Mario's Ruined Seclusion

Imagem
Se existe um detalhe bobinho para o pessoal mais novato não querer cair de cabeça no mundo do SMWhacking é o medo de achar que todas hacks são iguais. E quando digo iguais me refiro ao receio de baixar uma hack bonita mas com uma dificuldade extrema ao ponto de acharem que é kaizo . Por essas e outras esse pessoal acaba ou jogando as hacks da Gamma V ou se divertindo com o jogo original. Selo purista de qualidade, meus amigos! Se você faz parte desse grupo não tenha mais medo. A resenha de hoje é de uma hack produzida e compartilhada pelo até então BlueSheep123 . O cidadão está á quase 10 anos na comunidade e só lançou esse jogo? Que coisa, minha gente. Seria possível uma hack ser bonita e ao mesmo tempo divertida? Seria possível expandir a qualidade Nintendo original? É o que veremos agora. Como podem ter percebido na imagem acima o autor não precisou pensar muito para que a aventura se tornasse real. Basicamente tava tudo normal quando Peach desaparece e aí você já viu. Mario agor

CastleMania


Se tem uma franquia que conquistou o meu coração foi Castlevania. Pra quem um dia estudou em uma escola cristã o fato que o jogador pode derrotar forças impuras arremessando rosários mágicos em monstros era algo bem cool pra mim. Infelizmente até hoje não tive a oportunidade de zerar nenhum jogo da franquia, isto é, se você ignorar aquele desenvolvido pra GBA cujo o primeiro chefe é um esqueleto azul gigante. Mas chega de papo!

A modificação original de hoje foi produzida e compartilhada na internet por xMANGRAVYx. Se você não conhece o sujeito saiba que ele é o mesmo autor da famosa trilogia kaizo Smoked Fish And Cabbage. O que será que acontece quando um Kaizo Maker tenta produzir algo mais tradicional?
Será que fica difícil demais? É o que veremos agora.


A hack de hoje para início de conversa é uma bela mistura entre dois universos: Mario e Castlevania. Por aqui Mario não precisa se preocupar em salvar princesas, mas em apenas derrotar o seu maior inimigo que se encontra na torre mais alta de um castelo que simplesmente surgiu do chão após o céu ficar vermelho como sangue. Ao contrário do clima descontraído da Nintendo aqui a parada ficou séria de verdade... bom, pelo menos nos olhos do nosso herói.

A interface sofreu uma mudança drástica. Todas informações desnecessárias pelo autor foram removidas, deixando apenas o novo contador de vida. O jogador inicia sua aventura com apenas um (dos três disponíveis) mas conforme encontra poderes acaba por encher até o limite. Infelizmente não é possível encontrar itens que incrementem o máximo de corações, principalmente quando alguns jogadores consideraram a experiência difícil demais.


Ao contrário do primeiro Castlevania em que as fases estão conectadas em um estilo que lembra Super Mario Bros. o autor achou melhor apelar pra um mapa mais Castlevania X. Ficou bom, apesar de que poderia ser bem melhor caso a apresentação fosse mais apelativa. A ausência de ícones caveira e um HDMA no cenário do mapa são bons exemplos. A borda agora em 16:9 dá uma nova cara para o mapa apesar que o nome dos stages esteja mais difícil de ler.

A estrutura de cada fase funciona mais ou menos assim: Mario avança como três ou quatro salas cheias de inimigos para só então enfrentar um chefe. Nenhuma novidade, certo? Em geral é tudo muito reto com algumas salas mais abertas pra fazer aquela diferença. Os inimigos das duas franquias parecem ter unido forças já que é possível ver Goombas e Medusas na mesma fase. Para a minha surpresa os chefes são fáceis... inclusive o último.

Seria o chefe final uma referência a Kaizo Mario?
Quem sabe...

Isso foi apenas a primeira fase.

Como podem ter visto na imagem acima se tem algo que deixou muito a desejar foram os gráficos. Pessoalmente o 8-bit me traz boas lembranças e muitos jogos atualmente fazem justiça, entretanto o que o autor tentou fazer não foi lá tão legal assim. A combinação de um chão simples com cenários realistas causa uma estranheza em jogadores mais experientes. Se lembram quando o povo misturava os cenários do Donkey Kong Country com o chão do SMW? Pois é.

A trilha sonora por sua vez possui qualidade superior aos gráficos. Logo na Title Screen somos recebidos com um remix que apenas Hooded Edge poderia fazer. Entretanto conforme o jogador avança de estágio é possível perceber uma certa diversidade artística, uma vez que algumas músicas estão bem mais altas do que as outras. Eu sei que balancear uma soundtrack composta por vários autores é bem chato mas o jogador não merece ficar surdo, poxa! :(


Por fim a jogabilidade é bastante arcaica. Como a premissa é homenagear um jogo de NES é óbvio que iriam incluir o infame fator cheap. Praticamente tudo que consegue te matar com um golpe se recusa a morrer. Pra você ter ideia: a água é na verdade lava, os espinhos são Kaizo Blocks e alguns inimigos são imunes á bolas de fogo. Como se não fosse o bastante a terceira fase introduz um trecho extremamente apertado, com espinhos no teto e saltos precisos.

Para evitar que os jogadores xinguem a mãe do autor foi incluído então no pacote (.ZIP) uma versão chamada EASY MODE. As diferenças são mínimas, destacando o fato que agora é possível salvar os estágios individualmente na tentativa de reduzir a frustração do jogador. Entretanto o autor escondeu algumas referências malucas em cada fase. Esse tipo de coisa parece ter virado febre nos últimos anos. Será que você encontrou todas as imagens? Porque só encontrei duas.


Acredito que a hack de hoje é um bom partido para alguém que deseja jogar algo diferente ou simplesmente não é tão exigente assim. É um projeto cheap (tem gente que gosta) com uma combinação visual que seria aceita vinte anos atrás, mas hoje? Muito estranho. Por outro lado a trilha sonora é boa e os segredos agregam um certo valor replay ao projeto. Mas se tem algo que eu poderia dizer ao autor é que inspirado em fan-game ou não o projeto teve potencial pra ser muito, mas muito melhor do que se tornou. Permita-me que eu explique a situação.

No momento em que você se inspira em algo já existente duas possibilidades ficam disponíveis: uma delas é fazer idêntico ao jogo original. A outra seria se inspirar neste material porém oferecer ao público algo que eles jamais viram. No momento em que você faz uma conversão de um jogo medíocre mas não conserta nada a qualidade final vai ser medíocre. É inevitável. Agora se você possui a visão necessária é possível sim transformar algo ruim em excelente. Caso contrário o seu projeto vai se tornar "mais um" e isso não é o que queremos, certo?

De qualquer forma, seus esforços valeram a pena.
Quem sabe você não produz uma continuação no futuro?

Seria este jogo inspirado no primeiro Castlevania ou em Super Mario XP?
Deixo o critério aos meus caros leitores.

Pontos Positivos:
+ A proposta da hack é genial para o Halloween.
+ Trilha sonora de Castlevania. Quer mais?
+ Segredos engraçados bem escondidos.

Pontos Negativos:
- Combinação gráfica afeta negativamente a jogabilidade.
- Efeitos sonoros entram em conflito com algumas músicas.
- Referências são realmente obscuras.

Sugestões:
* Seria legal incluir alguns poderes de Castlevania.
* Vidas infinitas deixariam o jogo menos frustante.

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Dificuldade:                      
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Gráficos:                           
Jogabilidade:                    
Trilha Sonora:                  
Criatividade:                    
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Nota final:         
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Download: SMWcentral.net

Um projeto cheio de boas intenções. Infelizmente entregou apenas o básico.
Experiência nostálgica para alguns, frustante para outros.

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