Buried Treasure


Eu me lembro bem quando era criança e estava conhecendo esse lance de arqueologia. Aqui no Brazil existia uma revista por assinatura chamada Recreio que acabou me introduzindo nesse lance de esfregar o pincel no osso pra remover a terra. Era mágico. Não muito tempo depois meu pai assistiu comigo a trilogia Indiana Jones e foi quando me questionei se aquele velho com chicote era realmente o herói por capturar tesouros de civilizações perdidas. 
Mas eh, "achado não é roubado" pelo visto...

Hoje vamos desenterrar um tesouro produzido e lançado por CaseP. Pra quem não se lembra do figura foi ele que venceu um evento de Halloween com uma tal de The Haunt. Então se sua memória não te enganou ainda prepare-se pra uma aventura mais do que especial. Vamos nessa, irmão!


Essa hack é um daqueles projetos em que o autor forçou o cérebro pra escrever toda uma lore. Tudo começa quando Mario resolve explorar alguns mistérios no deserto e sem ele saber acaba se metendo em várias confusões egípcias. Não só ele vai ter que se virar com quebra-cabeças em catacumbas gigantes como deve enfrentar vilões prontos pra comer o couro do bigodudo. O jogo parece curto (julgando pelo mapa) mas após 30 minutos o jogador é surpreendido com 1 hora de conteúdo. Pensa que será fácil? A aventura apenas começou.

Durante a primeira parte da hack Mario acaba se perdendo do seu objetivo. Para sua sorte ele encontra um vilarejo incomum povoado por mutantes opressivos. Eles vivem em casinhas de madeira frágil e sobrevivem de duas formas: coletando destroços de outros mutantes ou vendendo coisa roubada para estrangeiros (só que é raro). Quando Mario surge aquele povo acredita que ele possa derrotar o líder dos seus inimigos, porém ao sobreviver á uma armadilha dele mesmo Mario é convocado para uma prova decisiva que irá testar suas habilidades e preparar-lo para o pior.

Aí o jogador pensa "Puxa vida, tem mais?".
Pois é. Se você não curtiu a experiência até aqui então tenho más notícias... pra você.


A segunda parte do jogo começa com Mario pegando um trem que (adivinha) é saqueado por bandidos da pesada. O trem começa a atirar pra todo lado como defesa então Mario deve chegar até o maquinista com segurança. Ao chegar no destino correto Mario enxerga uma cidade pegando fogo, atualizando seu objetivo. Ele só não contava que pelo caminho iria cair em outras catacumbas, dessa vez bem mais perigosas e enormes. As fases por aqui começam a ficar longas (cada checkpoint tem 300 segundos) e os quebra-cabeças repetitivos cansam o jogador.

Quando eu falo em repetitivo eu digo que o autor investiu tanto na mesma ideia de exploração. Em algum momento de qualquer fase Mario precisa encontrar uma Springboard ou um P-Switch. Se isso te dá calafrios então senta na cadeira porque é basicamente na hack inteira. Se nós lembrarmos que daqui em diante as fases se tornam massivas repetir a mesma receita acaba se tornando uma faca de dois gumes: tem gente que vai adorar e odiar na mesma proporção. A parte positiva disso tudo é que o jogador tem a chance de prosseguir de um jeito não proposto pelo autor.

E isso se torna possível se você já sabe fazer shelljump.
Sabia que aprender o básico iria servir para alguma coisa, hehe.

Toma aí a sua Lore semanal.

O departamento gráfico arrasou por aqui. Todos os Tilesets tem temas semelhantes relacionados á desertos e pirâmides mas boa parte deles possuem um cuidado na pixel-art. Acredito que se deve ao fato que pertencem á outros jogos como Megaman X3 e Magic Boy. Existe raros momentos em que o gráfico de terceiros surge, desta vez com uma qualidade mais amadora (ex: estátuas de cachorro) pra lembrar a sua pessoa que este projeto é uma SMW hack. Existe uma certa variação com o uso de cores saturadas e mortas, bem típico do criador da The Haunt.

O único deslize dos gráficos é que não existe qualquer indicação de segredos, nem sequer um contraste entre o chão que tu pisa (Layer 1) e o chão que se move atrás (Layer 2). Veja bem: eu entendo que essa hack foi feita pra quem zerou La Mulana de cabeça pra baixo mas por favor ninguém é bola de cristal pra adivinhar que existe muros falsos. O pior disso é que perto do fim do jogo os quebra-cabeças obrigam o jogador á achar essas passagens secretas pra pegar alguma coisinha besta. Realmente se o jogador não tiver paciência só procurando detonado no Youtube.


Agora as músicas é um caso de sentar na cadeira e refletir. Sim, elas agregam uma certa imersão no jogo porém as vezes sua repetição pode acabar incomodando alguns jogadores. Por exemplo: você controla um aventureiro que passa mais tempo entrando em tumbas do que na superfície e toda santa vez tem que ouvir ISSO (um tema curioso pra cavernas, mas que funciona). Quando acontece aqueles momentos de ação o jogo toca música de Castlevania... o que pra uns é engraçado pra mim é a coisa mais legal do mundo.

Espera aí... como assim vocês não conseguiram passar da primeira fase?
Ahhh, claro!

Essa hack aqui é super antiga. E quando eu digo que ela é super antiga eu quis dizer que ela foi feita pensando no emulador que todo mundo usava na época: MALDITO ZSNES. Não só isso deve explicar os estouros da primeira e segunda fase como explica também o excesso descomunal de lentidão durante boa parte dos stages (naquela época pra evitar lentidão o jogador tinha que editar a config do emulador). Atualmente para evitar os estouros usando o Snes9x basta acionar uma hack no próprio emulador que permite simular um treco do Zsnes. Viu só? Ninguém pega vírus.


Se você é daqueles que adora jogar uma hack nova pra enfrentar chefes novos então você vai se deliciar por aqui... isto é, se você não for um jogador exigente demais ao ponto de ficar com raiva e aprender ASM. Apesar da qualidade não ser grande coisa o autor conseguiu se virar com os sprites disponíveis pela comunidade na época. Mario terá que enfrentar um Thwomp que recebe dano com explosão, um Koopa bombado que dá soco no chão e a participação especial do Master Hand. A semelhança entre todos eles? Estremecem o chão e fazem você congelar de medo.

Mas não pense que será moleza. Lembre-se que esta é uma hack antiga, logo a hitbox não será perfeita como se imagina. Até porque quando se desenvolve um projeto com resource pública de terceiros o autor tem que ser grato por estar fazendo alguma coisa, só falta no caso fazer o melhor que pode. O chefão final precisa de uma combinação de blocos para ser encontrado e até lá o jogo te manda dar uma volta infernal em busca do tal segredo. A batalha contra o tal chefão é simples, mas descomunal. Se o objetivo foi causar um impacto então missão cumprida.


Se lembram do povo mutante que vende carga roubada? Pois é, eles são mais importantes do que você imagina. Isto porque existe uma relação entre o sistema de loja e o novo sistema de HP. Ao contrário dos jogos tradicionais aqui o nosso herói possui um sistema adicional que permite que ele receba 3 golpes antes de cair durinho no chão (como se fosse Zelda), garantido assim uma vantagem nas inúmeras fases longas que o jogo apresenta ao jogador. Se for preciso uma dessas lojas vendem corações e outros poderes á preços exorbitantes.

Porém é aí que o jogo erra na minha visão. O autor perdeu a incrível oportunidade de vender corações que não só recarregam o seu HP, mas que também possam expandir-lo. Sim! Pra que jogar com 3 corações se enfrentar o chefão final com 5 não seria mais radical? Isso não só facilitaria para os mais casuais como também incentivaria o pessoal á explorar as fases em busca de segredo. Bem... vai ver não era possível na época? Nem todo mundo entende de ASM logo não é uma obrigação pra um projeto não renumerado (mas que seria muito legal seria, não é?).


