Mario's Mystical Garden


Apesar de serem bonitas eu jamais parei pra analisar a beleza das flores. Tudo começou quando eu presentei uma amiga com uma rosa vermelha quando eu tinha dez anos. Parando pra pensar agora, flores carregam um valor realmente místico. Quem conhece sabe o que estou falando... porque eu não sei. Se você me levar pra um jardim e pedir o nome de dez flores eu vou ter dificuldade de identificar no máximo umas cinco. E nem me lembre de ervas porque pra mim é tudo pasto.

Hoje farei a análise de uma hack lançada em 2011 por um carinha muito maneiro chamado 2dareduck. E você sabe porque? Porque historicamente patos são irados. Alguns suportam coelhos desprezíveis e outros enfrentam cachorros durante caça ao pato... eles são sobreviventes, meu amigo! Bom, sem mais delongas vamos ao que interessa. Hi, I'm daisy!


A história é muito simples. O irmão do nosso herói ficou doente e a única coisa que pode curar-lo é a essência de uma flor rara. Mas para isso Mario vai embarcar em uma jornada em um jardim místico (daí o nome, cabeção) para poder salvar a vida da pessoa mais importante na vida dele. Pelo caminho o jogador vai encontrar inimigos dinâmicos bem chatos, referências ao jogo do macaco burro e participação especial do Sonic. Tudo isso em questão de 2 dias (mas na vida real é praticamente meia hora até porque a hack é bem curta). Aguenta firme, Luigi!

A apresentação é limpa e organizada. A primeira coisa que o jogador percebe é a qualidade da Title Screen, que... não é grande coisa (pelo menos o gráfico do Mario). A Status Bar foi editada pra remover informações não utilizadas pelo jogo, dando uma sensação diferente. Mario não possui quaisquer habilidade nova e Yoshi aparece de graça apenas em uma fase (e morre lá mesmo, pobre bicho). Para a minha surpresa o jogo não enrola o jogador: como não possui mapa uma fase termina e outra começa. Infelizmente o progresso reseta após a tela de The End.

Se a tela principal já é feia, imagine a primeira fase...
Mas não se preocupe, vai melhorar!

Não permita que as primeiras impressões negativem o seu julgamento. As primeiras 3 fases possuem sim um gráfico amador e colorido (o que pode afastar quem preza por bons gráficos... tipo eu) porém tudo isso lentamente muda após o surgimento de Sonic. O jogo começa a usar resources extraídas de outros jogos, fazendo justiça a maior inspiração do projeto que é Donkey Kong Country. A trilha sonora é boa mas sofre da qualidade dos ports da época. Não espere nada tão lindo ao ponto de gravar em um CD porque o que se ouve por aqui tava mais do que bom pra época.

O que prende o jogador mesmo é a criatividade e a execução de suas idéias. O jogo inteiro foca em um aspecto mais plataforma mas desafia o jogador com algumas mecânicas pra quebrar o marasmo. Em uma fase você está procurando água no deserto e em outra está rebimbando em vespas gigantes. O jogo em si não é difícil, apesar de que certas duas fases distantes uma da outra exijam mais cautela do jogador... sabe como é, precisão é tudo na vida. O chefão final me pegou de surpresa mas não aparenta ser tão difícil como se imagina. É questão de paciência.

Não disse? :)

Eu não vou mentir que desde 2014 eu passei longe dessa hack. Como jogador a primeira fase me causou uma péssima impressão que fez dar valor ás hacks da Gamma V. Entretanto a minha visão mudou após eu iniciar esse projeto de analisar hacks de Super Mario World pra Nintendo Purple. Como eu fui "forçado" a re-jogar eu descobri um potencial que naquela época não havia enxergado. Realmente não é um projeto que vai criar fãs mas não se pode negar que alguém se esforçou por aqui e fez o que foi possível pra criar uma experiência bacana... apesar de feia.

Essa hack está longe de ser boa o suficiente ao ponto de mandar fazer um cartucho repro (até porque todo mundo usa Flashcarts) mas eu recomendaria ao pessoal apenas para dar uma segunda chance ao projeto. Quem ama Kaizo vai pirar o cabeção em alguns momentos mas não ao ponto de pedir em casamento. Os mais casuais podem até gostar, principalmente se são fãs de DKC e nem imaginavam que era possível dar skip na primeira fase do Minecart.

Oh, minha nossa...
Luigi finalmente conseguiu realizar o sonho da casa própria!

Pontos Positivos:
+ Experiencia curta, direta ao ponto.
+ Cada fase possui algo diferente pra se fazer.
+ Chefão final é simples mas criativo.

Pontos Negativos:
- Apesar de limpo os gráficos são bem feios.
- Apesar de boas as músicas tem qualidade mediana.
- Ex-Animation vai mostrar a idade.

Sugestões:
* Consistência gráfica é importante.

----------------------------------------------
Dificuldade:                      
----------------------------------------------
Gráficos:                           
Jogabilidade:                    
Trilha Sonora:                  
Criatividade:                    
----------------------------------------------
Nota final:         
----------------------------------------------
Download: SMWcentral.net

Um exemplo antigo do famoso "não julgue o livro pela capa".
Será que um remake seria possível? Não custa sonhar.

0 comentários: