jogador nem quer mais ver. Não é um projeto monótono: sua variação se destaca mas erros ingênuos lembram o jogador que nem todo mundo nasceu sabendo e é preciso errar pra aprender. 

De qualquer forma, uma hack interessante que merecia ser refeita.

Que saudades dessa época...

Pontos Positivos:
+ Hack longa com fases curtas.
+ Level design variado, desafiando reflexos do jogador.

Pontos Negativos:
- Algumas fases possuem lentidão sem nenhuma razão aparente.
- É possível ficar travado ao lutar contra alguns chefes.

Sugestões:
* Seria bom saber diferenciar visualmente decoração de espinhos.
* Um remake tornaria essa hack melhor do que ela já é.

----------------------------------------------
Dificuldade:                      
----------------------------------------------
Gráficos:                           
Jogabilidade:                    
Trilha Sonora:                  
Criatividade:                    
----------------------------------------------
Nota final:         
----------------------------------------------
Download: SMWcentral.net

Um projeto que errou na medida que acertou.
O único problema dessa análise é que repeti bastante palavras. :/

0 comentários: