19/09/2025

Chocolate Flavour!


Quando eu era criança tinha a mania de comer chocolate quando era possível. Todos os dias eu ia para a escola pra comer bolo com refrigerante. Certo dia eu passei mal e meus pais descobriram que meu açúcar estava alto o suficiente pra cortar de vez. Hoje em dia bolo de chocolate faz coisas engraçadas no meu estômago, tipo perder dez quilos em duas horas no banheiro.

Mas isso não chega ser traumático.
Já comeram beterraba á força por causa da anemia?

Essa hack foi produzida por JDC, um membro legendário da comunidade ativo com mais de quinze anos de experiência. Entretanto, ele lançou apenas duas hacks pequenas... só por hoje veremos uma delas. Vocês nem imaginam o que tive que sacrificar por esta resenha.

Dá pra ver que é ZSNES.
Olha só a linha preta no talo da imagem.

Antes de mais nada é preciso lembrar que estamos falando de uma hack de 2010. Naquele tempo a filosofia da comunidade era bem diferente de hoje, mas isso não nega as possíveis qualidades que podemos encontrar por aqui. Apesar de curta, Chocolate Flavour é um projeto que tenta criar uma hack inteira dentro de um simples estágio. É isso mesmo que você ouviu.

O maior pecado que essa hack cometeu (e isso permanece um mistério) é que a hack explode ao tentar jogar em qualquer emulador que não seja ZSNES. Imagine a minha surpresa de tentar jogar esta hack somente para ver uma tela preta no Snes9X e um bug satânico no SnesGT. Isso significa que você vai precisar baixar um emulador com vírus se quiser se divertir, docinho.

Foi o que eu acabei de fazer.
O que eu não faço pela Nintendo Purple, não é mesmo?


A primeira coisa que você percebe é que o autor estava realmente entusiasmado. Imagine uma criança vestindo as roupas do pai, a felicidade em ter feito algo do qual ele se orgulha e queira impressionar os amigos. Não apenas isso, como a introdução possui todo um filme acompanhado de uma penca de diálogos entre os irmãos. Ficou realmente legal pra época.

Os visuais são característicos do seu tempo. Boa parte dos gráficos foram desenhados por alguém, a interface foi editada para causar impacto. Alguns detalhes me deixaram angustiados, como o fato de segredos estarem escondidos em paredes sem qualquer indicação visual. Hoje em dia se usar a famosa "terra molhada", mas antigamente a coisa era mais doida.

A trilha sonora por sua vez não é grande coisa, mas acredite: fez toda a diferença. A impressão que fica é que o jogo está cantando o que será a melhor aventura dos irmãos Mario. Tá certo que o autor se inspirou em Paper Mario clássico, o que já é motivo para dar uma estrelinha bônus pro cara. Impossível jogar sem abrir aquele sorriso repleto de nostalgia.


A jogabilidade é tradicional: o jogador deve chegar até o final da aventura sem morrer. Entretanto, boa sorte caso você não tenha paciência porque a ausência de um checkpoint atrapalha a captura de moedas vermelhas. Sim, o estágio além de massivo ainda possui o esquema de destravar alguma coisa se o jogador tiver a habilidade de coletar alguma coisa cinco vezes.

Coletar não é o problema, o desafio mesmo é morrer. Como a hack é antiga não existe esse lance de salvar informação extra. Se você morreu na cagada, meu amigo... vai ter que fazer tudo de novo, desde o início. A parte positiva é que o estágio é variado ao ponto de parecer uma hack minúscula dentro de um estágio. Desnecessário? Talvez, mas interessante pra época.

Não só a aventura tem um enredo como possui um sistema de cutscenes. Você aperta START pra ignorar e B pra avançar o versículo da bíblia que o autor chama de diálogo. A coisa mais palha disso tudo é que não existem gráficos pra ilustrar o que tá acontecendo. Boa sorte se você não tem criatividade. Como vai imaginar o que está lendo na tela? Não sei.

Neste momento eu parei de jogar.
O que foi? A saúde do meu laptop estava em perigo.

Existem aspectos da jogabilidade que me cativaram. Logo no começo existe uma simulação de animação do Mario entrando em casa. Após isso o jogador acessa o que era pra ser uma cidade povoada por Toads. Quem gosta da coisa pode gastar um tempo pra interagir com os moradores das casas ímpares. Alguns deles não falam coisa com coisa, é uma pena.

O que matou pra mim foi a droga do que o autor chama de quebra-cabeça. Mario é forçado á entrar na ordem correta de canos coloridos para abrir o caminho correto. O que dificultou mesmo não foi nem o quão estreito o percurso é, mas os inimigos saltando de lá para cá. Lembre-se: se não fosse pelo savestate, jogar normalmente nesta etapa seria frustante demais.

Ou você pode fazer igual a mim: pare de jogar e assista um vídeo.
Minha agenda é cheia, não dá pra perder tempo assim. :/


Quando você é apenas o consumidor toda sua responsabilidade está em consumir o que mais deseja. Como produtor, sua missão é entregar algo que não só vai impressionar no presente como será uma memória agradável no futuro distante. A hack de hoje possui todos os elementos para uma experiência memorável, entretanto permaneceu agarrada no passado por um erro.

O erro, de fato, foi produzir algo exclusivamente para o emulador mais cobiçado da época. Emulador esse que anos mais tarde seria considerado vírus. Para variar não é possível consertar a hack porque o autor impediu o acesso no Lunar Magic. É lamentável, nem eu sei o que fazer. Infelizmente essa será a primeira e última vez que eu jogo essa hack... mas hey!

Chocolate Flavour é uma hack divertida. Não é perfeita, mas divertida. Ingênua o bastante pra tentar impressionar o jogador com a própria criatividade. Rústica em certos momentos, porém atual em outros. Se você é um jogador que sente falta dessa época ou simplesmente gostaria de algo interessante pra se distrair no final de semana... então não perca tempo.

Não conseguiu jogar? Sem problema.
Dê uma olhada no que você acabou perdendo.

Pontos Positivos:
+ Aventura longa em um único estágio.
+ Inspirada em Paper Mario.
+ É possível interagir com uma cidade quase fantasma.
+ Moedas vermelhas destravam algo bacana.
+ Cada uma das sete etapas do estágio acontece algo diferente.

Pontos Negativos:
- Só funciona no ZSNES, rei dos emuladores.
- Coletar as moedas vermelhas se tornou um martírio após a terceira.
- As rochas caindo na caverna não machucam o jogador.
- O quebra-cabeça é na verdade uma tentativa de expandir o tempo de jogo.

Sugestões:
* Sem comentários...

----------------------------------------------
Dificuldade:                      
----------------------------------------------
Gráficos:                           
Jogabilidade:                    
Trilha Sonora:                  
Criatividade:                    
----------------------------------------------
Nota final:         
----------------------------------------------
Download: SMWcentral.net

A hack de hoje não merecia nem três estrelas devido ao drama com emuladores.
Mas o que posso fazer? Meu coração é mole.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça do seu recado. A sua voz é importante para nós!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.