Por acaso você já encontrou certa vez algum material super wild? Selvagem ao ponto de ficar olhando para aquilo e se perguntar se o artista tem problema na cabeça (coisa que faço normalmente). Então houve uma época em meados de 2001 que jovens atraídos pelo sujo e irrelevante (ou simplesmente almas inocentes) compartilhavam paródias de videogame cheias de palavrão e violência em alguns sites na internet. E pensar que acesso irrestrito á internet em casa causaria nostalgia? Que mundo louco nós vivemos, não é mesmo. Sorte a minha só fui ter internet em casa depois dos meus 16 anos.
Mega Mario World 2 - Awakened Power é um desses projetos. Produzida por Yoshi3706 em 2019 e finalmente lançada este ano (quando iniciei esta resenha a hack ainda estava em moderação na SMWCentral.net) é uma hack tradicional que causou aquele alvoroço na comunidade. Se você está por fora de tamanha infâmia prepara a cadeira que lá vem bomba.
A história do jogo é bem simples: Mario pediu pro seu irmão Luigi ficar em casa enquanto ele impedia um massacre na vila dos Toads só que (adivinhem) era uma armadilha. Bowser surge cuspindo fogo e incinera o seu rival. Enquanto o nosso herói agoniza o desgraçado do Koopa faz o seu monólogo sádico. Luigi então pressente algo estranho e vai ver o que tá rolando porém chega tarde demais: o seu irmão estava mortinho da silva.
Luigi não soube lidar com a perda do irmão e acabou caindo em depressão. Ele evitou salvar os outros pra ficar em casa chorando e comendo sorvete, o que gerou alguns quilos á mais. Certo dia o espírito do seu irmão apareceu em sua frente (ou seria uma alucinação?) pedindo pra que ele se vingasse. Não só isso como Mario pediu também pra ser enterrado ao lado de Bowser só pra poder atormentar-lo no pós vida. E é assim que a hack começa...
O jogo possui 9 mundos sendo que 3 deles (na verdade é uma ilha enorme) são secretos. O jogador controla Luigi em busca da sua sonhada vingança porém conforme ele avança ele percebe que o mundo inteiro está contra ele. Toad, Yoshi, Wario... poxa, até a Daisy foi corrompida pelo Bowser! Conforme o jogador destrona um chefão de mapa (que por sinal são criativos) uma cinemática surge explicando o que vai rolar em seguida.
Após o quarto mapa o enredo toma um caminho que ninguém esperava. O jogo começa a revelar coisas importantes, coisas que ninguém imaginava que apesar de continuarem sérias acabam por sua vezes realmente deixando um ar meio pateta. As reviravoltas são criativas (e sem querer até engraçadas) mas acredito que pra quem começou levando o jogo á sério talvez não leve mais... mas pra alegria de muitos o absurdo não termina.
Mas o que torna o mundo secreto especial? Seria uma Star Road? Nada disso. Basicamente os mapas secretos servem como destinos extras para o jogador. Em um deles você vai pra uma Boo House que garante muitos poderes novos. Outro caminho literalmente te leva pro sofrimento eterno (o que dá entender que o final ruim é inevitável jogando normalmente). Isso matou completamente os jogadores que imaginavam que era possível encontrar um final bom... até porque não existe final bom nessa hack. Eu sei que o autor seguiu a lore á risca mas um pouco de esperança seria bom.
Entretanto encontrar saídas secretas será um sacrifício, principalmente se você é um daqueles que corre pro final da fase quando acha difícil demais. Algumas saídas secretas são fáceis de serem encontradas caso o jogador entenda a estrutura do jogo mas outras irão exigir habilidade já que geralmente as fases mais difíceis são aquelas que possuem um ponto vermelho no mapa. Mas agora você me pergunta: "Por que investir nas saídas secretas se não existe final bom?". Então, pois é... não sei. Vai que você é um daqueles que coleciona 100% em tudo?
Adivinha onde estou nessa imagem.
O autor caprichou tanto na apresentação visual como na sonora. Os gráficos apesar de diferentes possuem uma certa consistência em seu estilo. Se você zerou Mega Mario World vai reparar certa semelhança em algumas fases, principalmente na fase secreta onde o jogador volta no tempo. Os gráficos são lindos (na maioria) mas achei bizarro o fato que espinhos e decorações se misturam com o cenário. Permita-me explicar com maiores detalhes, sim?
Imagine que você está jogando uma fase de caverna e se depara com vários ossos saindo do chão. A primeira coisa que o jogador deduz é "os ossos são sólidos" só que ao se aproximar percebe-se que é tudo decoração. Assim acontece também com espinhos que possuem a mesma cor do chão. Geralmente espinhos tem uma cor mais vibrante/quente pra indicar perigo (é recomendado escurecer decorações pra evitar isso).
Se é pra criticar o jogo de maneira direta seria o fato que o autor teve dificuldade em elevar a dificuldade em fases da metade do jogo em diante. Como pode ser visto em algumas imagens desta resenha é muita coisa acontecendo que pobre bicho se esquece do que era pra estar fazendo e do lugar que o Mario está na fase. Por deboche do destino isso tem mais chances de acontecer em fases que possuem uma saída secreta. O que é um problema pra quem passa sufoco normalmente (eles apenas querem terminar a fase e não retornar jamais).
Por outro lado a trilha sonora é maravilhosa. Ela não é perfeita mas boa parte dela possui instrumentos novos (samples) o que acaba ocupando belo espaço da ROM. Não só é possível ouvir música de outros jogos como Super Metroid como diversos remixes produzidos por esse cara aqui. Ás vezes vai surgir alguma música do jogo original só pra quebrar o clima, mas acredite: não vai ser a única coisa estranha na hack. Qual foi a última vez que você testemunhou relacionamentos carnais entre espécies diferentes em um jogo? Uso abusivo de anabolizantes? Pois é, meu amigo.
Muita coisa pra sua cabeça?
Espera até ver o Yoshi laranja que apoia genocídios.
Eu diria que a experiência de modo geral foi... uma experiência. O jogo começa abordando tópicos sérios com situações até que realistas (engordar após perder alguém e ter medo de não saber viver sem essa pessoa) mas após a metade do jogo o que era sério se revela cada vez mais absurdo. Foi criativo? Eu concordo. Faz tempos que não encontro um material tão absurdo desde o dia que joguei TOTAL OVERDOSE no PS2. O problema aqui é que nem todo mundo vai entender a mensagem que o autor quis passar mas ficamos felizes que ele terminou mesmo assim.
Se você é um daqueles jogadores tradicionais não espere descanso. Por aqui os inimigos vão fazer o que for preciso pra te matar. Jogadores com uma maior habilidade vão achar interessante mas mesmo assim corre o risco de reclamarem da ausência de folga. Pra quem gostou de Mega Mario World o jogo de hoje vai causar muita estranheza. Como se fosse água e vinho, entende? A situação escalou rapidamente sem nenhum aviso. Pois é: tem quem goste.
Pontos Positivos:
+ Uma hack com história? Em 2023? Nice.
+ A jogabilidade é bem variada, com poder novo e tudo mais.
+ Conteúdo criativamente questionável.
Pontos Negativos:
- Blocos gigantes perturbam a VRAM.
- A dificuldade é artificialmente alta.
Sugestões:
* Dá próxima vez coloque um Disclaimer se é paródia ou não.
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Dificuldade: ★★★★☆
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Gráficos: ★★★☆☆
Jogabilidade: ★★★☆☆
Trilha Sonora: ★★★★☆
Criatividade: ★★★★☆
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Nota final: ★★★★★★★☆☆☆
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Download: SMWcentral.net
Esse é o tipo de coisa que você não sabe por que existe mas agradece mesmo assim.
Luigi Bombado vs Bambam quando?
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