A Strange Mission

SMW Romhack Title Screen

Você sabe o que é estranho? A vida é estranha (ok, essa referência estava bem na cara). Mas não pense que só fica nisso. No mundo do Hip-Hop também é possível ver coisas estranhas. Não ficou contente com essa referência também? Certo. Bom, se você veio até aqui para ler uma análise de uma SMW hack já parou pra imaginar se a experiência será tão estranha como o próprio nome?

Hoje vamos dar uma olhada em uma hack produzida a quase 100 anos atrás por WhiteYoshiEgg chamada A Strange Mission. É a sua aventura tradicional de sempre, porém aqui a vítima é o próprio heroi. Como se não bastasse cada fase possui a própria ideia maluca e outros extras que só o autor poderia oferecer. Curiosos? Então siga-me os bons.


Essa é aquela famosa hack antiga que começa com Mario capturado. Adivinha quem tem que resgatá-lo? Ele mesmo: Yoshi. Já na primeira fase (e na última) é possível controlar o famoso "cavalo verde" da Nintendo, mesmo que pra isso seja possível morrer com apenas um HIT. Por essas e outras a primeira fase da hack pode causar uma certa má impressão sobre a dificuldade já que as próximas fases são bem mais fáceis. Menos a fase aquática. Pro inferno aquilo.

Controlar aquelas bombas aquáticas foi um horror.
Isto até eu perceber que elas não interagem com inimigos (apenas com blocos).

Agora o foco da hack é a sua jogabilidade variada. Cada fase possui uma gimmick (mecânica) diferente. Aqui o jogador vai brincar com portas conectadas, saltos controlados por impostos e até uma luta muito louca contra um Toad traidor. O castelo final é basicamente um super teste onde você pode escolher uma sala. Cada sala re-utiliza uma gimmick, porém mais difícil (pra saber se você aprendeu mesmo) e no final você chuta a bunda do Bowser.


A apresentação da hack é ótima se você levar em consideração que o ano é 2009 e todo mundo estava inspirado com uma certa hack japonesa (que eu me lembre ela foi febre nessa época aí). Pra variar o autor dessa hack é um artista então já é de esperar que o apelo visual de um projeto baunilha irá chamar bastante atenção. As cores aqui fazer um par perfeito com o HDMA, tornando o que era simples ainda mais interessante para os olhos.

A música não é grande coisa... ela tem os seus momentos mas não é boa o suficiente pra gravar em um CD ou mandar pra uma playlist do Youtube. Porém eu queria ressaltar que o autor teve o capricho de fazer uma cena de créditos (igual quando um filme acaba). Sempre bom admirar quando alguém expressa gratidão não só para o FuSoYa (ele fez o Lunar Magic) como membros comuns da comunidade que compartilham suas resources ao público.


Eu diria que A Strange Mission é uma ótima hack. Ela não é perfeita mas se levar em conta o ano em que foi produzida (pra variar nada é perfeito) é possível sentir uma energia que ela conseguiu se destacar entre as demais. Eu posso não lembrar dessa época mas é o que eu acredito. É muita criatividade e o ASM (hoje considerado ingênuo) fez o possível para enaltecer sua gameplay desafiadora. Seria estranho dizer que a hack deixa um gostinho de "quero mais"?

Eu posso afirmar que recomendo essa hack pra qualquer um que possui certa curiosidade em SMWhacking, principalmente se a pessoa deseja produzir Romhacks em breve. A dificuldade é um pouco acima do padrão Nintendo (piorando nas últimas duas fases) então se você é um novato sem habilidade tá aí uma oportunidade pra treinar... agora se você é um SUPER PLAYER vai ser melzinho na chupeta.

Nem pense em pegar a reserva se levar dano.
Auto-scroll não tá pra brincadeira.

Pontos Positivos:
+ Hack curta e com dificuldade balanceada.
+ Várias idéias malucas pra cada fase.
+ A trilha sonora se destaca um pouco.

Pontos Negativos:
- A curva de dificuldade é aleatória.
- Bowser vai irritar muita gente.

Sugestões:
* Mecânicas usadas poderiam ter maior variedade.

----------------------------------------------
Dificuldade:                      
----------------------------------------------
Gráficos:                           
Jogabilidade:                    
Trilha Sonora:                  
Criatividade:                    
----------------------------------------------
Nota final:         
----------------------------------------------
Download: SMWcentral.net

Uma hack de Super Mario World muito legal.
Estranho seria se você não jogasse um pouco. :)

0 comentários: