Mario's Ruined Seclusion

Imagem
Se existe um detalhe bobinho para o pessoal mais novato não querer cair de cabeça no mundo do SMWhacking é o medo de achar que todas hacks são iguais. E quando digo iguais me refiro ao receio de baixar uma hack bonita mas com uma dificuldade extrema ao ponto de acharem que é kaizo . Por essas e outras esse pessoal acaba ou jogando as hacks da Gamma V ou se divertindo com o jogo original. Selo purista de qualidade, meus amigos! Se você faz parte desse grupo não tenha mais medo. A resenha de hoje é de uma hack produzida e compartilhada pelo até então BlueSheep123 . O cidadão está á quase 10 anos na comunidade e só lançou esse jogo? Que coisa, minha gente. Seria possível uma hack ser bonita e ao mesmo tempo divertida? Seria possível expandir a qualidade Nintendo original? É o que veremos agora. Como podem ter percebido na imagem acima o autor não precisou pensar muito para que a aventura se tornasse real. Basicamente tava tudo normal quando Peach desaparece e aí você já viu. Mario agor

Dr. Mario World Redrawn


Piada de médico era a coisa mais imprópria e previsível que você poderia contar em um encontro com os amigos. Tinha aquela que o professor legista colocava o dedo errado no cadáver e aquela outra que o Joãozinho foi brincar de médico mas não fazia nada porque o hospital dele era público. Hoje em dia pode até ser considerado impróprio mas pra quem cresceu em uma época em que internet era inacessível ou irrelevante tudo isso fazia parte de um cotidiano que vai deixar saudades. Falando nisso... vocês sabiam que eu ganhei um livro de piadas do Ary Toledo quando tinha 10 anos? XD

A resenha de hoje é um remake.
Para ler sobre a versão original clique bem aqui.


Começamos a resenha afirmando que tanto a história como o enredo continuam a mesma coisa. Para a nossa alegria o autor inseriu dois sistemas de cinemáticas (o famoso filme que muita gente ignora) explicando os momentos mais importantes do jogo... apesar de que apenas um deles causa um impacto visual mais positivo. Temos agora a presença da Enfermeira Peach (lembram que mencionei sua ausência na versão original?) e uma surpresa: Wario surge com más intenções, se juntando nessa aventura para lá de doente. O autor só se esqueceu de dizer qual botão avança mas sempre é B.

Isso significa que o autor se aproveitou do sistema novo de dois jogadores para que você pudesse escolher entre o clone do Dr. Amigo e o picareta que come alho. Enquanto Wario consegue fazer o seu famoso Dash apertando R o nosso herói consegue disparar bolas de fogo. Como já é de se imaginar as bolas de fogo são na verdade remédios e não é mais preciso comer uma Fireflower para destravar o poder. Entretanto é preciso ficar de olho no contador de pílulas: esse contador serve como munição e tempero para a nossa aventura.

Isso é o mapa, minha gente!
Dr. Amigo ao resgate.

Ao contrário dos mapas crus e selvagens da versão original temos uma nova apresentação totalmente criativa dos mapas do jogo. Como é possível ver na imagem anterior Dr.Mario controla o desfecho da sua aventura através de um histórico médico. Ao invés de nomes de pacientes temos aqui o nome das fases, cada uma delas informando a presença de saídas secretas. O que o autor deixou na mão foi o ícone que indica que fase você está. É uma mão, eu sei, mas ela pisca bastante (até parece que tem gráfico faltando na animação). Fica um pouco difícil adivinhar quando mudar de pagina.

Os nomes continuam os mesmos e a sua possível ordem de fases também. No momento em que o jogador joga avá! a primeira fase dar pra ver que a HUD continua a mesma coisa mas com gráficos mais charmosos. Infelizmente o autor não conseguiu consertar o bug da prioridade da Reserve Box o que leva a crer pra época que o patch No More Sprite Limits foi inserido no projeto.


Em comparação com a versão original temos aqui uma melhoria bem vinda: as antigas Farmácias agora realmente se parecem com uma loja. Para comprar um poder basta acertar o bloco correspondente que arrancará algumas vidas suas. Para a minha surpresa agora é possível salvar o jogo nestes locais, deixando de lado a ideia de salvar o jogo apenas quando você cura um paciente. E por falar em poder a famosa estrelinha chamada Starman foi trocada por uma Ultra Mega Vitamina. Não se engane com esse nome pois você basicamente se transforma no Metal Mario.

E como falar em médico sem doença? O autor melhorou (e muito) fases temáticas importantes como visitar as casas dos Toads doentes e a manifestação do vírus. Os habitantes continuam os mesmos porém suas casas agora escondem poderes, caso precise. Já dentro do corpo de seus pacientes temos um novo set de gráficos e o belo reskin dos inimigos, agora usando gráficos que realmente lembram os inimigos do Dr.Mario. A batalha contra os chefes recebeu uma atenção maior, ressaltando a importância deste momento ao joguinho.

Agora sim!
Isso sim que é uma Boss Battle!

Para aqueles que gostaram da trilha sonora original... más notícias. O autor aproveitou essa ideia de refazer a sua preciosa hack e trocou praticamente todas as músicas. A nova trilha sonora possui alguns sucessos de Paper Mario e Mario Party. A parte negativa disso tudo é que o autor insistiu nesse papinho de repetir a mesma música quatro vezes seguidas. Tudo bem, eu entendo que ele quis passar uma vibe similar aos jogos do bigodudo (que existe uma música pra cada tipo de fase) mas devido a qualidade do port chega um momento em que seus ouvidos pedem arrego.

Entretanto o som engraçado de disparar pílulas continua.
Cara, aquilo ficou muito bom.

Fora alguns deslizes em relação aos sprites novos inseridos o jogo até que consegue entreter o jogador. O nível de frustração diminuiu bastante mas isso não significa que é possível zerar a hack em meia hora. Algumas fases vão se tornar uma dor de cabeça exigindo paciência e bastante vidas acumuladas... como é o caso da SICKNESS SOURCE. Imagine que o jogo te manda nadar em um lugar apertado cheio de inimigos que exigem que você espere mas como a água é tóxica e o Timer é rápido o desespero pra encontrar oxigênio bate á porta. Haja coração, meus amigos!


O apelo visual melhorou MUITO em relação á versão antiga da hack. Se antes o jogador devia contemplar uma mistura satânica de baunilha com fotorrealismo 16-bit agora o jogo mantém certa consistência com seus gráficos redesenhados. Eu sei que alguns de vocês devem achar um saco desse estilo mas vai por mim... é melhor do que nada. O que não ficou tão bom assim é o fato que o autor tentou criar cores novas para algumas fases. O exemplo mais engraçado que posso mencionar é aquela fase com Birdos onde o chão é verde e o céu ficou amarelo. Obrigado por lembrar do meu país, Link!

O autor conseguiu corrigir aquele erro de não indicar coisas óbvias. Por exemplo... na versão antiga não era possível saber quando o Koopa voltaria ao estado normal. Bullet Bills eram silenciosas e aquela mão do Mickey Mouse que lançava Torpedo Ted's foi apagada. Isso tudo foi corrigido. Entretanto algumas animações não ficaram tão boas (como é o caso do protagonista). Se você for criativo o suficiente dá pra imaginar o pobre coitado caminhando como se o pé dele tivesse quebrado ou algo do tipo. Aliás em raros momentos o jogo trava em uma tela preta caso você morra. Estranho.

Ué, ué, ué, ué!
Cade o Bonus Game que estava aqui?

Logo no começo do jogo é possível escolher entre dois personagens: Dr.Mario e Wario. Daí eu me perguntei "Será que alguma coisa fica diferente se eu jogar com o Wario?" e adivinhe: sim... mas nem tanto. Wario possui um poder que praticamente não serve pra nada, fora matar inimigos fracos por puro capricho. Algumas fases possuem dois caminhos, um deles para cada personagem. Até mesmo certos chefes se tornam diferentes (Wario por exemplo enfrenta palhaços) tudo graças á entradas acessadas através de blocos com M ou W. Clássico mas funcional apesar de que o Replay Value não é tão alto quanto se imagina.

Mas como toda boa história precisa de uma reviravolta o jogo aqui fica de ponta cabeça após o capítulo 5. Pra você ter noção nossos heróis ficam presos em uma caverna na qual eles não poderão sair sem derrotar um clone do cientista que criou a pandemia. Você quer voltar pra salvar? Que pena, meu amigo, vai ter que passar desse capítulo na base da habilidade sem morrer. Caso consiga não só a história continua como será possível retornar aos capítulos anteriores tranquilamente. Como já é de se imaginar Wario enlouquece e tenta enfrentar Dr.Mario mas o seu destino se torna um mistério.


O último capítulo acabou se tornando o que mais me consumiu tempo. Parece que o autor estudou direitinho o que jogos de NES faziam pra atormentar o jogador (pelo menos aqui é possível salvar). OMEGA LABS 1 o jogador deve coletar quatro Yoshi Coins em quatro salas estilo Lost Levels sem morrer. OMEGA LABS 2 o jogador precisa desbravar uma Boss Rush com arenas que elevam artificialmente a dificuldade. OMEGA LABS 3 o jogador escala um prédio só pra enfrentar uma sombra que mais parece o Mario. Se o jogador superar todos estes desafios ainda resta a última fase: enfrentar o chefão final.

Mas quem é o capeta? Um palhaço.
Isso mesmo, meus amigos. Aquele inimigo do Wario.

Primeiro que apesar de tudo não imaginaria enfrentar uma versão miniatura daquele cara. Depois que a batalha em si possui dois segmentos e diga-se de passagem como é frustante enfrentar o palhaço o jogador precisa tem que sobreviver ao super Metal Vírus. Até o jogador perceber o que tem que fazer contra um demônio imortal já perdeu algumas vidas. Por falar nisso... eu não sei se é defeito mas após entrar no capítulo final Dr.Mario não perde mais vidas. Uma bela oportunidade pra achar algum Live Farm e gastar tudo na última farmácia (que não salva progresso).


Pra quem jogou a versão original (que está longe demais pra ser recomendado pra alguém) eu diria que o remake é bem melhor. Entretanto o autor ainda cometeu alguns erros que é normal de acontecer quando se investe em sprites programados por outras pessoas. As batalhas são difíceis mas apenas a última delas se torna frustante. Em alguns momentos (eu diria uns cinco) o desafio eleva repentinamente testando as habilidades e a paciência do jogador. Se toda essa aventura foi gratificante? Não sei ao certo dizer, mas que foi uma evolução isso foi.

Eu gosto de dizer que um bom jogo é aquele que além de entreter faz o jogador ter gosto de jogar tudo novamente. No meu caso eu não quero voltar tão cedo a enxergar esta hack. Agora... se você realmente gostou da primeira versão então esta versão será um belo presente. Apresentação ótima, músicas legais e uma consistência gráfica marcante. Jogadores tradicionais vão ter uma experiencia mista com sua variável de acordo com as habilidades. Infelizmente eu consigo ver alguns usando savestate. Até porque é mais fácil ter uma garantia, não é?

Dr. Mario com raiva olhando pra você
Quando o cartão bloqueia no procedimento cirúrgico.
Qual é! Não é a coisa mais original que alguém já disse na internet.

Pontos Positivos:
+ Agora o enredo faz mais sentido com as cinemáticas.
+ Capricho total em fases temáticas dos vírus.
+ É possível jogar com Wario.
+ As farmácias agora salvam seu progresso.

Pontos Negativos:
- Mesmo sendo um remake não melhorou tanto.
- Dificuldade inconsistente devido á obstáculos apertados.

Sugestões:
* Seria bom não repetir tanto as mesmas músicas.

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Dificuldade:                      
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Gráficos:                           
Jogabilidade:                    
Trilha Sonora:                  
Criatividade:                    
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Nota final:         
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Download: SMWcentral.net

Pode não ser a melhor hack do mundo mas conseguiu limpar o nome.
Estrela bônus porque dá pra jogar com o Wario.

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