Mario's Ruined Seclusion

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Se existe um detalhe bobinho para o pessoal mais novato não querer cair de cabeça no mundo do SMWhacking é o medo de achar que todas hacks são iguais. E quando digo iguais me refiro ao receio de baixar uma hack bonita mas com uma dificuldade extrema ao ponto de acharem que é kaizo . Por essas e outras esse pessoal acaba ou jogando as hacks da Gamma V ou se divertindo com o jogo original. Selo purista de qualidade, meus amigos! Se você faz parte desse grupo não tenha mais medo. A resenha de hoje é de uma hack produzida e compartilhada pelo até então BlueSheep123 . O cidadão está á quase 10 anos na comunidade e só lançou esse jogo? Que coisa, minha gente. Seria possível uma hack ser bonita e ao mesmo tempo divertida? Seria possível expandir a qualidade Nintendo original? É o que veremos agora. Como podem ter percebido na imagem acima o autor não precisou pensar muito para que a aventura se tornasse real. Basicamente tava tudo normal quando Peach desaparece e aí você já viu. Mario agor

#thathack


Você pode não acreditar mas jogos são maravilhosos. Quero dizer, video-games são maravilhosos. Parece até um velho de cem anos dizendo isso mas "no meu tempo" os jogos uniam a gurizada. Dava pra entender um pouco mais da outra pessoa pela quantidade e os tipos de cartuchos que os pais compravam. A melhor parte era ter amigos que emprestavam os jogos pra você na sexta, assim os seus pais não precisavam gastar com uma nova. Hoje em dia, com o avanço da internet e a função multi-jogador, os jogadores se encontram cada vez mais distantes e solitários. Ah! Os bons tempos...

A hack de hoje foi produzida e compartilhada na SMWC pelo infame Levelengine. Se você não conhece o cara ele era tipo o Angry Video Game Nerd da comunidade internacional de SMW. Sabe aquele vídeo de quase 10 anos onde ele lista as piores modificações de Mario World? Pois é, ele mesmo. Me pergunto o que aconteceu com ele... bom, acontece! Sem mais delongas, vamos ao que interessa.


Começamos a resenha comentando sobre a curiosa proposta da hack. Certo dia outro membro da comunidade criou um evento de level design no qual os participantes deveriam produzir uma mini-hack de Super Mario World. Por alguma razão o autor não pensou em um nome interessante então tacou um hashtag pra ver se bombava na internet. Se lembram quando o Twitter não incomodava ninguém? Pois é, faz muito tempo. A primeira vista não parece nada demais mas considero até criativo quando se descobre o que levou o autor a colocar este nome.

Como é um projeto pequeno temos aqui doze estágios que em teoria não possuem nenhuma conexão com algum plot mirabolante. O foco por aqui é o próprio level design, com fases bem apertadas. Facilmente o jogador se verá em situações desafiadoras que vão testar suas habilidades. Não é nada tão injusto como se imagina mas pode acreditar que jogadores mais casuais vão usar bastante o poder reserva. Ao contrário de hacks modernas que apelam pra uma demonstração de ASM a hack de hoje oferece usando o que o jogo base tem de melhor.


A apresentação visual é bem mista. Ás vezes tem alguns momentos massavéio (COOL) que gera entusiasmo no jogador só para mais tarde surgir alguns momentos praquêmeo (WTF). Por exemplo: as quatros primeiras fases são bem legais, com destaque para a segunda que surpreende o jogador com uma homenagem bobinha ao clássico SMB1. Mas é só na quarta fase que o autor mostra que sabe tomar decisões questionáveis com uma sessão no interior escuro da mina e logo depois, na fase do cemitério, com raios feitos com ex-animation.

A trilha sonora por sua vez infelizmente não é grande coisa. Para ser honesto se você julgar pela qualidade do porting parece que a hack de hoje foi feita em 2004... quero dizer, tudo leva a crer que o autor fez isto em 2012. Bom... pelo menos tem música de Touhou. Como se não bastasse tem estágios que a música é mais baixa e outros bem mais alta do que o normal. O caso mais grave se encontra na torre com uma recepção de estourar os ouvidos.


Mas é só chegar no sétimo estágio que a coisa começa a pegar fogo. Para avançar Mario precisa atravessar um portal dimensional cheio de obstáculos que não deixam o jogador descansar. Se você achou isso difícil certamente vai passar raiva nas próximas fases. Com tanta coisa coisa acontecendo ao mesmo tempo se torna um sofrimento coletar as Yoshi Coins. O ritmo do jogo desacelera violentamente e se antes você tinha pressa agora não tem mais. As chances de perder todas as vidas aumentam, o jogo se torna brutal. É possível ver alguns obstáculos inspirados em Kaizo Mario mas não é importante agora.

Certamente se o jogador conseguiu chegar até aqui as chances de zerar o jogo aumentam, mas... não é bem assim. O castelo final foi uma tortura. Imagine ter apenas 15 segundos para avançar uma sala de uma gauntlet gigantesca enquanto o jogo tenta te cegar lentamente. São quase vinte salas até o checkpoint mas mesmo assim parece uma eternidade porque se torna absurdo. Não basta o jogo te cegar gradativamente o nível de precisão dos seus movimentos é extremamente alto. Oh, você errou a porta? Que pena, você morreu.

Caso o jogador tenha a habilidade ou a paciência necessária para aguentar tamanha pressão será  presenteado com um estágio mais tranquilo, como se fosse um bônus. Entretanto se torna evidente que o autor fez as mais longas com o uso de savestate em mente. Existem momentos de ação alucinante separados por algum lugar seguro. O jogo não tem final e simplesmente não te dá parabéns, muito menos te deixa salvar depois de toda essa brutalidade.


Eu gostei do projeto mas acredito não ser especial o suficiente para causar boas memórias. É uma experiência brutal devido ao fator cheap incluso pelo autor. Inúmeros inimigos ao mesmo tempo desafiam seus reflexos e sequências cegas desafiam a sua memória. O jogo realmente te odeia e faz de tudo para poder te matar. Esta é a graça e aqueles jogadores que não aceitam as regras vão acabar nadando em um mar de frustração. Não que o jogador seja ruim, mas que as regras do jogo acabam beneficiando os donos da casa. Aqui só tem chute no saco e gira-teta, meu amigo.

Por se tratar de uma experiência mista acredito que a hack de hoje pode não chamar tanta atenção daqueles jogadores que se importam com uma aventura tradicional. Agora se o jogador busca testar as habilidades e quem sabe tem interesse em migrar pra Kaizo a hack de hoje será um belo rito de passagem. Entretanto é preciso tomar cuidado porque o autor parece gostar de ver o jogador passando raiva. Boa sorte se vai jogar no celular via touch...

Acreditam que alguém olhou pra isso e pensou que seria divertido?
Pelo menos o efeito ficou legal pra época.

Pontos Positivos:
+ Uma mini-hack pra quem não tem pressa.
+ Brutalmente desafiadora.
+ Cada estágio possui um tema diferente.

Pontos Negativos:
- Alguns inimigos se escondem atrás de decorações.
- Coletar Yoshi Coins se torna irrelevante.

Sugestões:
* Sem comentários.

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Dificuldade:                      
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Gráficos:                           
Jogabilidade:                    
Trilha Sonora:                  
Criatividade:                    
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Nota final:         
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Download: SMWcentral.net

Uma experiência brutal (pelos motivos errados).
Ou seria motivos certos? Já nem sei mais agora.

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