06/10/2025

CastleMania II

 

Existia um lance antigamente sobre vampiros que enaltecia aquele fator massavéio: criaturas noturnas que sobrevivem chupando sangue de seus futuros servos. Mas parando pra pensar... é uma rotina horrível. Imagine você ter planos cancelados pela luz do sol. Imagine ficar preso no próprio castelo, isto quando não tem nada pra fazer. E tudo isso por causa de uma máscara de pedra.

A hack de hoje é uma continuação.
Recomendo os interessados clicarem aqui pra ler a resenha antiga.


Vamos dizer, hipoteticamente, que você acabou de ler a resenha do CastleMania. Você leu? Ótimo. Se não leu, leia. A resenha de CastleMania II será breve porque se comparando com o jogo anterior é praticamente a mesma coisa. Tão igual em conceito que parece até que o autor usou a ROM anterior como base pra continuação. Mas será que fica apenas nisso?

Como é inspirado no clássico mata-vampiro quem já jogou Castlevania conhece bem a história. Um herói inusitado precisa matar um vampiro ressuscitado através de um ritual satânico na base do enxofre. Fora isso a interface recebeu melhorias: o mapa é o mesmo de Dracula X (SNES), logo o tema dos estágios são previsíveis. Mas o que diabos é a introdução do estágio?

Eu entendo que foi uma homenagem ao clássico, mas poxa...
Assistir aquilo toda vez que morre não é brincadeira!


A música aqui é legendária. Boa parte das músicas são remixes produzidos pelo Hooded Edge, o que acaba elevando a experiência pra mais de oito mil. O dilema é que enquanto você joga é possível sentir que a música não combina com o estágio. Na verdade, a sensação é que você está ouvindo alguma playlist do Spotfy ou coisa parecida. A qualidade é realmente assustadora.

Os visuais continuaram apelando pra uma combinação bizarra que todos nós conhecemos no jogo anterior. Por mais bizarro que possa ser, desta vez o autor conseguiu diferenciar o chão do cenário (como é possível ver na imagem acima). A presença de efeitos legais com HDMA ou Layer 3 foi uma bela surpresa, não vou negar. É uma pena que o menu principal é sem graça.

Pelo menos não é o Ted Bundy.

A jogabilidade recebeu melhorias consideráveis. Agora é possível coletar novos poderes que simulam as armas usadas pelos Belmont. Particularmente não recomendo o machado pra nada porque o movimento do rosário é overpower. Certamente você não vai querer perder ele durante os chefes. Por outro lado, os segredos estão mais previsíveis. É cada referencia, meu irmão...

O chefe final é uma mistura de inspirações. A introdução da batalha é uma referencia a SOTN, o novo nome do Bowser é uma referência á um episódio de Super Mario Bros Show e a arte do chefe é tão engraçada como genial. É absurdo. Não apenas isso, mas o desgraçado do Koopa consegue cagar uma lua cheia na sua direção tão facilmente quanto se transformar no coisa-ruim.


O maior problema dessa hack pra mim é o fato dela ser interessante como experiência única, agora como uma continuação ela decepciona. Não só ela é praticamente igual a anterior como as mudanças foram mínimas. Eu entendo que consistência é importante, mas o autor não precisava chegar á esse ponto. Se você me perguntar qual entrada prefiro eu vou dizer que será CastleMania III.

E você sabe o motivo? Eu acredito que se houver uma terceira entrada o autor vai tentar implementar o desbloqueio de personagens novos com suas próprias habilidades. Sobre os chefes, eu não tenho tanta certeza assim. O clímax desta hack foi o chefão final programado á pedido do próprio autor, não tenho certeza se alguém será louco o suficiente pra programar o resto.

Porém não levem isso para a maldade. Eu gostei da hack, tanto é que recomendo ao pessoal que gostou da primeira entrada dar uma olhada nisso aqui. Acredito que os jogadores vão sentir certa semelhança, porém a evolução do autor vai estar presente. É só um pouquinho... mas já fez a diferença. Alguns truques estilo Lost Levels pode chamar a atenção do pessoal do Kaizo.

Pega a faca, Mario.
Oops... referência errada.

Pontos Positivos:
+ Mario se aventura em Castlevania
+ Experiência breve, porém desafiadora.
+ Sistema de HP beneficia novatos.
+ Trilha sonora bem legal de se ouvir.
+ Novos poderes (o melhor é o Rosario Vampire).
+ O chefe final é a cereja do bolo.

Pontos Negativos:
- Desafio assustador para novatos.
- A combinação gráfica poderia ser melhor.
- Cada estágio possui algum momento sacanagem.
- Ausência de checkpoint pode dividir jogadores.
- Chefe final sem savestate é pedir pra sentar no colo do capeta.

Sugestões:
* Seria ótimo se fosse possível comprimir a ROM em 2MB.
* Um estágio extra para enfrentar chefes seria legal.
* Ignorar a animação de introdução de estágio seria ótimo.

----------------------------------------------
Dificuldade:                      
----------------------------------------------
Gráficos:                           
Jogabilidade:                    
Trilha Sonora:                  
Criatividade:                    
----------------------------------------------
Nota final:         
----------------------------------------------
Download: SMWcentral.net

Melhor que o primeiro (mas nem tanto).
Aguardando pela continuação. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça do seu recado. A sua voz é importante para nós!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.