Dias atrás estava eu bebendo meu café tranquilamente procurando alguma coisa interessante para assistir no Youtube. Quando o seu feed é repleto de notícias em segunda mão e canais de gameplay certamente a última coisa que você quer ver é alguma treta. Realmente surgiu um vídeo de alguém jogando um pack de SMW hacks de terror. Eu fiquei aterrorizado foi com o abuso de rewind do emulador...
A resenha de hoje será de um clássico que á esse ponto já virou piada para alguns. Produzida em 2013 por Lolyoshi a hack aparenta ser um deboche, uma sátira sobre hacks de terror que tentam ser assustadoras mas não conseguem porque o pessoal não leva a sério. Mas será verdade?
A proposta é bem simples: Mario perdeu as vistas.
Cabe você encontrar os olhos novamente.
A atmosfera em ambas versões inclusas no pacote são iguais, um universo onde tudo é preto com contorno branco. Aqui o preto simboliza as trevas e o branco simboliza a luz. Como Mario está cego podemos dizer que algo iluminado está guiando o nosso pobre herói. O projeto possui duas versões: a original e a Director's Cut.
Em ambas versões a trilha sonora é a mesma: esta aqui. Eu gostei da música, ela realmente consegue manter um clima de tensão na jogatina. Como ela é resource pública da comunidade será fácil encontrar-la em outros projetos de terror, apesar que estes possam escolher outras músicas como o porão de Silent Hill 2.
A versão clássica é direto ao ponto, sem chorumelas. O jogador inicia a aventura e se não perder a paciência em menos de meia hora já consegue chegar até o final. Esta versão foca mais no quesito habilidade, com obstáculos cheap e um caminho mais fechado. A exploração aqui é inexistente, como se o diabo tivesse guiando Mario com uma coleira invisível até o fim. O final é sem graça, como se o autor estivesse rindo de você.
A versão moderna é uma perda de tempo. A atmosfera é a mesma mas o level design é completamente diferente. O layout foi expandido ao ponto de fazer você se questionar se a hack tem fim. Esta versão foca em desorientar o jogador com portas falsas e mensagens confusas. É mais fácil do que a anterior, porém mais cansativa. Pra variar o final é o mesmo da versão clássica, só que desta vez explode o seu emulador.
Eu gostei da hack, mas não ao ponto de ser favorito. Pra ser honesto eu fiquei um pouco decepcionado com a experiência. Apesar de básico o projeto ás vezes dá a entender que existe algo mais profundo do que nossos olhos conseguem ver, principalmente se quem está jogando já brincou com Lunar Magic.
O autor poderia ter usado o contador de moedas pra definir algum final secreto. Ou quem sabe encontrar um poder especial que o levará ao chefão? Aposto que boa parte dos jogadores realmente assumiram que seria possível recuperar os olhos após tanto sofrimento. O final do jogo é desagradável mas este é um dos motivos pelo qual o pessoal ainda se lembra do projeto. Bom, se funciona então pra que consertar?
Um projeto curioso para jogar neste mês tão horripilante no qual nasci. A hack em si não dá medo mas será um belo teste de paciência para os curiosos que desejam apreciar a experiência ás cegas. Se você por acaso encontrar algum final alternativo, por favor tire uma foto e manda pra gente. Algo me diz que este projeto esconde algo horripilante... MAS SERÁ???
Este é o tal vídeo em questão.
Sabiam que é a terceira vez que ele joga esta hack e não se lembra?
Pontos Positivos:
+ Atmosfera memorável.
+ Praticamente um meme á esse ponto.
Pontos Negativos:
- O final é um chute no saco.
- A versão original é antiga demais pra funcionar no Higan.
Sugestões:
* Não iluda seus jogadores com falsas esperanças.
----------------------------------------------
Dificuldade: ★★★★☆
----------------------------------------------
Gráficos: ★★☆☆☆
Jogabilidade: ★★☆☆☆
Trilha Sonora: ★★★☆☆
Criatividade: ★★☆☆☆
----------------------------------------------
Nota final: ★★★★☆☆☆☆☆☆
----------------------------------------------
Download: SMWcentral.net
Não é a melhor hack existente, mas possui o seu charme.
Quem sabe um dia ela não vai parar em algum Top10?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de deixar o seu recado. A sua voz é importante para nós!
Todos comentários serão moderados.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.