30/10/2023

Top 10 - As melhores SMW hacks de terror

Eu sei que parece ser algo cafona da WatchMojo, mas acredite: eu sempre quis fazer Top10 de alguma coisa. Mas para isso a pessoa tem que conhecer bem o território, especular cada canto do assunto pra poder não cometer altas gafes. Eu jogo e faço hacks de Super Mario World desde 2014 e posso assegurar que eu vi bastante coisa (e mais um pouco) mas chegou o momento de tentar valorizar projetos mais interessantes, se assim posso dizer.

Os principais critérios que utilizo são diversãoapresentação e importância. A hack é divertida? Ela é bonita, possui uma apresentação original e criativa? Essa hack vale a pena jogar e deixar guardada em um jarro de vidro? Tudo isso foi levado em conta usando a minha experiência como jogador e curador de jogos. Não é grande coisa, mas pode ter certeza que será bem melhor que o RetroDodo recomendando Kaizo pra iniciante. Brincadeira, meu!

ATENÇÃO:
Listas como essas podem ser atualizadas á qualquer momento.
Basta uma hack recente superar alguma presente no pódio.
Top 10 - SMW Hacks de terror

Se existe o sol, existirá a lua. É um equilíbrio. Muitos procuram alguma coisa pra arrepiar o cabelo do pé quando chega a época das bruxas lá em outubro. No exterior o pessoal faz toda uma cerimonia de hollywood pra comemorar essa data mas aqui na America Latina o pessoal tem outros planos e costumes mais simples. Eu por exemplo viro a noite jogando games de terror, principalmente se for uma eterna Romhack de Super Mario World.

Muitos interpretam horror de várias maneiras. Alguns acabam indo pro lado mais barato que é usar sustos chatos e outros já conseguem criar imersão, estabilizando uma qualidade que será agregada no futuro. Mas como a lista é minha então pode esquecer aquelas hacks laranjas alegres super temáticas com abóboras e fantasminhas camaradas (com todo respeito Green Jerry) porque o negócio aqui é genocídio e satanismo.

Qualquer comentário extra deixo á disposição do jogador/leitor.
Vamos ao que interessa:

#10
Mario Wakes Up by MATTAN

Começamos a lista por baixo, mas com estilo. Mario Wakes Up foi a primeira hack de horror que joguei, um projeto remasterizado baseado na versão vencedora do evento de halloween de 2008. A história é bem simples: Mario acorda confuso e não sabe se ele está realmente sonhando ou se tudo que vê é real. É uma hack super curta com algumas surpresas bobinhas mas que vale muito a pena dar uma conferida. Não tem jumpscares, eu juro!

Como ela é antiga recomendo ativar a hack de buffer de audio do Snes9X.
Divirtam-se! Boo!

#09
The Haunt by CaseP

Agora sim as coisas começaram a esquentar por aqui. The Haunt foi outra hack completa que venceu outro concurso de terror da SMWCentral. Mario já começa no cemitério, entra em um túmulo acessando uma caverna que o leva pra uma mansão assombrada. Não apenas isso mas ela possui dois finais (bom e ruim) e alguns jumpscares (o famoso cagaço). O que tornou essa hack infame foi o fato que boa parte dos jogadores não sabiam que era pra entrar no túmulo no começo do jogo. Que foi? Isso acontece nas melhores famílias...

#08
Mario Vs Sonic.EXE 2 by TheInsanity115

Houve uma época que o pessoal mamava na teta dos criadores de creepypasta, era incrível. Mas certo dia um brasileiro resolveu fazer não uma, mas duas hacks inspiradas em um jogo que a internet já está cansada de saber: Sonic.EXE. A história é crua e sangrenta: Sonic possuído e seus amigos mataram todo Reino do Cogumelo e agora Mario precisa chutar a bunda dele. Essa continuação é completamente superior porque a primeira parece incompleta.

Se você curte essas coisas com uma dose de criatividade, vai fundo.
Já vou avisando pra aumentar o brilho do seu monitor.

#07
I HATE YOU by Ersanio

Você já deve imaginar o motivo dela estar bem aqui nessa posição: ela é simplesmente uma adaptação da clássica lenda urbana que todos nós conhecemos. Não só isso mas várias mudanças foram feitas, como por exemplo sustos foram removidos e a dificuldade ficou mais fácil. Pelo menos a criatividade foi sem freio na batalha contra o Luigi (única coisa que presta, pra ser honesto). Não é uma Brastemp mas dá pra se divertir mesmo assim.

Se você tem trauma da original e não quer levar susto recomendo jogar essa aqui.
Nada de ruim vai acontecer se comer aquele cogumelo no castelo. Confia!

#06
Mario Exodus To Death by Soul2Limbo

Ela mesma. A hack que inspirou gente na comunidade (tipo eu) á fazer outros trabalhos macabros usando poder gráfico. Baunilha é pra louco: aqui você vai ver HDMA, inimigos novos e gráficos que pra época dava vontade de lamber o monitor. Lançada na era do Zsnes o projeto continua uma demo, hoje quem sabe abandonada no limbo feito o nome do autor. Oh! Não sabe do que se trata? Bem simples: Mario precisa sobreviver ao apocalipse.

Se você curte temas macabros e bons gráficos você vai amar essa hack.
Será que veremos ela completa algum dia? :/

#05
Alpha Sphere by Daizo Dee Von

Não é todo dia que você vê alguém com bola de aço pra lançar uma hack em vermelho e preto. Se é preciso mais que coragem pra não perder a visão em 10 minutos, imagine então em meia hora. Alpha Sphere é a sua tradicional hack com sustinhos previsíveis porém com temática mais adulta: aqui você controla uma jovem dinâmica vítima de abuso obrigada a abrir as pernas pro marido em nome da salvação mundial (acho que todo mundo morreu, não sei).

Se você curte ficar cego ou temas psicológicos essa hack é perfeita pra você.
Dica: abaixe o volume quando for jogar... só avisando.

#04
Game.bps by Wakana

Wakana quando se trata de fazer hacks de Super Mario World capricha em duas coisas: colocar sustos ensanguentados e algumas referência á anime. Não só anime, como pornografia japonesa e (se for preciso) dificuldade alta. Embalando na nova onda do imperador o autor trouxe ao mundo sua hack de terror mais famosa, superando suas entradas de eventos no passado. Não pense duas vezes: aqui vai ter muito sangue, grito e referência á outras creepypastas.

Se você é do tipo que curte levar cagaço então esta hack será perfeita.
Só não me convide pra jogar junto.

#03
Il Maniero Spettrale by Storm Kyles+RednGreen+Hawkeye

Esta hack é a versão remasterizada de uma entrada de Halloween de 2014. Aqui Luigi deve entrar em uma mansão assombrada e resgatar as almas de outros aventureiros que jamais retornaram pra casa. Cada lugar possui um nome, temática e mecânica, agregando uma bela variedade para jogatina. Não é uma hack difícil mas o final será o maior chute no saco caso o jogador se apegue á trama do herói. Quem disse que horror precisa de jumpscares?

Se você é do tipo que curte uma aventura dark, mas emocional... é toda sua.
Eu ainda estou me recuperando do final. :(

#02
Call Of Cthulhu by Yashum

Vou dar dois motivos pra você adorar essa hack: o primeiro é que ela foi inspirada em um dos contos de horror mais famosos da atualidade e o segundo é que essa hack é brasileira. Mario sonha que está em um plano cósmico e sua missão é salvar uma garota do perigo eminente. Não só a hack possui tudo na medida certa, ela é tão ingênua como é uma raridade. A hack não se encontra na SMWCentral e se não fosse por meia dúzia já estaria perdida na internet.

Se você curte jogar algo longo por meia hora sem savestates... essa hack é toda sua.
Agora se vai tentar no Super Everdrive então boa sorte (vai precisar).

#01
The Coronation Day by Underway+Medic+Torchkas

Produzir uma boa hack sozinho já requer atenção então imagine quando você está trabalhando em grupo? Coronation Day ou mais conhecida simplesmente como 'The foi uma collab misteriosa enviada pra SMWCentral em meados de 2016 causando um belo alvoroço. No meio de tantos jogos tentando ser assustadores com sustos inesperados o trio parada-dura aqui resolveu apelar em uma nova direção. E como podem ter visto... deu certo.

De todas as outras hacks já citadas esta possui algo que poucas tem: conteúdo. Por um bom tempo a comunidade se reuniu pra desvendar os mistérios de uma hack que traz mais perguntas do que respostas, aguçando o sexto sentido do pessoal que adora fazer vídeos de 30 minutos pro Youtube. O jogo tem de tudo, desde música tocando ao contrário até imagem satânica escondida (vai ser preciso abrir no Lunar Magic, se conseguir). Loucura, loucura, loucura!

Se você é do tipo que adora criar teorias conspiratórias essa hack será perfeita.
Recomendo jogar o spin-off pra deixar tudo ainda mais confuso.

ATUALIZADO:
30/10/2023

27/10/2023

Mario's 2 Ways 2 Victory

SMW hack download

O que mais parece um trocadilho bissexual é na verdade o nome da hack de hoje. Mas nem pense que você verá coisas indecentes por aqui (Mario é homem de família, tá pensando o quê?) e sim uma experiência nova e interessante. Se você foi um adolescente antenado nas interwebs em 2010 vai lembrar muito bem de um jogo japonês infernal chamado Touhou, franquia essa que cativou praticamente 1/3 da comunidade internacional de SMWhacking.

Mas o que isso tem á ver com a hack de hoje?
Ora, ora...

Mario's 2 Ways 2 Victory foi produzida em 2010 e lançado em 2012 por CKristina, mais conhecido antigamente na comunidade como Aja. A pessoa não tem muitas hacks prontas além dessa (participou de uma Hackjam anos atrás mas acho que isso não conta) então vamos dar uma olhada no único projeto solo do autor e ver se realmente o autor deu tudo de si ou se a hack morreu na praia.


A história é simples, alguns vão dizer que a premissa é totalmente não-original. Bowser voltou com seus lacaios filhos adotivos atacando o navio em que o trio parada dura do jogo original estava. Navio afundou, Bowser pegou Peach e agora o nosso encanador tem o dever de resgatá-la mais uma vez. Tudo no jogo funciona como no jogo original, nada foi dramaticamente alterado. É uma experiência totalmente baunilha porém com alguns re-skins gráficos.

Mas o esquema criativo não fica só nisso. O jogador pode escolher dois caminhos pra chegar até o desgraçado do Koopa: o mais longo é mais fácil e o mais curto é mais difícil. Sim, essa ideia é quase um reskin da Star Road do jogo original mas seria esse detalhe importante? O mundo especial aqui é bem mais difícil, o que vai testar as habilidades do jogador casual. Eu digo isso porque o "fácil" que o autor se refere, hehe... não é tão barbada como você pensa.

Pra quem não sabe "barbada" significa "fácil demais".
É uma gíria regional... ha-ha... ha. :/


A trilha sonora é um frenesi, a maior coisa de louco. Pra começo de conversa tem castelo com música de filme de terror, os jardins tem música de Superstar Saga e as praias tem música da maior *DIVA* da atualidade. Adivinha quem é? Ela mesmo... Hatsune Miku (pelo menos foi em 2010). O mais louco disso tudo é que as músicas combinam, trazendo a saudade de um tempo mais ingênuo no qual eu me divertia com meus amigos otakus. Que saudades...

Fora isso a aparência gráfica é um tanto... mais da mesma. Não digo isso porque o jogo é baunilha mas porque as cores novas não chamam tanta atenção como hacks hoje em dia (apesar que estas sejam consistentes o jogo inteiro). Boa parte do visual gráfico possuem cores que batem de frente com o original mas quando o autor resolveu arriscar demais acabou errando feio: o casamento entre tons saturados e sombras escuras gera um contraste não tão legal de se ver.

O jogo mal começa e já tem fase de labirinto na água.
Não é brincadeira, não. Tá pensando o que?

Apesar de ser um pouco repetitivo e ás vezes frustante o level design do joguinho é interessante. O autor deixou de lado fases 100% horizontais pra abusar da camera livre, permitindo momentos de loucura e precisão. Se lembram que mencionei Touhou? Então, parece que o autor é um fã da franquia pois o uso em demasia de Bullet Bills e Venus Plant (aquela que cospe) não é brincadeira. E com tanto tiro na mesma tela é claro que vai acontecer lentidão.

E assim como em Gradius, a lentidão mais ajuda do que atrapalha.
Acha que estou mentindo? Já jogou a versão aprimorada com SA-1?

Entretanto a hack sofre de um erro comum que até eu já cometi. Todos nós amamos o Yoshi, certo? Ok... quase todos. Então, aqui é possível jogar montado nele só que ao invés de ajudar ele acaba atrapalhando o jogador. Boa parte das fases não foram planejadas com ele em mente logo será fácil de atirar-lo em um buracão ou deixar atrás de uma porta. E se isso não te convence espere até encontrar um P Balloon.


Switch Blocks são importantes por aqui, apesar de que ás vezes o autor acabe se esquecendo da maneira mais consistente de usar-los. No começo do jogo os blocos tracejados bloqueiam inimigos e direcionam o player para caminhos mais fáceis (ou secretos) mas conforme o jogador avança o jogo fica mais complicado e essa mão amiga acaba desaparecendo lentamente. Eu diria que atrapalham mais do que ajudam.

Outra coisa que eu senti falta (mas achei engraçado) é que o autor só usou checkpoints quando pensou que fosse conveniente. Eles não são consistentes... tem castelo que tem e tem castelo que não tem antes da luta contra o chefe. Fora que fases mais difíceis são um pouco mais extensas do que fases mais fáceis e com essa carência de checkpoint acaba complicando um pouco. Falando em salvar: o jogo salva no mapa após cada torre/castelo.


Acredito que a hack envelheceu bem, mesmo com tantas gafes cometidas. Quero dizer, tirando o fato que o jogo faz de tudo pra te matar (apelando pra spam de inimigos) e que a lentidão só acontece porque nessa época o pessoal se aproveitava de uma feature do ZSNES (o autor até mandou uma configuração em texto) a hack até que é jogável. Não vai ser algo memorável para os dias atuais mas houve uma tentativa criativa por aqui.

Se você for um jogador casual que está acostumado com hacks da Gamma V então certamente vai passar um perrengue. A dificuldade é bem maior do que o jogo original, exigindo reflexos rápidos e precisão aguçada do jogador. Jogadores veteranos (principalmente que buscam um desafio) podem até gostar mesmo que para isso tentem ignorar os elementos que tornam a experiência um pouco mais... frustantes.

Falando em Touhou... alguém aqui pensa que a Mima vai retornar?
Não? Ninguém? Ah, ok... :(

Toby Fox olhou pra isso e teve uma idéia.
Quem sabe... será?

Pontos Positivos:
+ Variação e criatividade pra ser uma hack baunilha.
+ Bastante projéteis pra quem está acostumado com Bullet Hell.

Pontos Negativos:
- Músicas com eco de caverna geram problemas com SFX.
- Dificuldade artificial causa lentidão em algumas fases.

Sugestões:
* As cores de algumas fases poderiam ter uma calibração melhor.
* Switch Blocks poderiam ser usados de forma mais consistente.

----------------------------------------------
Dificuldade:                      
----------------------------------------------
Gráficos:                           
Jogabilidade:                    
Trilha Sonora:                  
Criatividade:                    
----------------------------------------------
Nota final:         
----------------------------------------------
Download: SMWcentral.net

Como toda boa hack de 2010 você vai encontrar muitos espetos e Munchers.
Não é uma experiência memorável mas pode despertar velhas memórias em alguém.

20/10/2023

World Of Illusion

Super Mario World ROMhack

Houve uma época muito louca que Kaizo era pecado. O povo da comunidade associava esse estilo com algo feito nas coxas, tão ruim como Chaos CompleXX (ao ponto que era proibido mandar pra moderação). Não que fosse realmente ruim, mas essa categoria de dificuldade não estava pronta o suficiente pra atrair tanta gente como se viu depois de 2018. A sacanagem começa quando pessoas misturavam as bolas, confundido dificuldade extrema com algo injusto.

Hoje temos em nossa mesa uma análise de uma dessas hacks que passou despercebido e só sobreviveu ao tempo porque a moderação da SMWC teve a dignidade de aceitar na época. Jogada por "muitos" e comentada por poucos hoje eu decifro (por conta própria) se brincar de Túnel do Tempo tem lá seus espinhos.


Produzida em 2008 pelo mesmo autor da demo de Azure Chaotic temos aqui hoje World of Illusion, uma hack que promete fortes emoções para aqueles que tem receio do inevitável. Segundo a descrição oficial, o autor queria compartilhar essa hack completa para ter certeza se o level design dele estava bom o suficiente. Porém este fato se contradiz uma vez que você começa a ler as mensagens dentro do game preparando o jogador pra uma dificuldade além do injusto. Como se não bastasse o autor ainda provoca o jogador (estilo IWBTG) pedindo pra arregar.

Mais do que isso, o jogo é uma roleta-russa. Se você ignorar a abrupta dificuldade da segunda fase (muita gente quitou ali, eu aposto) eu diria 1/3 das mecânicas são boas o suficiente para serem re-utilizadas em hacks modernas. Quebra-cabeças com ON/OFF, blocos que ficam sólidos com Ex-animation e chefes baunilha com HP maior são bons exemplos das idéias do projeto. Agora o que não falta são idéias tão ruins que infelizmente ficaram para trás. Quer um exemplo? Imagine uma fase apertada com espinhos com Auto-scroll fast.


Graficamente é uma hack baunilha com bastante edições, tanto nas cores como nos gráficos. Algumas fases possuem cores questionáveis (como a imagem abaixo) mas outras possuem uma vibe bacana (como o quarto frame da imagem acima), eu gostei. As músicas são as mesmas do jogo original logo não é um detalhe importante. Importante é lembrar que a jogabilidade é... bom, não foi feita para corações fracos.

Primeiro vamos deixar claro que todas as minhas análises que faço para Nintendo Purple são puras, isto é, sem uso de savestate/rewind/insira uma trapaça aqui. Mas quando eu me deparei com a dificuldade da hack eu fui obrigado á criar uma exceção. Ainda se naquela época existisse Retry Patch pra aliviar o chute no saco que o jogo te dá cada vez que você morre por um desafio injusto que ele mesmo criou, mas não... parece mais um teste de paciência do que um jogo.

Bem... o autor avisou o jogador no começo que ia ser barra pesada.
Mas mesmo assim... poxa! :(


Sem querer ofender o autor da hack mas a minha experiência foi a pior possível e mesmo que eu entenda que exista pessoas que adoram dificuldade em games não consigo recomendar esta hack. Primeiro que a dificuldade aqui não é real, eu diria... 4/5 da hack é puro cheap. Apesar de ser curta (34 saídas, vejam só) parece que dura uma eternidade, principalmente se você não tem a paciência ou a habilidade necessária pra engolir o que o autor colocou na mesa.

Eu imagino que se você for alguém que busca um desafio hardcore (mesmo que seja injusto, porque são todos sadistas) então gastar mais do que 10 horas nisso aqui será um prazer. Agora se você for um jogador com sanidade e apenas quer se divertir... recomendo passar longe disso. Você pode até jogar por alguns minutos pra ver como é mas caso você não se divirta eu tenho certeza que nunca mais vai querer chegar perto disso aqui. Sinceramente? Não está perdendo nada.

Que péssima hora pra uma gauntlet...

Pontos Positivos:
+ Metade das idéias são interessantes.
+ O autor se arriscou com as cores de algumas fases.
+ Perfeito pra gravar seu amigo passando raiva.

Pontos Negativos:
- A hack é injusta propositalmente e ainda zomba do jogador.
- Dificuldade inspirada na visão distorcida de Kaizo da época (injusto = engraçado).
- Envelheceu tão mal quanto maracujá de gaveta.

Sugestões:
* Sem comentários...

----------------------------------------------
Dificuldade:                      
----------------------------------------------
Gráficos:                           
Jogabilidade:                    
Trilha Sonora:                  
Criatividade:                    
----------------------------------------------
Nota final:         
----------------------------------------------
Download: SMWcentral.net

Definitivamente uma experiência que você jamais irá esquecer.
Sempre bom viajar no tempo através de hacks antigas e agradecer pelo que temos hoje.

13/10/2023

Tsunami Island

Era uma vez a quase dez anos atrás acontecia o grande wipe da SMWC. Após passarem poder demais para os membros comuns alguém bancou o engraçadinho e deletou todas as hacks arquivadas (agora você sabe porque não deletam mesmo que o autor queira). Após esse choque o pessoal foi aos poucos voltando a mandar hack para lá, principalmente hacks do tempo do Brutal Mario. Mas não é sobre esse incidente que venho falar hoje e sim, de uma certa hack.

Tsunami Island é um projeto baunilha desenvolvido por Prometheus em meados de 2008, alcançando certa fama por ser a primeira hack á ser publicada na SMWcentral após o incidente já mencionado. A análise de hoje dá pontapé inicial para uma série de análises de hacks antigas a fim de avaliar a evolução histórica da comunidade.


A premissa da hack produzida em 2008 é bastante simples: o jogador controla Mario em mais uma aventura baunilha* por 8 fases super longas. Para a nossa alegria as fases são variadas e em nenhum momento Mario ficará parado. O jogador pelo caminho vai entrar em um cano e sair pelo outro, com um tema cada vez mais aleatório (imagine entrar em uma caverna e sair no céu). Cuidado redobrado em lugares apertados, dano é inevitável.

*Baunilha é o termo que a comunidade modder se refere ao jogo original sem qualquer modificação extrema. No máximo apenas layouts e cores são editados.

Uma das coisas que eu achei interessante no level design é que o autor pensou em caminhos de acordo da habilidade do jogador. Vamos supor que você viu um pedaço da fase e arriscou um shelljump... adivinha o que acontece? Dali em diante você enfrenta uma rota tão infame que faria youtubers darem rage de mentira pra ganhar dinheiro. Trechos apertados com munchers e danos imprevisíveis (quem mandou ser o bonzão) fazem uma alusão ao clássico Kaizo Mario.


Se você é alguém que curte um mistério ou sair atrás de poder pra conseguir avançar no jogo (sim, estou olhando pra você, Zelda) então você vai curtir as ladainhas que o autor deixou na hack dele... ou não. Quero dizer, os segredos foram tão bem guardados que ele foi obrigado á deixar um arquivo de texto com um detonado da própria hack. Eu diria que um terço dos segredos é intuitivo mas tem coisa que desmotiva o jogador (principalmente as saídas secretas).

E isso que não mencionei o lance, o pega-ratão do castelo final. Mario precisa ativar os 4 blocos tracejados ao longo da aventura pra abrir caminho para o trono real do Bowser. "Ah Morganah, mas eu não gosto de sair atrás de botão colorido, só quero zerar a hack e pronto". Perfeito, entendo perfeitamente... mas aqui o "objetivo opcional" é obrigatória: não ativou os blocos, não zera o game. Pelo menos o trecho do castelo vai mudando conforme você ativa os blocos.

"Me contaram que você gosta de Kaizo Mario 1."

Infelizmente Tsunami Island não obteve o mesmo sucesso de Return To Dinosaur Land. Ambas hacks apresentam uma premissa baunilha similar (estender a experiência original) mas a nossa velha amiga aqui acabou sofrendo com excesso de idéias e uma execução até que confusa. Tem muita coisa acontecendo ao ponto que o jogador não sabe se leva á sério ou se continua jogando seriamente, principalmente para encontrar segredos.

É muito difícil recomendar essa hack para alguém se não for pelo fato que ela sobreviveu o grande wipe. Ela é criativa e o autor deu o sangue por ela mas a execução de suas idéias acabam se tornando nada mais do que decente. Se você for um speedrunner ou apenas curte mistérios então ela será um prato cheio... agora o resto quem sabe vai preferir jogar outra coisa (e de preferência, chocolate).


Pontos Positivos:
+ A primeira hack a ser lançada após o grande wipe da SMWC.
+ Premissa de fases longas e variadas agrada por ser uma hack baunilha.
+ Segredos estão escondidos á sete chaves.

Pontos Negativos:
- Dicas são conhecimento comum pra quem zerou o original.
- Level design é interessante, mas desengonçado.
- Segredos estão escondidos á sete chaves.

Sugestões:
* Redução de trechos claustrofóbicos seria ótimo.

----------------------------------------------
Dificuldade:                      
----------------------------------------------
Gráficos:                           
Jogabilidade:                    
Trilha Sonora:                  
Criatividade:                    
----------------------------------------------
Nota final:         
----------------------------------------------
Download: SMWcentral.net

Uma hack clássica e decente que desperta a curiosidade de muitos pela sua posição, mas que após meia hora percebe-se uma ausência de tempero graças ao baunilha. Infelizmente hoje em dia ninguém mais aguenta baunilha puro.

07/10/2023

Super Mario Starlight

Title screen da SMW hack

Existem muitas hacks na comunidade... umas delas são fáceis, outras são difíceis. Algumas delas são a mesma coisa de sempre, com um plot menos original do que um jogo da Nintendo... mas outras, meu amigo, são gemas preciosas á serem descobertas. Você vê: a muito tempo atrás o pessoal tinha um apego enorme em hacks com história e personagens originais. Tanto é que alguns clássicos envelheceram bem ao ponto de nem precisarem de remake.

Mas chega de papo: está na hora de voltar ao presente.
E se engane quem pensa que a hack de hoje não é espacial.
 
Cutscene do projeto

Super Mario Starlight é o mais novo projeto produzido por Hendog30. Se você é um daqueles que compartilha um amor pelas estrelas então esta hack curta irá despertar a sua atenção com um tema espacial. Seu objetivo aqui como herói é fazer um favorzinho á um Toad amigo, visitando diversos lugares em busca de fragmentos cósmicos (ehem... Yoshi Coins). Á princípio o sujeito quer apenas reconstruir uma estátua retro do nosso herói mas a história esconde algo á mais...

Quais são seus reais motivos? Será ele o vilão? Onde vivem, como se alimentam?
Até porque se eu contar vai perder a graça, não é mesmo?

Mas agora vem a melhor parte do jogo que é a proposta da gameplay. Se lembram de caçar estrelas pra abrir portas no bom e velho Mario 64? Pois bem, aqui é praticamente a mesma coisa. Mario inicia em um HUB com vários canos e blocos que impedem seu progresso caso não tenha Yoshi Coins o suficiente. Cada porta leva pra uma fase bem linear, mas com um level design que vai provocar seus reflexos, só pra testar se o jogador está dormindo ou não.


O autor pensou em tudo, tanto na jogabilidade das fases como no HUB. Pensa que vai ficar perdido procurando porta? Nah, meu amigo, aqui a fase principal possui milhares de segredos e mini-games para você caçar as Yoshi Coins mais fáceis (ou seriam, as mais difíceis?) do jogo. Você vai se deparar com experimentos que deram errado, caminhos falsos em paredes e salas que precisam de uma senha secreta pra serem acessadas. Mas calme-se, a senha está na própria fase.

Além disso, temos salas especiais como Fliperama do Phanto (se você vencer o game recebe uma Yoshi Coin) e o barzinho do Crobat (The Hangover-verse confirmado?) que te dá poderes mais fortes de graça em troca de uns tragos e confissões amorosas. Claro, não podemos nos esquecer do Shy Guy que manja dos mapas: ele te mostra o Layout da área em que você está e que moedas pegou. Que capricho, minha gente! Faz tempos que não jogo algo assim.

Apesar do jogo ter 30 Yoshi Coins á serem coletadas é possível zerar com o mínimo que é 15.
Finalmente alguém jogou Mario 64 e entendeu como o sistema das estrelas funciona.

Mario bebendo cerveja em um bar
"Manda mais uma, Seu Jorge... o nome dela é Valdemar."

Se você pensa que só porque o jogo é linear que as fases seram fáceis está enganado, meu amigo: aqui o bicho vai pegar. O autor do projeto usou tudo que tinha á seu favor da maneira mais criativa possível, gerando momentos inesquecíveis. Apesar da hack não ter chefe (quero dizer, ela TEM mas a batalha não é como se imagina...) o jogador vai interagir com vários sprites e mecânicas curiosas, tanto dentro das fases como no próprio HUB.

Sua apresentação gráfica, entretanto, mistura gráficos originais com outros já conhecidos pela comunidade. Não é de hoje que um visual inspirado em uma certa hack seja novidade, mas preferências são preferências (pessoalmente não acho grande coisa, gosto mais de gráficos ripados de outros jogos, mas... eh). Eu entendo perfeitamente que o autor procurou não se arriscar tanto, buscando manter uma essência mais Mario Maker, mas senti ausência de variedade no começo.

Em outras palavras é como se o jogador entrasse e saísse da mesma fase sempre. 
O layout pode até mudar, mas o ambiente custa a sair dos trilhos, entende?
 

Infelizmente a trilha sonora não é grande coisa. Ela é legal, mas parece uma banda de garagem lançando um Ep que deu certo (é minha percepção como ouvinte, eu não sei teoria musical o suficiente pra dar dicas melhores). Entretanto, o autor acertou em cheio em algumas delas. A música utilizada nos créditos e a outra durante um certo momento são bonitas. As fases de suspense também são imersivas, não tenho o que reclamar.

Eu acredito que essa hack vai agradar tanto o público que busca idéias malucas no SMW como aqueles que fogem de Kaizo, mas ainda sim querem mais do que só gameplay: eles querem algo tradicional, com um enredo e personagens originais. Obviamente os personagens parecem OC de Super Mario mas tudo isso continua sendo uma manifestação da criatividade do autor. Por ser curta a gameplay é um pouco mais focada em ação/reflexo, mas a diversão não fica só nisso.

Super Mario Starlight é um projeto que me surpreendeu.
Quem sabe a comunidade não aposta em mais projetos criativos como esse no futuro, eh?

Screenshot assustadora de SMW hack
Encerramos por aqui com um momento creepypasta.
Porque toda hack tradicional merece um rio de sangue (adoro).

Pontos Positivos:
+ Level design variado, desafiando reflexos do jogador.
+ Uma experiência curta, mas bem criativa.
+ Lore.

Pontos Negativos:
- Impossível usar start+select, obrigando o jogador a vencer ou morrer.
- Soundtrack pode não agradar alguns públicos.

Sugestões:
* Fases poderiam ter um tema mais variado.

----------------------------------------------
Dificuldade:                      
----------------------------------------------
Gráficos:                           
Jogabilidade:                    
Trilha Sonora:                  
Criatividade:                    
----------------------------------------------
Nota final:         
----------------------------------------------
Download: SMWcentral.net

Um projeto super criativo, com certeza o jogador ficará surpreso com o que verá.
Poderia ter uma apresentação melhor mas o que vale é o conteúdo. Genial.