Toda essa conversa nos leva ao último tópico que muitos nem sequer prestaram a devida atenção: segredos. O jogo possui tantos que o autor deixou um arquivo de texto com um gabarito para aqueles que roeram as unhas tentando adivinhar. Curiosamente o autor os escondeu de uma maneira ingênua porém eficaz (igual SBP). Quem é que vai descobrir, jogando pela primeira vez, que existe um cano secreto na primeira fase que libera o caminho pra segunda parte do jogo? E quem vai perceber que o Layer 2 sobe ativando um bloco medíocre no teto?

O jogo possui três chaves que infelizmente não sei pra que diabos servem (não encontrei nenhuma e não estou a fim de procurar) mas acredito que tenham relação com outras três salas do piano. Não faço ideia de como pode agregar á lore então só posso deduzir que seja algum tipo de easter-egg ou conteúdo endgame. A maneira como o jogo acaba é tão repentino e hollywoodiano que dá a entender que fazer 100% é o único caminho pra enfrentar o verdadeiro chefão. Se está pra nascer alguém que chegou até o fim, imagine alguém que conseguiu o final verdadeiro.

Sinceramente eu acredito que o fato que boa parte dos NPCs conversam com você esconde que alguns deles passam dicas importantes através de enigmas. Porém não é nada óbvio: aqui o jogador tem que ter bola de cristal pra adivinhar que um zé ninguém contando suas aventuras com seis anos de idade tem ligação com a senha que leva ao chefão final. Esse tipo de coisa lembra uma época que certos jogos pra DOS exigiam que o jogador derretesse o cérebro pra adivinhar maneiras realmente idiotas de se obter progresso. Geralmente eram jogos estilo Point And Click.


Cara... que experiência! Mesmo com toda essa repetição na jogabilidade a hack é muito criativa. Em um mar de "Salve uma princesa" temos uma homenagem sincera á filmes de aventura. É raro ver uma hack hoje em dia com mapa no deserto imagine então dedicar uma hack inteira! Fora que o autor planejou a história com muito carinho apesar de suas limitações da época. Infelizmente os bugs de áudio e a lentidão recorrente envelheceu bastante o projeto. Quem sabe um dia não role um remake fiel ao original? Eu faria questão de jogar tudo novamente. ^w^

Eu recomendo essa hack para o pessoal que adora mistérios, conversar com NPC e muita lore. Oh, você cresceu jogando aqueles Point N' Click? Então você se sentirá em casa com todo esse lance de experimentar até descobrir pra que serve. Se você ama Kaizo ou apenas busca dificuldade tenho certeza que vai morrer de tédio logo na terceira fase porque o foco aqui é backtracking. É um projeto criativo mas não foi feito pra ser zerado com pressa. Paciência é uma virtude!

3-6-2-3-1
Não precisa me agradecer.

Pontos Positivos:
+ Lore.
+ Jogo focado em exploração e resolver quebra-cabeças.
+ Aventura perfeita pra quem curte Indiana Jones.

Pontos Negativos:
- O som estoura logo na primeira fase.
- Quebra-cabeças podem exigir demais de quem tem pressa.
- Jogo parece enrolar o jogador com ausência de variedade.

Sugestões:
* Quebra-cabeças poderiam receber uma maior variedade.
* Mínima indicação em certos momentos seria ótimo.

----------------------------------------------
Dificuldade:                      
----------------------------------------------
Gráficos:                           
Jogabilidade:                    
Trilha Sonora:                  
Criatividade:                    
----------------------------------------------
Nota final:         
----------------------------------------------
Download: SMWcentral.net

Ironicamente esta hack acabou permanecendo enterrada nas areias do tempo.
Parece que a arte imita a vida, não é mesmo.

0 comentários: