Super Mario Starlight

Title screen da SMW hack

Existem muitas hacks na comunidade... umas delas são fáceis, outras são difíceis. Algumas delas são a mesma coisa de sempre, com um plot menos original do que um jogo da Nintendo... mas outras, meu amigo, são gemas preciosas á serem descobertas. Você vê: a muito tempo atrás o pessoal tinha um apego enorme em hacks com história e personagens originais. Tanto é que alguns clássicos envelheceram bem ao ponto de nem precisarem de remake.

Mas chega de papo: está na hora de voltar ao presente.
E se engane quem pensa que a hack de hoje não é espacial.
 
Cutscene do projeto

Super Mario Starlight é o mais novo projeto produzido por Hendog30. Se você é um daqueles que compartilha um amor pelas estrelas então esta hack curta irá despertar a sua atenção com um tema espacial. Seu objetivo aqui como herói é fazer um favorzinho á um Toad amigo, visitando diversos lugares em busca de fragmentos cósmicos (ehem... Yoshi Coins). Á princípio o sujeito quer apenas reconstruir uma estátua retro do nosso herói mas a história esconde algo á mais...

Quais são seus reais motivos? Será ele o vilão? Onde vivem, como se alimentam?
Até porque se eu contar vai perder a graça, não é mesmo?

Mas agora vem a melhor parte do jogo que é a proposta da gameplay. Se lembram de caçar estrelas pra abrir portas no bom e velho Mario 64? Pois bem, aqui é praticamente a mesma coisa. Mario inicia em um HUB com vários canos e blocos que impedem seu progresso caso não tenha Yoshi Coins o suficiente. Cada porta leva pra uma fase bem linear, mas com um level design que vai provocar seus reflexos, só pra testar se o jogador está dormindo ou não.


O autor pensou em tudo, tanto na jogabilidade das fases como no HUB. Pensa que vai ficar perdido procurando porta? Nah, meu amigo, aqui a fase principal possui milhares de segredos e mini-games para você caçar as Yoshi Coins mais fáceis (ou seriam, as mais difíceis?) do jogo. Você vai se deparar com experimentos que deram errado, caminhos falsos em paredes e salas que precisam de uma senha secreta pra serem acessadas. Mas calme-se, a senha está na própria fase.

Além disso, temos salas especiais como Fliperama do Phanto (se você vencer o game recebe uma Yoshi Coin) e o barzinho do Crobat (The Hangover-verse confirmado?) que te dá poderes mais fortes de graça em troca de uns tragos e confissões amorosas. Claro, não podemos nos esquecer do Shy Guy que manja dos mapas: ele te mostra o Layout da área em que você está e que moedas pegou. Que capricho, minha gente! Faz tempos que não jogo algo assim.

Apesar do jogo ter 30 Yoshi Coins á serem coletadas é possível zerar com o mínimo que é 15.
Finalmente alguém jogou Mario 64 e entendeu como o sistema das estrelas funciona.

Mario bebendo cerveja em um bar
"Manda mais uma, Seu Jorge... o nome dela é Valdemar."

Se você pensa que só porque o jogo é linear que as fases seram fáceis está enganado, meu amigo: aqui o bicho vai pegar. O autor do projeto usou tudo que tinha á seu favor da maneira mais criativa possível, gerando momentos inesquecíveis. Apesar da hack não ter chefe (quero dizer, ela TEM mas a batalha não é como se imagina...) o jogador vai interagir com vários sprites e mecânicas curiosas, tanto dentro das fases como no próprio HUB.

Sua apresentação gráfica, entretanto, mistura gráficos originais com outros já conhecidos pela comunidade. Não é de hoje que um visual inspirado em uma certa hack seja novidade, mas preferências são preferências (pessoalmente não acho grande coisa, gosto mais de gráficos ripados de outros jogos, mas... eh). Eu entendo perfeitamente que o autor procurou não se arriscar tanto, buscando manter uma essência mais Mario Maker, mas senti ausência de variedade no começo.

Em outras palavras é como se o jogador entrasse e saísse da mesma fase sempre. 
O layout pode até mudar, mas o ambiente custa a sair dos trilhos, entende?
 

Infelizmente a trilha sonora não é grande coisa. Ela é legal, mas parece uma banda de garagem lançando um Ep que deu certo (é minha percepção como ouvinte, eu não sei teoria musical o suficiente pra dar dicas melhores). Entretanto, o autor acertou em cheio em algumas delas. A música utilizada nos créditos e a outra durante um certo momento são bonitas. As fases de suspense também são imersivas, não tenho o que reclamar.

Eu acredito que essa hack vai agradar tanto o público que busca idéias malucas no SMW como aqueles que fogem de Kaizo, mas ainda sim querem mais do que só gameplay: eles querem algo tradicional, com um enredo e personagens originais. Obviamente os personagens parecem OC de Super Mario mas tudo isso continua sendo uma manifestação da criatividade do autor. Por ser curta a gameplay é um pouco mais focada em ação/reflexo, mas a diversão não fica só nisso.

Super Mario Starlight é um projeto que me surpreendeu.
Quem sabe a comunidade não aposta em mais projetos criativos como esse no futuro, eh?

Screenshot assustadora de SMW hack
Encerramos por aqui com um momento creepypasta.
Porque toda hack tradicional merece um rio de sangue (adoro).

Pontos Positivos:
+ Level design variado, desafiando reflexos do jogador.
+ Uma experiência curta, mas bem criativa.
+ Lore.

Pontos Negativos:
- Impossível usar start+select, obrigando o jogador a vencer ou morrer.
- Soundtrack pode não agradar alguns públicos.

Sugestões:
* Fases poderiam ter um tema mais variado.

----------------------------------------------
Dificuldade:                      
----------------------------------------------
Gráficos:                           
Jogabilidade:                    
Trilha Sonora:                  
Criatividade:                    
----------------------------------------------
Nota final:         
----------------------------------------------
Download: SMWcentral.net

Um projeto super criativo, com certeza o jogador ficará surpreso com o que verá.
Poderia ter uma apresentação melhor mas o que vale é o conteúdo. Genial.

0 comentários: