21/10/2024

World's Hardest Hack


Quando eu era um piá gostava de gastar o meu precioso tempo jogando aqueles jogos idiotas feitos com Shockwave Flash. Alguns jogos eram educativos, outros eram ofensivos e violentos. A sorte dos meus pais é que a cabeça de uma criança inocente não assimila muito bem o lado ruim da vida. Mas que culpa tenho eu? Os amigos do meu pai faziam questão que eu visse as animações do Mundo Canibal.

A resenha de hoje vai ser um pouco diferente das demais. Afinal, o projeto compartilhado por Sweetdude em 2023 está bem longe de ser considerada uma aventura tradicional do bigodudo. Quem conhece o cara sabe muito bem que o lance dele é Kaizo, mas hoje não trago nada envolvendo Shelljumps ou Retry Patch. Mas chega de papo furado: vamos conhecer a SMW hack mais difícil da internet!


E por que é difícil? Só porque é Kaizo? 
Nada disso... 

O projeto de hoje é basicamente uma conversão de um jogo flash chamado The World's Hardest Game. O objetivo é bem simples: o jogador precisa levar o quadrado vermelho de uma base para outra. Pelo caminho será necessário coletar moedas para destravar a saída. Claro que o jogo não receberia tal nome se não fosse pelos inúmeros obstáculos pelo caminho. Alguns deles se movimentam tão rápido que te deixa tonto!

Ao total são 30 estágios. Entretanto engana-se quem pensou que boa parte dos estágios seriam uma cópia perfeita do jogo original. Como estamos falando de uma romhack o autor teve que usar os miolos pra conseguir adaptar certos estágios de um jeito que ficasse legal. Para isso ele se aproveitou do movimento de alguns inimigos do jogo original... como por exemplo os fantasmas.


Para poder avaliar a experiência foi preciso jogar duas vezes. A primeira usei savestates pra conhecer os estágios, tirar algumas fotos, você sabe. A segunda foi pra valer, no culhão. Não preciso dizer que o jogo realmente testa a sua paciência. Como se não bastasse o autor manteve as provocações entre um estágio e outro. Algumas pertencem ao jogo original, outras ele mesmo inventou. A vibe do jogo é engraçada porque parece que estamos sendo testados pela GlaDos novamente.

Curiosamente a colisão dos sprites no jogo é bizarra. Aproveito o momento pra dizer que o bloco vermelho só pode ser a Reimu Hakurei*. Ignorem o gráfico vermelho porque a hitbox só pode ser um ponto no centro. Como podem ver na imagem acima o quadrado está em uma zona perigosa mas acredite se quiser: eu não morri. Para você ter uma noção é como se fosse possível que um círculo azul entrasse dentro das extremidades.

*É uma piada entre jogadores de Touhou Project dizer que a hitbox da protagonista principal diminui a cada jogo enquanto o seu Gohei não pára de crescer. Gohei no caso é uma arma mística que combate espíritos malignos.

vídeo produzido por Markiplier

A trilha sonora é idêntica ao do jogo original, porém com uma qualidade inferior devido ao fato de estar comprimida. A parte negativa é que só existe uma música, logo depois de um tempo você começa a ficar com raiva do jogo. Os gráficos não são horríveis, apenas simples demais. A parte positiva é o visual combina perfeitamente com a situação, como se tivesse dizendo ao jogador que será mel na chupeta.

E não é mesmo. No começo a experiência sem savestates é desafiadora. Não demora muito para chegar em estágios mais avançados, tornando a situação humilhante. Em uma era em que pessoas valorizam seu tempo livre não seria uma boa ideia ficar com raiva de algo tão 2007. Agora, se você for um criador de conteúdo e adora jogar alguma coisa ao vivo eu diria que esta romhack irá criar bons momentos.

Bons momentos pro seu público, é claro.
Quem não gosta de ver seu streamer favorito passando raiva?


A parte mais difícil não foi nem chegar até o final, mas fazer esta resenha. Muitas dúvidas surgiram ao longo da jogatina mas a que mais retumbou na minha cabeça foi "Como irei dar notas pra isso?". Afinal seria injusto comparar um jogo plataforma com um projeto kaizo que de plataforma não tem nada. Como sou contra comparações optei por julgar The World's Hardest Hack com um olhar exclusivo.

Eu adorei o projeto. É uma proposta diferente quando estamos esperando alguma aventura focada em plataforma. Entretanto é preciso lembrar o pessoal que este jogo não é pra todo mundo. Para muitos é mais divertido ver o amiguinho passar raiva do que você mesmo tentar. Não é um jogo longo mas vai ser preciso errar bastante pra chegar ao final, levando horas ou até semanas.

Podem rir. Ele tentou.

Pontos Positivos:
+ Uma proposta incomum pra um jogo plataforma.
+ Perfeita pra quem sente saudades dos joguinhos em flash.

Pontos Negativos:
- Não salva.
- A detecção de colisão engana o jogador.

Sugestões:
* Nada a declarar.

----------------------------------------------
Dificuldade:                      
----------------------------------------------
Gráficos:                           
Jogabilidade:                   
Trilha Sonora:                  
Criatividade:                    
----------------------------------------------
Nota final:         
----------------------------------------------
Download: SMWcentral.net

Mais do que um port fiel ao original, é uma experiencia re-imaginada.
E aí? Prontos para o desafio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça do seu recado. A sua voz é importante para nós!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.