The Yoshi Egg: A Mission In Miniature


Existem muitas coisas que envolvem ovos. Feriados, galinhas e até filmes brasileiros. No jogo original que tanto amamos o objetivo do herói não é só resgatar a princesa mais importante do universo mas também coletar ovos de Yoshi capturados pelo Bowser. Isso me fez lembrar o quão irresponsável esse dinossauro é como pessoa: além de sonegar imposto o maluco ainda faz filhos e usa os coitadinhos como munição. Que horror, Nintendo!

Hoje vamos conferir uma hack produzida pelo sujeito conhecido atualmente como Noivern. Lançada em 2009 a hack prometia uma aventura minúscula (de quase 10 minutos, caso seja o The Flash) porém uma jogabilidade não linear. Se você veio até aqui esperando uma hack em que pudesse jogar como um ovo de Yoshi então seu sonho acabou, meu amigo (eu também queria). Sem mais delongas vamos começar a análise de hoje, sim?


O jogo se divide em duas partes. A primeira é uma fase de grama molhada (á julgar pelas cores usadas) com vários canos que levam á um destino em específico. Cada um desses destinos possui um trecho com um ambiente original que eu chamo de rota. No final de cada rota o jogador vai contemplar um quebra-cabeça dentro de um Switch Palace e só então apertar o botão. No momento em que você ativa um bloco tracejado uma rota se fecha e outra se abre. Entendeu?

Eu não tenho certeza se o lance dos quatros switches é pegadinha do Silvio Santos ou se realmente existe um quarto switch. Veja bem: o jogador só precisa encontrar três deles para chegar até o castelo do desgraçado do Koopa (com o Iggy dentro). Como seus olhos não enganam sua mente é possível ver que o jogo é inteiramente baunilha, com certos trechos editados. Eu gostei da simplicidade e da forma que o autor re-escreveu as caixas de informação. Super artístico.


Assim como a temática dos trajetos o Level Design é básico, mas até que interessante. Logo no começo do jogo tudo que o jogador precisa antes de achar o botão amarelo é sobreviver um trecho nas nuvens e coletar moedas bobinhas. Após a ativação o jogador precisa explorar outras áreas porém conforme a coisa vai avançando o conteúdo desses palácios se complica um pouco. E nesse caso eu me refiro á quebra-cabeças que podem ser ignorados... bom, mais ou menos.

Eu já imaginava que a experiência fosse curta mas realmente o joguinho acaba passando despercebido. O projeto possui uma apresentação de conceito ao contrário de um produto final, apesar que para uma hack curta de 2009 seja aceitável (se não tem erros, que mal tem?). Não existe uma força maior que incentive a pessoa á voltar a jogar após o seu fim porque o jogo já cobra por padrão esse lance de entrar e sair ( ͡° ͜ʖ ͡°). 
Quero dizer, isso se você quiser achar o quarto Switch Palace.


A hack está longe de ser considerada ruim mas também está longe de ser considerada ótima. Eu diria que o critério está devidamente equilibrado. Existem detalhes que poderiam receber uma maior atenção do autor (como o fato de apostar em cores mais ousadas) e o poder de escolher qual rota acessar primeiro seria ótimo. Eu sinto que a escolha das cores foram seguras demais: o autor queria arriscar mas com medo de estragar tudo fez apenas o básico.

Infelizmente eu não tenho mais o que comentar sobre o projeto. Fora o fato que eu fiquei 2 horas adicionais procurando o tal último switch e não encontrei a experiência é basicamente essa. Por esses e outros motivos é fácil passar por despercebido até porque além do próprio nome o projeto não deixa saudade: é muito simples. Se você for rude dá pra dizer que o autor apenas criou essa hack pra poder dizer aos amigos que já terminou uma mas esta é apenas uma teoria.

Não estou no clima pra colocar uma legenda engraçada.

Pontos Positivos:
+ Proposta criativa pra época.
+ Experiência breve, mas interessante.

Pontos Negativos:
- Não é possível escolher a ordem dos objetivos.
- Parece mais uma demonstração de conceito do que um jogo novo.

Sugestões:
* Ser ousado poder controlar um ovo de Yoshi.

----------------------------------------------
Dificuldade:                      
----------------------------------------------
Gráficos:                           
Jogabilidade:                    
Trilha Sonora:                  
Criatividade:                    
----------------------------------------------
Nota final:         
----------------------------------------------
Download: SMWcentral.net

Uma hack extremamente curta com uma execução interessante pra sua época.
Ironicamente achei que dava pra jogar como um Yoshi Egg. XD

0 comentários: