Mario's 2 Ways 2 Victory

SMW hack download

O que mais parece um trocadilho bissexual é na verdade o nome da hack de hoje. Mas nem pense que você verá coisas indecentes por aqui (Mario é homem de família, tá pensando o quê?) e sim uma experiência nova e interessante. Se você foi um adolescente antenado nas interwebs em 2010 vai lembrar muito bem de um jogo japonês infernal chamado Touhou, franquia essa que cativou praticamente 1/3 da comunidade internacional de SMWhacking.

Mas o que isso tem á ver com a hack de hoje?
Ora, ora...

Mario's 2 Ways 2 Victory foi produzida em 2010 e lançado em 2012 por CKristina, mais conhecido antigamente na comunidade como Aja. A pessoa não tem muitas hacks prontas além dessa (participou de uma Hackjam anos atrás mas acho que isso não conta) então vamos dar uma olhada no único projeto solo do autor e ver se realmente o autor deu tudo de si ou se a hack morreu na praia.


A história é simples, alguns vão dizer que a premissa é totalmente não-original. Bowser voltou com seus lacaios filhos adotivos atacando o navio em que o trio parada dura do jogo original estava. Navio afundou, Bowser pegou Peach e agora o nosso encanador tem o dever de resgatá-la mais uma vez. Tudo no jogo funciona como no jogo original, nada foi dramaticamente alterado. É uma experiência totalmente baunilha porém com alguns re-skins gráficos.

Mas o esquema criativo não fica só nisso. O jogador pode escolher dois caminhos pra chegar até o desgraçado do Koopa: o mais longo é mais fácil e o mais curto é mais difícil. Sim, essa ideia é quase um reskin da Star Road do jogo original mas seria esse detalhe importante? O mundo especial aqui é bem mais difícil, o que vai testar as habilidades do jogador casual. Eu digo isso porque o "fácil" que o autor se refere, hehe... não é tão barbada como você pensa.

Pra quem não sabe "barbada" significa "fácil demais".
É uma gíria regional... ha-ha... ha. :/


A trilha sonora é um frenesi, a maior coisa de louco. Pra começo de conversa tem castelo com música de filme de terror, os jardins tem música de Superstar Saga e as praias tem música da maior *DIVA* da atualidade. Adivinha quem é? Ela mesmo... Hatsune Miku (pelo menos foi em 2010). O mais louco disso tudo é que as músicas combinam, trazendo a saudade de um tempo mais ingênuo no qual eu me divertia com meus amigos otakus. Que saudades...

Fora isso a aparência gráfica é um tanto... mais da mesma. Não digo isso porque o jogo é baunilha mas porque as cores novas não chamam tanta atenção como hacks hoje em dia (apesar que estas sejam consistentes o jogo inteiro). Boa parte do visual gráfico possuem cores que batem de frente com o original mas quando o autor resolveu arriscar demais acabou errando feio: o casamento entre tons saturados e sombras escuras gera um contraste não tão legal de se ver.

O jogo mal começa e já tem fase de labirinto na água.
Não é brincadeira, não. Tá pensando o que?

Apesar de ser um pouco repetitivo e ás vezes frustante o level design do joguinho é interessante. O autor deixou de lado fases 100% horizontais pra abusar da camera livre, permitindo momentos de loucura e precisão. Se lembram que mencionei Touhou? Então, parece que o autor é um fã da franquia pois o uso em demasia de Bullet Bills e Venus Plant (aquela que cospe) não é brincadeira. E com tanto tiro na mesma tela é claro que vai acontecer lentidão.

E assim como em Gradius, a lentidão mais ajuda do que atrapalha.
Acha que estou mentindo? Já jogou a versão aprimorada com SA-1?

Entretanto a hack sofre de um erro comum que até eu já cometi. Todos nós amamos o Yoshi, certo? Ok... quase todos. Então, aqui é possível jogar montado nele só que ao invés de ajudar ele acaba atrapalhando o jogador. Boa parte das fases não foram planejadas com ele em mente logo será fácil de atirar-lo em um buracão ou deixar atrás de uma porta. E se isso não te convence espere até encontrar um P Balloon.


Switch Blocks são importantes por aqui, apesar de que ás vezes o autor acabe se esquecendo da maneira mais consistente de usar-los. No começo do jogo os blocos tracejados bloqueiam inimigos e direcionam o player para caminhos mais fáceis (ou secretos) mas conforme o jogador avança o jogo fica mais complicado e essa mão amiga acaba desaparecendo lentamente. Eu diria que atrapalham mais do que ajudam.

Outra coisa que eu senti falta (mas achei engraçado) é que o autor só usou checkpoints quando pensou que fosse conveniente. Eles não são consistentes... tem castelo que tem e tem castelo que não tem antes da luta contra o chefe. Fora que fases mais difíceis são um pouco mais extensas do que fases mais fáceis e com essa carência de checkpoint acaba complicando um pouco. Falando em salvar: o jogo salva no mapa após cada torre/castelo.


Acredito que a hack envelheceu bem, mesmo com tantas gafes cometidas. Quero dizer, tirando o fato que o jogo faz de tudo pra te matar (apelando pra spam de inimigos) e que a lentidão só acontece porque nessa época o pessoal se aproveitava de uma feature do ZSNES (o autor até mandou uma configuração em texto) a hack até que é jogável. Não vai ser algo memorável para os dias atuais mas houve uma tentativa criativa por aqui.

Se você for um jogador casual que está acostumado com hacks da Gamma V então certamente vai passar um perrengue. A dificuldade é bem maior do que o jogo original, exigindo reflexos rápidos e precisão aguçada do jogador. Jogadores veteranos (principalmente que buscam um desafio) podem até gostar mesmo que para isso tentem ignorar os elementos que tornam a experiência um pouco mais... frustantes.

Falando em Touhou... alguém aqui pensa que a Mima vai retornar?
Não? Ninguém? Ah, ok... :(

Toby Fox olhou pra isso e teve uma idéia.
Quem sabe... será?

Pontos Positivos:
+ Variação e criatividade pra ser uma hack baunilha.
+ Bastante projéteis pra quem está acostumado com Bullet Hell.

Pontos Negativos:
- Músicas com eco de caverna geram problemas com SFX.
- Dificuldade artificial causa lentidão em algumas fases.

Sugestões:
* As cores de algumas fases poderiam ter uma calibração melhor.
* Switch Blocks poderiam ser usados de forma mais consistente.

----------------------------------------------
Dificuldade:                      
----------------------------------------------
Gráficos:                           
Jogabilidade:                    
Trilha Sonora:                  
Criatividade:                    
----------------------------------------------
Nota final:         
----------------------------------------------
Download: SMWcentral.net

Como toda boa hack de 2010 você vai encontrar muitos espetos e Munchers.
Não é uma experiência memorável mas pode despertar velhas memórias em alguém.

0 comentários: