Just Blob


Houve uma época muito legal na comunidade (que não presenciei) que o pessoal mais criativo teve a brilhante idéia de fazer hacks de SMW usando personagens originais. Inúmeras hacks surgiram porém boa parte delas acabou virando apenas uma demonstração com hype. Mas antes de Sicari conquistar o coração da galera em 2013 existia uma bolha vermelha chamada Blob.

Hoje mesmo (eu quis dizer AGORA) vamos conferir uma análise feita por mim mesmo de Just Blob, sucesso carismático produzido em 2008 e lançado super oficialmente em 2011 por TheDutchLuigi. Se a minha memória não me engana a hack de hoje foi a primeira hack completa com personagens originais publicada na SMWCentral. Mas chega de papo-furado: prepare o seu coração pois essa hack esbanja carisma, causando fortes emoções no coração da mulherada.


A hack é extremamente simples: você controla uma bolha vermelha chamada Blob e é seu dever derrotar o chefão final. Por que? Não faço ideia (apesar que o bolo no castelo seja referência á um jogo mais antigo que a própria hack.) Outra referência que consegui pegar foi um miado de gato japonês (coisa de weeb) escrito no mapa mas esse meme já cansou muita gente. Falando em meme vocês se lembram disso aqui? Não é Rick Roll, eu juro. :)

A apresentação da hack vai além. O visual dá a entender que o jogo se passa em um caderno escolar, como se um aluno criativo qualquer tivesse desinteressado na aula. Se a minha percepção estiver correta então os gráficos deixam um pouco á desejar. Talvez se o autor tivesse mais habilidade na época poderia executar algo mais Yoshi Island ou Kirby Dreamland 3 (ambos possuem um visual mais desenhado e infantil). Menção honrosa pro pillow shading.

A trilha sonora tem alguns sucessos e curiosamente de games que possivelmente inspiraram o autor do projeto. Por aqui vamos contemplar obras de arte desde isso e isso aqui até a mais legendária de todas (muito poderosa pra internet) PORÉM o que mata é a qualidade do port. Você sabe, hack antiga demais, era Zsnes... tem tudo pra dar errado. Para a nossa sorte emuladores modernos não explodiram dessa vez mas acostume-se com músicas baixas demais.

Não que isso vá matar alguém, claro.
Ou será que vai? O_O


O jogo em si não é difícil mas certas decisões do autor vai fazer o jogador dizer "Yeah, isso foi feito em 2010". Pra começar o jogador controla um sprite 16x16 que salta mais alto que o Luigi e todos os inimigos são seus clones. Alguns deles são inofensivos (como os cinzas) mas os azuis requer mais atenção pois na mesma fase pode haver que alguns deles sejam blindados. Em outras palavras o jogador só sabe quem é de mentira no pega pra capar, entendeu? Bichão é brabo.

As fases são divertidas e boa parte delas giram em torno de saltar em lugares bem altos. Em algumas fases é possível coletar corações que recuperam o seu HP (que inicia com três) porém o jogo é tão fácil que não vale a pena arriscar um hit pra recuperar-lo em seguida. Algumas fases usam blocos novos, como Wallkick e Shatter Block. Esse último bem utilizado devido ao fato que Blob consegue explodir esses blocos com cuspe. Bom, parece cuspe.

O chefão final (quero dizer ele é o único) não só é um cavaleiro como é um cubo azul sagaz. Ele surge após Blob cair em sua armadilha (lembram de Portal?) partindo sem questionamentos para uma batalha alucinante. Seus movimentos são rápidos e ele lança outros Blobs azuis contra você. Por mais que pareça desafiador o jogador ainda possui um sistema de HP pra compensar assim a batalha se torna mais fácil. Olhando novamente eu não entendi a razão daqueles blocos de Wallkick.


Eu diria que é uma hack que facilmente se diferencia das demais. Ela tem carisma e sua jogabilidade gera entretenimento o suficiente para que os erros amadores sejam perdoados. Dá pra ver claramente as intenções do autor e suas idéias foram executadas respeitando o seu limite. Mesmo que seja considerado um projeto simples ainda é lembrado carinhosamente pela comunidade como "a hack que tem o cenário de caderno e o protagonista é uma bolha vermelha".

Recomendo essa hack para todos jogadores. É verdade. Se você consome Kaizo diariamente então essa hack vai te deixar um pouco aborrecido já que ela é bem fácil. Agora se você consome hacks mais casuais então vai gostar bastante (se ignorar os inimigos posicionados estrategicamente pra te matar). É uma curta experiência que visualmente não chama tanta atenção como Bonny e Stranded, mas hey... Just Blob não é uma demo.

Você consegue morrer nos créditos.
Você consegue morrer nos créditos.

Pontos Positivos:
+ Just Blob.
+ Estética de caderno de desenho.
+ Jogabilidade simples, mas divertida.

Pontos Negativos:
- Parece mais uma demo do que hack completa.
- Pulos cegos são inevitáveis.

Sugestões:
* Experiencia poderia ser maior mas curto e grosso tá bom. :)

----------------------------------------------
Dificuldade:                      
----------------------------------------------
Gráficos:                           
Jogabilidade:                    
Trilha Sonora:                  
Criatividade:                    
----------------------------------------------
Nota final:         
----------------------------------------------
Download: SMWcentral.net

Eu não sei você mas eu chamo ele de Amoeba.
Sabe o que é? A massinha de brincar. É massa.

0 comentários: