The Lost Woods


Já parou pra pensar que quase todo jogo de videogame acontece alguma coisa importante dentro ou perto de um bosque ou uma floresta? Isso mesmo. Ás vezes a sua imensidão confunde até os mais bravos dos exploradores, obrigando-lhes a usar o seu manual de sobrevivência. E se você não possui um manual em mãos? Use o seu tutano, meu amigo. Florestas são mágicas e na maioria das vezes o intruso é você. Imagine um mundo sem árvores (se pelo menos elas dessem Wi-Fi).

A análise de hoje será de uma hack lançada por KING em meados de 2012.
Vamos? Sim, então vamos.


O plot é a coisa mais simples do mundo: Mario se perdeu na floresta. Agora o jogador (que é tu) tem o dever de direcionar o próprio encanador para a sua linda casa vermelha. Por mais que seja simples me lembra aqueles momentos quando você joga Minecraft e acaba explorando o local e, como não possui uma cama pra salvar o esconderijo acaba por passar a noite dentro da terra como um foragido internacional. 

Por falar nisso... poxa, o que estão fazendo com aquele jogo? 
Tá perdendo a identidade. Ahem--

O jogo inteiro se passa em uma floresta. Pra evitar a monotonia o desenvolvedor tentou usar gráficos diferentes para mostrar ao jogador que Mario estava se deslocando lentamente. Em geral os gráficos são bonitos (com exceção da floresta da Gamma V) e a adição de uma fonte nova pra HUD deixou tudo um pouco mais diferente. A trilha sonora por sua vez tem música populares pra época porém antigas o suficiente pra fazer o seu emulador explodir.
Quem poderia prever isso?


A dificuldade é alta: já no começo Mario tem que evitar pulos cegos e vários inimigos rápidos e pontiagudos. As fases em geral são abertas, possuem uma liberdade no movimento da câmera porém o uso das Munchers restringe a locomoção obrigando o jogador a ter cuidado onde pisa. Pra compensar a dificuldade as fases são bem curtas (mais curtas que as originais) o que causa um gostinho amargo de "Quem fez isso estava com pressa?". As Yoshi Coins não possuem nenhum incentivo para serem coletadas, logo acabei ignorando completamente.

O jogo não possui nenhum sprite novo se não for o próprio chefão: ele mesmo, Wood Man. E se você é um fã de Megaman que adora ação e muitos tiros... eu só lamento. Aqui o chefão anda lentamente, alternando entre triste e com raiva (parece até o Keanu Reeves). Se você é experiente já percebeu que estamos lidando com o infame Noob Custom Boss, uma das resources mais infames já feitas na comunidade. O usuário que tiver controle total dessa criatura pode criar as mais diversas aberrações que em geral acabam sempre fazendo a mesma coisa: cuspir muita marreta e perseguir o jogador.


Vamos imaginar que a experiência desse mod seja um salame. Ao invés de ser um daqueles salames bem grossos que a sua avó corta no café da tarde parece mais uma tripa de carne ressecada pendurada no açougue. The Lost Wood possui uma premissa simples mas infelizmente causa a impressão que foi feita ás pressas, se possível em um final de semana. As fases são curtas demais e não existe um motivo maior pra jogar-las novamente. Infelizmente não existe nada extraordinário ou criativo pra destacar este projeto dos demais. Pode até ser diferente mas é tudo muito básico.

O que é uma pena porque a hack tem potencial. Já imaginou as bizarrices que poderia acontecer dentro de uma floresta? Faltou um pouco mais de audácia por aqui. De qualquer forma não é possível recomendar essa hack á ninguém, a menos que o jogador seja curioso o suficiente pra ver o quão doce é o mel. É um projeto que ficou pelo caminho e possivelmente não vai agradar nem os amantes de Kaizo muito menos os casuais, principalmente quando ambos perceberem que "tem coisa faltando". Se você é do tipo que deseja perder tempo com algo satisfatório... quem sabe na próxima.

Acabou? Era só isso?

Pontos Positivos:
+ A trilha sonora é legal de ouvir (quando funciona).
+ Hack mais curta do que se imagina.

Pontos Negativos:
- Level Design interessante, mas pulos cegos atrapalham.
- A experiência em geral não é memorável.

Sugestões:
*Nada á declarar.

----------------------------------------------
Dificuldade:                      
----------------------------------------------
Gráficos:                           
Jogabilidade:                    
Trilha Sonora:                  
Criatividade:                    
----------------------------------------------
Nota final:         
----------------------------------------------
Download: SMWcentral.net

Uma hack curta que carrega uma pequena chama de potencial.
Infelizmente parece que o autor acabou se perdendo também...

0 comentários: