Tsunami Island

Era uma vez a quase dez anos atrás acontecia o grande wipe da SMWC. Após passarem poder demais para os membros comuns alguém bancou o engraçadinho e deletou todas as hacks arquivadas (agora você sabe porque não deletam mesmo que o autor queira). Após esse choque o pessoal foi aos poucos voltando a mandar hack para lá, principalmente hacks do tempo do Brutal Mario. Mas não é sobre esse incidente que venho falar hoje e sim, de uma certa hack.

Tsunami Island é um projeto baunilha desenvolvido por Prometheus em meados de 2008, alcançando certa fama por ser a primeira hack á ser publicada na SMWcentral após o incidente já mencionado. A análise de hoje dá pontapé inicial para uma série de análises de hacks antigas a fim de avaliar a evolução histórica da comunidade.


A premissa da hack produzida em 2008 é bastante simples: o jogador controla Mario em mais uma aventura baunilha* por 8 fases super longas. Para a nossa alegria as fases são variadas e em nenhum momento Mario ficará parado. O jogador pelo caminho vai entrar em um cano e sair pelo outro, com um tema cada vez mais aleatório (imagine entrar em uma caverna e sair no céu). Cuidado redobrado em lugares apertados, dano é inevitável.

*Baunilha é o termo que a comunidade modder se refere ao jogo original sem qualquer modificação extrema. No máximo apenas layouts e cores são editados.

Uma das coisas que eu achei interessante no level design é que o autor pensou em caminhos de acordo da habilidade do jogador. Vamos supor que você viu um pedaço da fase e arriscou um shelljump... adivinha o que acontece? Dali em diante você enfrenta uma rota tão infame que faria youtubers darem rage de mentira pra ganhar dinheiro. Trechos apertados com munchers e danos imprevisíveis (quem mandou ser o bonzão) fazem uma alusão ao clássico Kaizo Mario.


Se você é alguém que curte um mistério ou sair atrás de poder pra conseguir avançar no jogo (sim, estou olhando pra você, Zelda) então você vai curtir as ladainhas que o autor deixou na hack dele... ou não. Quero dizer, os segredos foram tão bem guardados que ele foi obrigado á deixar um arquivo de texto com um detonado da própria hack. Eu diria que um terço dos segredos é intuitivo mas tem coisa que desmotiva o jogador (principalmente as saídas secretas).

E isso que não mencionei o lance, o pega-ratão do castelo final. Mario precisa ativar os 4 blocos tracejados ao longo da aventura pra abrir caminho para o trono real do Bowser. "Ah Morganah, mas eu não gosto de sair atrás de botão colorido, só quero zerar a hack e pronto". Perfeito, entendo perfeitamente... mas aqui o "objetivo opcional" é obrigatória: não ativou os blocos, não zera o game. Pelo menos o trecho do castelo vai mudando conforme você ativa os blocos.

"Me contaram que você gosta de Kaizo Mario 1."

Infelizmente Tsunami Island não obteve o mesmo sucesso de Return To Dinosaur Land. Ambas hacks apresentam uma premissa baunilha similar (estender a experiência original) mas a nossa velha amiga aqui acabou sofrendo com excesso de idéias e uma execução até que confusa. Tem muita coisa acontecendo ao ponto que o jogador não sabe se leva á sério ou se continua jogando seriamente, principalmente para encontrar segredos.

É muito difícil recomendar essa hack para alguém se não for pelo fato que ela sobreviveu o grande wipe. Ela é criativa e o autor deu o sangue por ela mas a execução de suas idéias acabam se tornando nada mais do que decente. Se você for um speedrunner ou apenas curte mistérios então ela será um prato cheio... agora o resto quem sabe vai preferir jogar outra coisa (e de preferência, chocolate).


Pontos Positivos:
+ A primeira hack a ser lançada após o grande wipe da SMWC.
+ Premissa de fases longas e variadas agrada por ser uma hack baunilha.
+ Segredos estão escondidos á sete chaves.

Pontos Negativos:
- Dicas são conhecimento comum pra quem zerou o original.
- Level design é interessante, mas desengonçado.
- Segredos estão escondidos á sete chaves.

Sugestões:
* Redução de trechos claustrofóbicos seria ótimo.

----------------------------------------------
Dificuldade:                      
----------------------------------------------
Gráficos:                           
Jogabilidade:                    
Trilha Sonora:                  
Criatividade:                    
----------------------------------------------
Nota final:         
----------------------------------------------
Download: SMWcentral.net

Uma hack clássica e decente que desperta a curiosidade de muitos pela sua posição, mas que após meia hora percebe-se uma ausência de tempero graças ao baunilha. Infelizmente hoje em dia ninguém mais aguenta baunilha puro.

0 comentários: