Tajna And The Mana Seeds

 New SMWhack 2023 by Tobi

Se existe algo que deixa alguém que não sabe jogar kaizo feliz é descobrir mais uma nova ROMhack tradicional de Super Mario World. Após o frenesi que começou em 2019 o número de Kaizo Makers se expandiu enquanto os tradicionais ficaram em silêncio. A situação exigia que se você quisesse ser visto teria que fazer algo do inferno, o que desanimou quem tinha raízes em algo mais casual. Mas isso não impediu que novos mods tradicionais forem lançados até hoje.

Hoje a surpresa vem das mãos de uma certa pessoa chamada Tob, que até anos atrás estava desenvolvendo uma aventura original chamada Tajna And The Mana Seeds só que devido ao destino a sua inatividade na comunidade foi inevitável. Com o passar do tempo o desenvolvimento se tornou um mistério e pouco se sabia se a hack seria finalizada ou não. E então, como uma bela surpresa, Tob lança discretamente o seu projeto.

ROM hack SMW hack

O jogo começa com um daqueles momentos que alguém conta uma lenda (sim, tipo a abertura do Sherk). Basicamente existia um povo feliz mas aí um bando de louco viu que aquele povo tinha algo tão especial que nem eles sabiam o valor. Aí o que aconteceu? Massacre. Os vilões fizeram a limpeza e roubaram toda a Mana que ali existia e ficaram rindo de barriga cheia por anos. Mas espere! Eles esqueceram de um bravo sobrevivente chamado Tajna!

Sabe o que isso significa? TÁ NA HORA DO PAU.

Ao invés de buscar vingança o herói escolhe como sua prioridade recuperar todas sementes de Mana que antes abasteciam o povo feliz. Logo em seguida o jogo te joga com tudo em um mapa super criativo que basicamente é um livro e o dedão é o próprio personagem (não conta isso pra ninguém). O jogador então deve escolher as fases que deseja jogar, na ordem que ele quiser. Após passar de fase o que era cinza se torna colorido. Legal, né?

ROM hack SMW hack 2023

A jogabilidade aqui é tão incrível quanto são os gráficos. Apesar de sempre correr na mesma velocidade (não precisa segurar mais Y) o protagonista pode agarrar blocos e inimigos pequenos, dar um mega salto com B e o mais louco de todos: um ataque giratório estilo Mario Galaxy. Para isso é preciso saltar e apertar o direcional pra baixo. O estrago é maior se você tiver o prisma de fogo pois não só você cospe fogo feito doido como também quebra blocos.

E falando de quebrar blocos, a interação foi expandida. Se lembra que no jogo original era preciso acertar por baixo para pegar uma moeda ou poder? Aqui se você usar o ataque anterior é possível ativar esses blocos especiais por cima. A jogabilidade enfatiza que o jogador goste de ficar saltando feito louco e ás vezes o jogador pode assumir que existe Walljump do SM64, mas não. Os inimigos servem mais como trampolins, não são tão perigosos assim.

ROM hack SMW hack 2023 Download

Como vocês podem ver na imagem anterior, os gráficos são lindos. E não fica só na imagem estática, aqui a coisa possui animação extra e até parallax (Sonic 2 mandou lembranças). O autor da hack investiu na animação do protagonista, agora com uma apresentação mais moderna graças ao novos quadros por segundo. Existem outros detalhes visuais que para alguns passam despercebido mas que adiciona certo charme ao jogo. Trilha sonora não desanima.

A interface também mudou de visual, agora com duas barras minimalistas. No topo você enxerga suas vidas, o tempo e o exclusivo sistema de HP. Na parte de baixo fica as moedas coletadas e a pontuação. O jogo em si já é fácil mas agora que se você possui certa resistência ficou mais fácil ainda... você só vai morrer pra buraco. Cada stage possui a sua própria música e para encerrar basta se atirar em um treco dourado no final (referência de Austin Powers?).

Download Super Mario World SMW hack 2023

Um detalhe interessante que eu queria acrescentar para aqueles que adoram segredos é que a hack possui uma fase DEBUG, isto é, um lugar criado pelo próprio desenvolvedor pra testar algumas coisas ao longo do jogo. Pra acessar essa fase secreta você precisa posicionar o dedão igualzinho como está na imagem acima. Não só você vai encontrar blocos e explicações como fases abandonadas que, se possível seria ótimo se estivessem prontas.

De qualquer forma essa hack possui um enorme potencial mas zerar ela em menos de meia hora não é o bastante... o jogador quer mais, muito mais. O foco do game é colecionar 3 jarros de Kisuco de uva por fase mas não aparenta ter um propósito maior do que simplesmente dar uma vida extra. Não tem nem chefes pra chutar a bunda, nem fase secreta e nem um final adequado. Sem um propósito maior o fator replay cai bastante. O que é uma pena.

ROM hack SMW hack Download 2023
Isso é tudo, pessoal!

Pontos Positivos:
+ Gráficos originais lindos.
+ Protagonista é um ar fresco para hacks com personagens originais.
+ Trilha sonora de alta qualidade.

Pontos Negativos:
- Possui um potencial que não foi desenvolvido o suficiente.
- A ausência de final pra uma hack com enredo é anti-climático.

Sugestões:
* A hack poderia ser mais longa, tipo 24 fases.
* O uso de SA-1 aparenta ser desnecessário.

----------------------------------------------
Dificuldade:                      
----------------------------------------------
Gráficos:                           
Jogabilidade:                    
Trilha Sonora:                  
Criatividade:                    
----------------------------------------------
Nota final:         
----------------------------------------------
Download: ROMhacking.net

Alguns vão dizer que essa hack bate de frente com outras hacks originais como Sicari (o que de certa forma eu posso até concordar), mas o que considero mais importante do que uma bela apresentação é o seu vasto conteúdo. Tajna And The Mana Seeds é uma ótima hack porém deixa impressão que é apenas uma demonstração de algo muito maior.
Será que vai ter continuação? Será que vai ter expansão? Fica aí o mistério.

0 comentários: