World Of Illusion

Super Mario World ROMhack

Houve uma época muito louca que Kaizo era pecado. O povo da comunidade associava esse estilo com algo feito nas coxas, tão ruim como Chaos CompleXX (ao ponto que era proibido mandar pra moderação). Não que fosse realmente ruim, mas essa categoria de dificuldade não estava pronta o suficiente pra atrair tanta gente como se viu depois de 2018. A sacanagem começa quando pessoas misturavam as bolas, confundido dificuldade extrema com algo injusto.

Hoje temos em nossa mesa uma análise de uma dessas hacks que passou despercebido e só sobreviveu ao tempo porque a moderação da SMWC teve a dignidade de aceitar na época. Jogada por "muitos" e comentada por poucos hoje eu decifro (por conta própria) se brincar de Túnel do Tempo tem lá seus espinhos.


Produzida em 2008 pelo mesmo autor da demo de Azure Chaotic temos aqui hoje World of Illusion, uma hack que promete fortes emoções para aqueles que tem receio do inevitável. Segundo a descrição oficial, o autor queria compartilhar essa hack completa para ter certeza se o level design dele estava bom o suficiente. Porém este fato se contradiz uma vez que você começa a ler as mensagens dentro do game preparando o jogador pra uma dificuldade além do injusto. Como se não bastasse o autor ainda provoca o jogador (estilo IWBTG) pedindo pra arregar.

Mais do que isso, o jogo é uma roleta-russa. Se você ignorar a abrupta dificuldade da segunda fase (muita gente quitou ali, eu aposto) eu diria 1/3 das mecânicas são boas o suficiente para serem re-utilizadas em hacks modernas. Quebra-cabeças com ON/OFF, blocos que ficam sólidos com Ex-animation e chefes baunilha com HP maior são bons exemplos das idéias do projeto. Agora o que não falta são idéias tão ruins que infelizmente ficaram para trás. Quer um exemplo? Imagine uma fase apertada com espinhos com Auto-scroll fast.


Graficamente é uma hack baunilha com bastante edições, tanto nas cores como nos gráficos. Algumas fases possuem cores questionáveis (como a imagem abaixo) mas outras possuem uma vibe bacana (como o quarto frame da imagem acima), eu gostei. As músicas são as mesmas do jogo original logo não é um detalhe importante. Importante é lembrar que a jogabilidade é... bom, não foi feita para corações fracos.

Primeiro vamos deixar claro que todas as minhas análises que faço para Nintendo Purple são puras, isto é, sem uso de savestate/rewind/insira uma trapaça aqui. Mas quando eu me deparei com a dificuldade da hack eu fui obrigado á criar uma exceção. Ainda se naquela época existisse Retry Patch pra aliviar o chute no saco que o jogo te dá cada vez que você morre por um desafio injusto que ele mesmo criou, mas não... parece mais um teste de paciência do que um jogo.

Bem... o autor avisou o jogador no começo que ia ser barra pesada.
Mas mesmo assim... poxa! :(


Sem querer ofender o autor da hack mas a minha experiência foi a pior possível e mesmo que eu entenda que exista pessoas que adoram dificuldade em games não consigo recomendar esta hack. Primeiro que a dificuldade aqui não é real, eu diria... 4/5 da hack é puro cheap. Apesar de ser curta (34 saídas, vejam só) parece que dura uma eternidade, principalmente se você não tem a paciência ou a habilidade necessária pra engolir o que o autor colocou na mesa.

Eu imagino que se você for alguém que busca um desafio hardcore (mesmo que seja injusto, porque são todos sadistas) então gastar mais do que 10 horas nisso aqui será um prazer. Agora se você for um jogador com sanidade e apenas quer se divertir... recomendo passar longe disso. Você pode até jogar por alguns minutos pra ver como é mas caso você não se divirta eu tenho certeza que nunca mais vai querer chegar perto disso aqui. Sinceramente? Não está perdendo nada.

Que péssima hora pra uma gauntlet...

Pontos Positivos:
+ Metade das idéias são interessantes.
+ O autor se arriscou com as cores de algumas fases.
+ Perfeito pra gravar seu amigo passando raiva.

Pontos Negativos:
- A hack é injusta propositalmente e ainda zomba do jogador.
- Dificuldade inspirada na visão distorcida de Kaizo da época (injusto = engraçado).
- Envelheceu tão mal quanto maracujá de gaveta.

Sugestões:
* Sem comentários...

----------------------------------------------
Dificuldade:                      
----------------------------------------------
Gráficos:                           
Jogabilidade:                    
Trilha Sonora:                  
Criatividade:                    
----------------------------------------------
Nota final:         
----------------------------------------------
Download: SMWcentral.net

Definitivamente uma experiência que você jamais irá esquecer.
Sempre bom viajar no tempo através de hacks antigas e agradecer pelo que temos hoje.

0 comentários: